domingo, 13 de março de 2011

POEMA: TOCCATA E FUGA...

foto google



(POEMA: TOCCATA E FUGA…


Falam os ares atormentados, de Saudade,
engolindo ,em seco, lapsos de felicidade.
Alma ferida chora Horas em que o Momento não vem…
E repica o sino do lamento!

Eu era a música delicada com sabor de pele macia,
que se oferecia…

Mas os ares mudavam de direcção
e a minha desilusão crescia
roubando-me a natural harmonia…

(Parecia que uma fanfarra triste e assíntona se calou, dentro de mim!
Não saíam notas melodiosas de dentro da dor, sem fim…
Meu ego adormecido arredou a Alma…tecido de que sou feita…
Refeita…desfeita…numa solidão assim! -calada, dentro de mim…

Montanhas de desalento, atravessadas pelo Vento cortante,
queixam-se dessas rajadas de ar arrogante!
Tal tu, quando deixaste que um amor pujante
se desfizesse em pó de ar distante…

Musgos e líquenes,
Fetos, urzes e abetos, esperam ver-me sorrir,
Para voltarem a florir, na natural força do Renascer!

O rio, que tão contente, desliza entre colinas,
Canta, chorando, a corrente fugidia,
Dentro de margens definidas…
Lento cantar …que o leva para o Mar!

E eu, lama incandescente de um vulcão
Sobre as colinas da Ilusão,
Escorro, perenemente, para o Sonho de um abrigo!

Sonho desfeito nas areias de um deserto espiritual…

Piam mochos, nas nocturnas desgarradas do brilho das estrelas…
Ainda apagadas.
Descansa a luz dos raios de luar, habituada a um constante viajar…

Tudo Sinto…Tudo vejo…Tudo vivo…
…mas não ESTOU aqui, COMIGO!

O brilho dos meus olhos mora nas alamedas
que percorro sozinha
sem ter uma mão na minha…
A lembrança do amor…arrebata-me,
tal a torrente impetuosa dos Sonhos em que sumimos!

O semblante de qualquer ser-amado é como o da Terra-mãe…
…lemos nele o que desejamos ler…
E eu li-me em ti…pedaço absurdo da Verdade da Vida!
Presunção de enamorada
namorada da cantiga mais apetecida…

Nunca estarás de Chegada…
Dei-te ordem de Partida!

Mas viajo, encantada, pela rota da Esperança
Que é a crença na Vida!

É então que componho a minha Sonata!
Dedilho folhas de verdes ramos…
TOCCATA e FUGA!
Saem acordes divinos dos botões em flor
que germinam com o amor de meus dedos a acariciar
sua pele macia ,em acto de louvor!

Eu, pedaço da Natureza em acordes musicais,
sobrenaturais,
toco a música preferida…esta…a da Vida,
que se vê e que se sente
em quem não engana ou Mente!

4 comentários:

  1. "Tudo Sinto…Tudo vejo…Tudo vivo…
    …mas não ESTOU aqui, COMIGO!"

    Simplesmente lindo este poema.

    Beijinho meu.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, meu querido amigo!
    BEIJINHO
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  3. Belo e musical, poema, Maria. Muitas vezes a música se cala em nós... e outras tantas se faz ouvir mais alta! :) Boa semana.

    ResponderEliminar
  4. O ÁRABE, amigo querido: que saudades de te "ouvir"...
    Obrigada pelas tuas doces palavras sobre o poema!
    Beijo
    Mª ELISA

    ResponderEliminar