sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

"NUREMBERGA"... hoje e SEMPRE...


“NUREMBERGA”, outra vez…AINDA E SEMPRE!... mesmo que em MUNIQUE!

Este é um artigo emotivo, como exige o meu “EU” e não com a profundidade de tratamento histórico, pois não sou historiadora!
Criado em AGOSTO de 1945 por Britânicos, Franceses, Americanos e Soviéticos, tinha “O TRIBUNAL DE NUREMBERGA” a alta missão de julgar, depois da assinatura da “CARTA de LONDRES”,os criminosos nazis culpados de crimes contra a Humanidade, como foram os assassínios em massa, o extermínio de populações, a escravidão, deportação e outros desumanos actos contra gente indefesa, cujo único pecado era , pura e simplesmente, EXISTIR!
A dignidade humana condoeu-se com perseguições dos tipos político, racial e religioso, de que teve conhecimento durante o julgamento: muitos, aos mais altos níveis, sabiam de tudo o que se estava a passar na ALEMANHA DE HITLER e não agiram por cobardia, por medo das represálias do louco satânico em que ele se tinha tornado. Os réus deste julgamento foram médicos loucos, soldados”cumpridores” das ordens dos seus Comandantes, advogados transformados em carrascos, militares e informadores contra a existência de Judeus, polacos, romenos, soviéticos, negros, árabes e” etnias diferentes”. Além do mais, foram ainda acusados de terem planeado a 2ª Grande Guerra e de a terem espalhado pela EUROPA e pelo resto do mundo!
Há tanto a dizer sobre esta página macabra, que foram os crimes cometidos ao abrigo da loucura de HITLER, que, na verdade, seria este, a poder ser feito, um artigo que nunca mais acabaria. Os horrores acontecidos na Alemanha nazi foram-no,ao abrigo do ódio e do inferno da alma ressequida, de correligionários e membros do “staff” do louco ditador. Como bem recordam os amigos que lerem este simples artigo, os criminosos reconhecidos como exterminadores e genocidas, no TRIBUNAL DE NUREMBERGA, foram condenados à morte e outros a prisão perpétua.
Outros, tão cobardes em vida como na proximidade da morte, suicidaram-se, como fez Hermann Goering, com a célebre cápsula de cianeto que cada um deles guardava, religiosamente, para “AQUELE” momento, o momento da verdade em que a consciência “ainda” consegue falar.
Continua activo o Centro SIMON WIESENTHAL, na procura e captura das bestas humanas que estiveram implicadas no horror nazi. É bom que se continue a falar e a mostrar ao mundo aquelas imagens pavorosas dos presos nos Campos de extermínio. Bom seria que tudo isto fosse bem explicado às novas gerações, para ajudar a prevenir a disseminação de ideias neo- fascistas.
Quanto ao velho carrasco JOHN DEMJANJUK, afirmam os médicos que ele está em condições de ser julgado pelos crimes cometidos, coisa que se irá provar, em tribunal, mesmo que perante a sua senilidade ou mesmo apesar dela… ELE lembra TREBLINKA, DACHAU, BIRKENAU, AUSCHEWITZ, SOBIBOR, BERGEN-BELSEN…e tantos outros, às centenas, de onde saíram corpos que estão, ainda hoje, em valas comuns, escondidos debaixo das árvores das florestas da Alemanha e da Polónia…
Não aprofundo este assunto, porque, como já disse não sou historiadora e porque me dói lembrar; falo só do que conheço e do que conheço sei, por exemplo, que testemunhos de familiares de alguns sobreviventes do extermínio de judeus e outros povos, ainda hoje não conseguem ver um forno de gás , em casa,, um chuveiro ou até ir ao dentista, por se lembrarem dos milhões de dentes de oiro que os nazis amontoaram, antes de trucidarem os pobres “montes de ossos”, que queimaram nos fornos crematórios, para reduzirem a montanhas de barras de oiro, que enriqueceram contas pessoais e a indústria de armamento “nacional socialista”…de HITLER...
DEMJANJUK perdeu a cidadania americana em 2006, quando este estado correu com o seu cadáver pútrido e ambulante, para a Alemanha. A ser julgado, agora, que tem os pés para a cova, goza de um direito que ele e os outros criminosos não concederam aos pobres indefesos que mandaram matar, com todos os requintes da barbárie!
Sou tão por este julgamento, como sou pelo julgamento do soldado americano que, em Março de 2006, com 20 anos de idade, violou, assassinou e pôs fogo à família de ABEER QASSIM al- JANNABI, no IRAQUE! Quer-se justiça e atenção a casos de especial tendência nazista.
Peço desculpa por ter trazido este tema tão melindroso… Ele representa, tão-somente, o meu sentir, em relação a casos que podem ser abrangentes, em crimes contra populações inocentes. Até para nascer é preciso ter sorte e acertar no sítio…

