"As minhas palavras têm memórias ____________das palavras com que me penso, e é sempre tenso _________o momento do mistério inquietante de me escrever"
segunda-feira, 21 de março de 2011
Dia Mundial da POESIA e dia da árvore
Dia lindo! Que associação de ideias mais bela!A poesia e a árvore!Árvore= Natureza!
Haverá algum espírito poético que consiga existir, sem aludir a estes dois factores?
Passa-me pela mente a "ODE TRIUNFAL" , de FERNANDO PESSOA, na sua fase literária sensacionista! O poeta chega a comparar os motores das fábricas a florestas tropicais!
"...Em febre e olhando os motores como a uma Natureza tropical...Rasgar-me todo, abrir-me...a perfumes e óleos...Desta floresta estupenda..." É um autêntico orgasmo poético!e fá-lo, à semelhança de WALT WHITMAN, seu inspirador, o qual celebra a natureza e faz da sua poesia um hino à vida!
A poesia de hoje consegue pôr-nos perante a questão de o que é que a POESIA comunica.Isto advém da dificuldade que os leitores modernos sentem, perante uma poesia para a qual o intelecto não está preparado, por falta de cultura intelectual, tornando os textos pouco evidentes, à primeira impressão.Um poema deve ser um processo de exploração contínua, pois a MENSAGEM que veicula, pode não ser imediata e naturalmente ,visível.
Penso que um poema é sempre a dramatização de um tema que a subjectividade do poeta cria e que expõe conforme se sente, no momento que o faz.Por vezes, bastantes vezes!- o poema que o mesmo acaba por apresentar aos leitores nada tem a ver com a primeira tentativa de escrever o que sente...Diz REYES: "Na ordem do espírito, poesia é sempre o que já FOI."
Também por esse motivo, não se pode nem se deve julgar a poesia de todos as correntes e épocas literárias pelo mesmo critério, pois se mudam os tempos e a linguagem literária,os temas são os mesmos de sempre!
Tudo funciona em termos da subjectividade do sujeito poético!
O que varia ,em qualquer poema são os processos de que o poeta se serve , a seu bel-prazer, nos aspectos técnicos e formais , distintos de entidade poética para entidade poética!O leitor é, muitas vezes e também, preguiçoso no confronto com o texto poético e recusa-se a fazer um esforço suplementar para encontrar a mensagem!Outras vezes , por falta de conhecimentos de interpretação, de atitudes de procura de filosofias e de cultura ,em geral, é levado a dizer/ pensar: "Mas o que é que o tipo quer dizer com isto?"E então , desiste ...ÀS vezes , a mensagem do poema , em si, está numa única palavra...
O TEXTO POÉTICO É UM MISTÉRIO! Tudo depende de como o poeta vê o mundo em que está inserido e por que valores se rege!Se o leitor estiver fora dessas coordenadas, pode perder até, uma obra de arte!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mionha querida
ResponderEliminarPassando para te deixar um beijinho carinhoso, no dia da poesia.
Rosa
Querida amiga
ResponderEliminar"Plantou" hoje um texto que, se lido com atenção, dará dar bom fruto! E, se tal fruto for a vontade de viver a poesia, então foi, mesmo, Primavera!
Beijinhos
A cada árvore plantada, ascende uma nova chama da esperança. Aqui no Brasil, comemoramos no dia 21 de setembro.
ResponderEliminarBjux
Lisa,
ResponderEliminarNa verdade, há um acasalamento especial entre a árvore e a poesia.
Um pensador, Christopher Fry disse: "A poesia é a linguagem na qual o humano explora a sua própria admiração.
A este dia também se chama o 'Dia da Floresta', e celebra-se ainda o 'Dia da Unidade Inter-Racial'.
Pelos teus dotes poéticos, apresento aqui os meus parabéns.
Bjo.
Neste dia ESPECIAL passo para deixar um grande abraço e beijinhos a TI, grande POETISA.
ResponderEliminarMALU querida:beijinhos para ti, também, querida!
ResponderEliminarO teu "infinito" está lindíssimo!
Parabéns pelo nosso dia!
LISA
César: obrigada pela gentileza!
ResponderEliminarMª ELISA
Meu amigo Wanderley: obrigada pelas tuas palavras e pela tua visita!
ResponderEliminarNo Brasil , eu sei que vários"dias" especiais são comemorados em dias diferentes da EUROPA.
BEijo amigo
Mª ELISA
joaquimdocarmo: estou feliz com a sua visita! Espero que haja bons frutos na POESIA, se a mediocridade dos ministros de educação acabar!Os nossos alunos são " impedidos"de aprender as nossas Literaturas, por grandes restrições vindas "de cima" ...Mas , da PRIMÁRIA também! É catastrófico o ambiente no ensino ...
ResponderEliminarE não digo mais ,porque até me entristece ver o que as crianças sabem( não sabem!) pelas explicações que dou...
Beijinho, Joaquimdo carmo
MINHA QUERIDA SONHADORA: BEIJO PARA TI, IGUALMENTE.
ResponderEliminarMª ELISA
O TEXTO POÉTICO É UM MISTÉRIO!
ResponderEliminar-----
Por vezes, através dum poema dizem-se coisas que d'outra forma nunca transpareciam.
-----------
Que a felicidade ande por aí.
Manuel
Manuel: obrigada pela visita! Prazer em conhecê-lo!
ResponderEliminarQue a felicidade ande ,por aí, também!
Abraço
LUSIBERO
O poeta é uma mentira que diz sempre a verdade.
ResponderEliminarBeijo.
Minha Querida
ResponderEliminarSão precisas almas como tu para ensinar os caminhos da poesia! Foram lançadas aqui coordenadas para que, obras de arte não se percam!
Espero que no Dia da Poesia, a semente frutifique!
Mil beijos.
Graça
gracinha: é capaz de não frutificar, dada a mediocridade do pseudo engenheiro e das suas ministras...Os miúdos saem da Primária sem saber ler ou interpretar...mas muitos professores também não estão pra se matarem a aprender a ensinar...
ResponderEliminarBEIJINHOS, MINHA AMIGA DOCE
Manuel: " O poeta é um fingidor.
ResponderEliminarFinge tão completamente,
que chega a fingir que É DOR,
A DOR QUE DEVERAS SENTE!"
BEIJITO
LISA