sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

4 de FEVEREIRO de 1799...NASCE ALMEIDA GARRETT

foto google



Hoje , 4 de FEVEREIRO, é um dia rico de recordações, em termos de História de todas as artes.

Faz anos que foi criado o FACEBOOK! Faz 50 anos que começou a luta armada de "libertação" em ANGOLA!Faz anos que,no PORTO, nasceu um dos maiores romãnticos europeus, ALMEIDA GARRETT.
É justo recordar este homem que, ao lado de ALEXANDRE HERCULANO, embora em anos diferentes, ajudou a introduzir o ROMANTISMO em PORTUGAL, movimento LITERÁRIO que já vigorava na EUROPA e que ,entre nós vinha sendo anunciado por poetas como BOCAGE!

Não é ,para já, que quero falar mais completamente, sobre a obra do grande escritor, poeta e dramaturgo. Isso será matéria que dará"pano para mangas"...
Hoje ,recordo-vos "FREI LUÍS DE SOUSA"(GARRETT DRAMATURGO)--"FLORES SEM FRUTO" E" FOLHAS CAÍDAS"(GARRETT POETA) e "VIAGENS NA MINHA TERRA"(GARRETT NARRADOR, PENSADOR, NOVELISTA).

Garrett quis realizar a obra que BOCAGE poderia ter feito:reformar a nossa poesia, tornando-a simples, acessível, sincera e nacional. Conseguiu-o com as obras "CAMÕES" e "D.BRANCA", que ensinaram o romantismo aos escritores lusitanos, que fundia o mundo subjectivo com a NATUREZA VIVA, e unia o presente às tradições do povo.

O HOMEM GARRETT merece ser admirado pela calma beleza da sua obra e pelo renovar da literatura nacional!E pela maneira nova de falar O AMOR!E pelo amor à PÁTRIA por quem esteve no exílio ,mas de onde voltou, para se juntas às tropas e lutar pela causa liberal, no momento exacto!

Voltaremos ao tema, depois de tratar ,por completo, embora sucintamente, o tema DAS CANTIGAS TROVADORESCAS!
Mª ELISA

7 comentários:

  1. Agradeço mais estas achegas para melhor conhecimento dos nossos grandes escritores.

    Estes nomes foram os marcos que me endireitaram o gosto pelas letras.

    ResponderEliminar
  2. É apenas mais um dia, quase todos têm a sua historia, a uns ligamos mais, outros nem damos por isso.
    Já nem nos dias de feriado ligamos ao porquê...

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,

    Prometeu, sei que vai cumprir. Ficarei à espera do 'pano para mangas' para aprender da sua maneira de nos apresentar este gigante da nossa geografia literária.

    Em si, não me espanta essa boa memória de manter os espíritos alerta para estas efemérides; nos outros blogs, agradou-me que tenham evocado o Poeta. É bom saber que somos bastantes a não deixar morrer os n/s valores.

    Marquei a m/presença, num dos outros blogs que "alimento"[menos vistos].

    Cumprimentos,
    Bom fds
    César Ramos

    [Venho aqui ler muitas vezes e fico caladinho; a culpa, é da maravilhosa música que nos oferece: não apetece sair daqui.... Oh.. agora é Joe Cocker! - ciao -]

    ResponderEliminar
  4. César Ramos: adorei o teu comentário ,neste estilo coloquial, apressado, para ouvir o JOE COCKER...É claro que farei o que prometi...só que ,como sou a única a administrar o meu blog, tens que me dar tempo...
    Já agora: eu conheço essa cara simpática!Será do FACEBOOK?
    Já fui procurar ...sou sincera! mas ,de entre tantos senhores com o teu nome...não consegui identificar-te...
    Fala-me!
    BEIJO
    MªELISA

    ResponderEliminar
  5. Luís Coelho: este e outros...Tenta AQUILINO RIBEIRO! É um tratado de perfeição, a sua escrita, pontuação, diálogos, linguagem popular e literária...
    BEIJINHO Mª ELISA

    ResponderEliminar
  6. PAULo FRANCISCO: tens razão! Todos temos alguma coisa a aprender com os outros!
    ( deixaste de gostar dos meus poemas?)
    BEIJO
    Mª ELISA

    ResponderEliminar