27 comentários:

  1. Há que denunciar sempre.
    Parabéns pelo texto.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Maria:
    Li o teu comentário ao Manuel. Fiquei preocupada.
    Sentes-te melhor? Estás mesmo a cumprir o tratamento á risca? Que posso eu fazer por ti? Diz-me!
    Sabes, este tempo embora bonito como eu acho,mexe connosco... Há uma certa nostalgia, saudades e alguma angústia... Perdas, silêncios.. Se não fosse
    uma mulher de fé, teria muita dificuldade em passar esta quadra...mas arranjei uma "escapatória" ......dedico-me mais aos

    outros!!
    Tens o meu mail: se precisares de alguma coisa...Coração aberto!
    Um beijo carinhoso.
    Graça

    ResponderEliminar
  3. GRAÇA: estou a seguir o tratamento à risca! Acordei de sábado para domingo, com o lábio ligeiramente torto; no dia seguinte, ao acordar, estava com o olho também afectado, carregado. Passei o dia no hospital em Coimbra e, felizmente não era nada do foro cardíaco ou neurológico; é tão- somente uma paralisia facial ligeira do lado direito, provocado por um vírus!Estou a fazer fisioterapia e o tratamento receitado pelo OTORRINO... TEnho nova consulta no dia 11. Não te preocupes, minha querida, está a correr bem e tenho que dar tempo ao tempo... Custa não poder pôr o meu batom e as minhas sombrinhas... MAS, GRAÇAS A DEUS NÃO É NADA DE MAIS GRAVE, O QUE JÁ É MUITO BOM...
    BEIJINHO DE OBRIGADA PELA TUA PREOCUPAÇÃO:
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  4. Há um mimo no meu blog para ti.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Passei para saber de ti e deixar-te um beijo!
    Está um tempo triste e chuvoso mas, nunca te esqueças que o sol está lá por detrás desta cortina... prontinho a chegar ás nossas vidas!
    Graça

    ResponderEliminar
  6. ERGELA, perdoa por ainda não ter ido buscar o miminho que me deste. Estou à espera que a minha filha o faça,porque ainda não o faço bem...
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  7. GRAÇA: vim agora e vi a tua sentida mensagem. Minha amiga, continuo com os tratamentos e parece que estou com uma carita mais "normal". HOje andei com uma neura desesperante, porque não posso escrever muito, pois fico com os olhos a chorar...Beijos e bom fim de semana, amiga

    ResponderEliminar
  8. Maria,
    A notícia de um julgamento adiado de John Demjanjuk, caquético, nos traz à memória os horrores praticados pelos nazistas. IMpossível será esquecê-los.
    Espero que tenha melhorado.
    Bom domingo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Maria, leio o seu artigo "Nuremberga"...hoje e SEMPRE, ao som de uma música muito tocante, que não conhecia (eu gosto de ti como quem diz não ter medo). Sou um defensor das emoções, brigo por elas e neste artigo, mais uma vez, sinto que tuas preocupações são parecidas com as minhasMas acho que por muito tempo ainda teremos que lidar com crimes contra a humanidade, existente até hoje no Brasil.
    E em seguida postas um poema do ciclo Outono-Natureza e mostras que tua alma ferida é capaz de muito amor. Parabéns, querida!

