"As minhas palavras têm memórias ____________das palavras com que me penso, e é sempre tenso _________o momento do mistério inquietante de me escrever"
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
PASSAGEM DE OLHOS PELOS JORNAIS...
Torna-se cada vez mais doloroso ,este exercício diário...Fico angustiada a pensar em nós...na Grécia...na Europa , velho continente, sempre mais caduco...sempre mais dividido.
Como todo o Mundo sabe, PAPANDREOU, primeiro ministro do país com uma das civilizações mais antigas do universo, convocou um referendo para que os gregos digam ,de uma vez por todas, se aceitam mais imposições de miséria ou se, simplesmente, querem abandonar o EURO.Mas, pensando bem, a Grécia que sempre quis aderir à UE(união europeia), mesmo sabendo que tinha as contas dos seus Orçamentos todas ocultas, sem que alguém suspeitasse do estado miserável das suas Finanças,lá entrou e até já recebeu muitos milhóes de Euros para se equilibrar.O caso é simples de se pôr, aparentemente...Por que é que os gregos receberam esse dinheiro, que é de todos nós, ANTES de anunciar o referendo?Tudo isto parece uma "punhalada pelas costas" dos parceiros europeus, uma falta de dignidade de um governo desacreditado e incapaz, uma traição desta gente para com quem, ainda há uma semana declarou ir continuar a ajudá-los...Mau prenúncio para nós, portugueses?
É que, pensando bem, a Grécia foge porque já não tem dinheiro para roubar das contas dos pobres! Há gente a procurar sobreviver, deitada na rua, ao relento e procurando comida nos caixotes do lixo! Se bem nos debruçarmos sobre a situação portuguesa...Há anos que sabemos de gente que procura restos nos caixotes do lixo...há gente na miséria, como não se via há décadas, há ricos que não pagam impostos e estão cada vez mais "gordos", há gente que vive sem viver, sem direito à saúde , à segurança interna, à educação, aos cuidados médicos, porque "os cortes" na despesa são cada vez mais...
A Democracia deixou de interessar aos péssimos políticos que temos...não só nós, mas todo o espaço europeu!Como a política grega, a cair aos bocados, está também a portuguesa!A anarquia prepara-se para reinar; à Grécia, espera-a a bancarrota, o cancelamento da ajuda externa, a falta de dinheiro para pagar salários e pensões...enfim, um suicídio em massa!
A zona Euro está à beira do caos!Os Bancos e as Bolsas reflectem já as piores consequências!
Penso , em PORTUGAL, que tem que haver limites ao que os governos grego e português estão a exigir ao povo que já não vive...vai sobrevivendo com a ajuda de instituições de caridade que, elas próprias, já não dão vazão a tanta miséria!
Tempos negros, amigos, os que estamos a viver. Só nos faltava aquela "saída" do secretário de estado, um que tem emprego garantido no actual governo ,agora, e que o terá numa qualquer empresa, depois...A de dizer que é melhor os portugueses começarem a emigrar porque não é vergonha nenhuma e podem dar bom nome ao nosso país...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Maria, compreendo sua indignação. Era essa a indignação que tínhamos por aqui.
ResponderEliminarEm função de alguma sorte e da crise mundial estamos um pouco melhor agora, mas torcemos para que não entornemos a bacia, pois estamos de certa forma sustentando o mundo neste momento. Os emergentes estão dando a sua contribuição para que o caos não se instale por completo...
Grande abraço!
Profex: obrigada por sua visita e por suas palavras de alento.
ResponderEliminarBeijo de Mª ELISA