terça-feira, 15 de março de 2011


fotos google



LITERATURA PORTUGUESA: O ROMANTISMO


“ E se adormecesses? e se, no teu sono, sonhasses? E se, nesse sonho, subisses ao céu e ali colhesses uma estranha e bela flor? e se, ao acordares, tivesses na mão essa bela flor? ah…como seria, então?!...”
Esta é uma frase do poeta inglês S. Coleridge a tentar definir o que sentia, em relação a esta corrente literária do século XIX, da LITERATURA EUROPEIA.
É impossível a um professor de PORTUGUÊS, falar do Romantismo no seu país, sem preparar o leitor com visões globais do tema, que abrangem, logicamente, outros países da Europa, pelo menos. Assim sendo, antes de tocar as obras de Alexandre Herculano e de Almeida Garrett, vou “passear” pelo tema, generalisticamente.
A ideia de Romantismo está ligada a uma tentativa de poetas e autores dos últimos anos do século XVIII, de voltarem as costas, definitivamente, aos modelos da Literatura Clássica, velha de 300 anos, quase, inspirando-se, não na Natureza de HORÁCIO (clássico da Antiguidade), mas na Natureza”viva”, tal qual a viam e sentiam.
(Um aparte: ler “EURICO, o PRESBÍTERO”, de ALEXANDRE HERCULANO (A.H), é disso a prova!)
Continuando: o sentimento novo passa, desde o século em questão, a marcar a poesia e os escritos de consagrados autores, substituindo as temáticas e as estruturas, gramaticais, inclusive e sobretudo! dos gregos e romanos, tidas, até então, como as mais puras, correctas e verdadeiras.
A revolução literária deixa-se arrastar pela paixão por temas populares, exóticos e medievais, pelo extremo amor à LIBERDADE, pela supremacia do “EU” como medida do Universo, pelo fascínio da MORTE, dos abismos, do NADA (ver sonetos de BOCAGE, pré-romântico) …Itália, França, Alemanha e Portugal perdem-se de amores pela nova estética literária, que, com o tempo alastra a toda a Europa e a grande parte do mundo das Letras, de então.Na Alemanha, Goethe arrebata com “WERTHER”; os irmãos Schlegel, Heine, Kleiss, Hoffmann e Hardenber perdem-se pelos caminhos da Noite, da morte libertadora, do NADA…
Em Inglaterra, onde estiveram exilados Herculano e Garrett, a efervescência dos novos motivos literários surge com Tkompson, Coleridge,Young, Wordsworth, Walter scott, Byron, etc, escreveram textos ,que inda hoje lemos, sobre misticismo, lendas, fantasmas, o fascínio da noite, os segredos mórbidos e tétricos das pedras de castelos abandonados ,no meio de montanhas e florestas, íngremes e misteriosas…Na França, poesias de Madame de STAEL, de Chateaubriand( “Le genie du Christianisme), Lamartine, Alfred de Musset, Theofile Gautier…
Poucos se lembrarão destes autores…mas quem nunca ouviu falar de VICTOR HUGO…”NOTRE DAME DE PARIS”?
Pois bem: “entremos” nesta matéria, pelas “portas” portuguesas!
A situação criada pelas Lutas Liberais, entre miguelistas e liberais, estes adeptos de D.Pedro, mais tarde Imperador do BRASIL, iria ser o “motor de arranque” da implantação do Romantismo, em PORTUGAL, pelos pensamento e escrita de Almeida Garrett e A.H., exilados em França e Inglaterra, de onde vêm enriquecidos, enriquecer as nossas letras.


NOTA: PARTE I
ESTE TEXTO NÃO RESPEITA AS REGRAS DO ACORDO ORTOGRÁFICO!
MARIA ELISA RODRIGUES RIBEIRO
Mealhada, 14 de MARÇO de 2011

6 comentários:

  1. Minha querida Maria

    Hoje passando apenas para oferecer o meu selinho de 500 seguidores, feito com o vosso carinho e amizade.

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  2. Minha querida SONHADORA: obrigada e parabens!
    Beijinhos
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  3. Nem Romeu,
    Nem Shakespeare.
    Às vezes, Adão e Eva cósmicos...
    Gosto da poesia imprecisa,
    Confusa, para um tempo em confusão.
    A poesia jogadora,
    Consciente,
    De uma história preliminar.

    Bjs
    Tácito

    ResponderEliminar
  4. Minha Querida
    Deliciei-me com esta "aula" sobre o Romantismo!
    Achei interessante e necessário localizá-lo no tempo e no espaço e entrar então depois, pela mão dos nossos "românticos"! Tambem eles vieram da europa embuídos desta paixão que, lá fora já fervilhava há muito! É a época que eu mais gosto e não só na Literatura!
    Virei buscar o "sumário" da próxima "aula" e com muito prazer...isso, já sabes!
    Beijocas
    Graça

    ResponderEliminar
  5. Tácito: eu gosto de toda a LITERATURA! Tive que ser especialista ,em tudo...como sabes...
    O próximo post será sobre Garrett, mas quero tocar no ROMANTISMO brasileiro, que não sei se teve expressão ,no século XIX, por causa dos acontecimentos históricos.
    Beijos
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  6. Gracinha querida: A seguir, falarei de GARRETT e HERCULANO e se obtiver material, também do Romantismo brasileiro.
    Esse é o sumário da próxima aula!
    BEIJINHOS, querida.
    Mª ELISA

    ResponderEliminar