"As minhas palavras têm memórias ____________das palavras com que me penso, e é sempre tenso _________o momento do mistério inquietante de me escrever"
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Cantigas TROVADORESCAS(III-ª parte): CANTIGAS DE AMOR E DE ESCÁRNIO E MALDIZER
Dediquei, já, dois artigos despretenciosos e simples, a esta temática.
Concluo-a ,hoje, falando do tema-título deste post.
As CANTIGAS DE ESCÁRNEO E MALDIZER lembram as anedotas de hoje ,sobre os tipos sociais que merecem ser tratados com humor e...porque não? com um certo rancor, tão desagradáveis são. Os trovadores criticavam, em versos, por vezes obscenos, os malandros, os cavaleiros cobardes, os outros trovadores, o clero, os reis....etc Tudo criticavam, os Trovadores!Aliás, sabemos como os portugueses têm o dito fácil, quando se trata de pôr a ridículo personagens e assuntos.
estas Cantigas sofrem já a influência dos trovadores provençais, que começavam a "rodar" pelos salões de todas as cortes da Península e da França, nomeadamente da PROVENÇA.
Estas CaNTIGAS já são mais trabalhadas e ricas em vocabulário e forma ,havendo-as já de MESTRIA, de REFRÃO e as TENÇõES, que são dialogadas.
Os temas eram variados: a entrega dos castelos ao CONDE DE BOLONHA(um caso da nossa história medieval que envolvia o rei SANCHOII e o CONDE DE BOLONHA), a cobardia dos cavaleiros na GUERRA de GRANADA, as pretensões dos poetas pobres e humildes, a vida duvidosa das soldadeiras( mulheres de vida duvidosa que cantavam as canções acompanhando os jograis e os trovadores), os amores entre fidalgos e plebeias, as mentiras de amor, o desconcerto do mundo, etc.
Mas ...mais complicadas e elaboradas são as CANTIGAS DE AMOR, DE pura influência provençal, em que os trovadores juravam às "SENHORES" feudais um amor de vassalagem, um amor cortês com regras rígidas a seguir ,nomeadamente a reputação das "SENHORES".
A cortesia amorosa é o único tema abordado nas "CANTIGAS DE AMOR"; cantigas há, no entanto, em que o trovador e a "senhor" se envolviam ,intimamente, fazendo surgir muitas cantigas cheias de erotismo.
O amor fatal, o amor que intimida, o que enlouquece, o amor que mata, a saudade desenfreada...tudo ali se documenta, com profusão!EM suma: nestas cantigas, quem ama, sofre!Nestas cantigas, o trovador dedicava-se a uma única "senhor"jurava-lhe amor eterno e dedicado, demonstrava timidez em falar à sua dona ou "senhor", enchia-as de tantos predicados físicos e morais que era impossível existir tal mulher! Ela era a "mais bela, a mais dotada de virtudes, a que melhor sabia falar, sorrir e estar, de acordo com as circunstâncias, "a mais comprida de BEN", aquela que mais lindos olhos tinha,...eu sei lá que mais!
Um dos nossos maiores e mais importantes trovadores foi o rei D.DINIS que demonstrou serem os trovadores provençais uns oportunistas "porque so cantavam e tinham inspiração NO TENPO EM QUE A FROL Á""( a primavera!)e depois que esse tempo passava, eles perdiam a inspiração! MAS , ele não! ELE CANTAVA À SUA DONA EM TODO O TEMPO....
O tema é vasto; dei algumas "luzes"...Quem quiser aprofundar esta matéria deve procurar uma biblioteca ou obras literárias sobre a mesma.
O meu próximo post será sobre O ROMANTISMO, para poder falar de ALMEIDA GARRETT.
Mª ELISA RIBEIRO
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Quando estudava, gostava da poesia trovadoresca e das cantigas de escárnio e mal dizer.
ResponderEliminarDe uma Selecção de José Fanha e José Jorge Letria, tirei esta de Ruy Cinatti:
Os BADAMECOS
Os Badamecos
Tão engraçados
sujam paredes
são malcriados.
Andam em férias
como vadios.
Cheiram que fedem
de mal lavados.
Têm brinquedos
Alguns perigosos,
adquiridos
pelos mais ranhosos.
E quando dormem
o seu soninho,
mijam na rua,
sonham-se grandes.
Nunca se faça
mal aos meninos
à linda graça
de nós tontinhos.
Que nos lembremos
sempre aos demais:
Casa de filhos,
Escola de Pais!!
Uma belissima semana.
Beijos
Graça
GRACINHA: ainda me lembro....Mas "fartei-me"
ResponderEliminarde rir...
Obrigada, querida, por este momento de boa disposição!
BEIJO
Mª ELISA
BOA SEMANA ,para ti, Também