domingo, 27 de dezembro de 2009

PASSEIO A PENELA, região centro...







O dia ,ontem, estava solarengo. Apetecia dar um passeio... Com a minha filha e netita fomos até PENELA, que eu não conhecia.
Deparei com uma vila lindíssima, um castelo, o Castelo de Penela, no alto da montanha, batido pelo vento forte que se fazia sentir e onde está em exposição, aos fins de semana, até 3 de Janeiro, um original Presépio vivo, escondido numa gruta do castelo, de onde se viam gotas de água a querer regar o chão ,debaixo dos nossos pés...
É fácil chegar lá: indo até Condeixa-a- Nova, apanha-se a IC3, direcção TOMAR e , 20Kms depois, encontramos a pequena linda vila medieval. Perto de Conímbriga, do Rabaçal, Soure, Ansião, Alvaiázere(AL- BAI- ZIR), todo este espaço nos fala dos primeiros reis de Portugal, da luta contra os Romanos, Vândalos e Sarracenos.

Era, nesses tempos,uma região que se enquadrava na conhecida "linha defensiva do Mondego" e que serviu para "espreitar" as manobras, ora de romanos, ora de árabes.
Não esqueçamos que foram os romanos e os árabes quem mais tempo esteve por cá, ocupando a Península, por mais de 600 anos ,os primeiros, e mais de 300 anos, os segundos.
Ainda hoje, ao escavar as suas terras, os lavradores encontram vestígios dessas civilizações, na "pessoa" de espadas , objectos de ferro ,madeira e argila, bem guardados em pequenos museus,a visitar.
sobre Penela, que foi o que ontem pude visitar, há que dizer que em 1137, ainda antes da Fundação da Nacionalidade, Afonso Henriques lhe concedeu o 1º Foral, tendo mandado, depois, em 1139, construir o Castelo do Germanelo, que ajudava os cristãos na luta contra as frequentes investidas dos inimigos sarracenos; depois, era daqui que o Rei prosseguia as suas lutas pela formação do território, mais para o sul.

De visitar, ainda, a lindíssima igreja renascentista de STA. EUFÊMIA, começada a construir no século XIII, a Igreja da Misericórdia e o Pelourinho medieval, reconstruído no período manuelino.
Imensos turistas de várias nacionalidades, pois ouvi falar ,além da nossa língua, francês, inglês, castelhano, eslavo e italiano, deram-me a ideia do nº de visitantes que a pequena vila e aquela região devem ter ,quando o tempo ajuda...
Falo-vos ainda da beleza dos espaços circundantes, com florestas , pinhais, campos de cultivo, bem tratados e que fascinam!

Boa viagem até lá, quando e se, lá resolverem ir!

Publico , a seguir, algumas fotos que por lá tirei; como não sou fotógrafa, mas amo a fotografia, deixo-vos, com carinho, o que fui capaz de fazer...

3 comentários:

  1. Estou longe, mas vi uma reportagem através da rtp que me impressionou bastante, pela positiva.
    Grato por me fazer reviver, um pouquinho da noassa história.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de ver as fotografias. E pareceu-me um excelente passeio pelas nossas terras.
    Neste último Verão, estive perto, em Conímbriga. Adorei andar por lá...

    Um beijinho e continuação de Boas Festas :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei ir lá, contigo!
    Bora lá outra vez????

    ResponderEliminar