    ResponderEliminar
  10. Olá Lusibero,
    Li os outros comentários e por eles soube do seu estado de saúde, o que eu desejo é que esteja a recuperar.
    Quanto ao artigo «Nuremberga», é realmente útil lembrar aos mais novos toda a barbaridade que ocorreu, não há muitos anos, algo absurdo e inacreditável!...Como é que um louco conseguiu transtornar todo mundo e praticar tantos crimes!?...O século XX, teve realmente acontecimentos muito dramáticos!..
    As melhoras e beijinhos,
    Manuela

    ResponderEliminar
  11. Manuela FREITAS:Obrigada pelo seu cuidado, quanto ao meu problema de saúde. Estou a melhorar, com a ajuda da medicação e da fisioterapia. Felizmente que não é nada de coração ou de neurologia;veja o que um vírus pode fazer...
    Quanto ao julgamento de Nuremberga, tem razão: como é que um medíocre homem teve o poder de que gozou HITLER?
    beijos da lusibero

    ResponderEliminar
  12. JM CUNHA SANTOS:é preciso servirmo-nos ,por exemplo da música, para exprimismos emoções de amor, de ternura, de carinho , não só para connosco, mas também para com os que o não sabem fazer.Não é que me sinta iluminada, mas é assim que sinto que posso ajudar, no meu pequeno espaço.
    Obrigada, meu querido, por você compreender a Mensagem, dessa maneira...
    BEIJOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  13. Mª LÚCIA: Deus te pague pelas palavras de incentivo!
    Quanto ao julgamento do velho monstro nazi, é hora , mesmo que ele esteja com os pés para a cova...
    È pena não serem julgados os ladrões corruptos , os ditadores de todo o mundo, os governantes que se governam...
    BEIJINHOS, querida!

    ResponderEliminar
  14. Então amiga, doente ??? :(

    Como tenho andado um pouco afastado dos blogs não sabia que tinha tido problemas de saúde, felizmente já pude ler que está a recuperar, o que me deixa bastante feliz e mais tranquilo. Agora é seguir a terapia á "risca",para que fique boa depressa.
    Quanto ao post, só queria dizer que fizeram tanto mal a tantos pobres inocentes, que não tem explicação, quanto mais perdão.Mesmo que seja prisão perpétua, isso não é nada, deveriam sofrer todos os castigos inclusive a morte, tal como desumanamente fizeram a todos os outros.Enfim, só de pensar já me sinto revoltado. Bandidos desse calibre, jamais merecerão clemência ou perdão.
    Amiga, desejo-lhe uma óptima recuperação, se necessitar de algo da minha parte, não hesite.
    Quero vê-la boa depressa, portanto nada de abusar nem negligenciar ordens médicas, certo ???, ah ah ah ah :)
    Boa semana e rápidas melhoras :)

    Beijinho grande :)

    Norberto

    ResponderEliminar
  15. Amiga, deixei um beijinho de rápidas melhoras no meu post desta semana, espero não ter sido abusivo da minha parte.
    Beijito
    Norberto

    ResponderEliminar
  16. Primeiramente passei para saber como está, minha amiga.
    Espero que esteja seguindo direitinho todas as orientações dos médicos.
    Quanto ao teu post MARIA que feliz colocação, quando diz que para se bem viver é preciso acertar o sítio onde se nasce...
    Infelizmente vivemos no mundo do TER e não do SER.
    Beijinhos cheios de cuidados

    ResponderEliminar
  17. NORBERTO MARQUES: estou contente por te ver de volta.Estou a recuperar, lentamente, Norberto, com a fisioterapia e os remédios. Mas como estou a ver com dificuldade , estou a deixar amigos sem visita, o que me aflige, porque sou tão bem tratada por todos os amigos da blogosfera!Já fui ao teu blog, amigo, ejá dei a resposta ao que n´me disseste. Obrigada, amigo, pela preocupação.
    BEIJITO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  18. MALU , minha amiga: isto vai indo , lentamente, como podes calcular, em confronto com a ânsia que tenho de me ver bem. E tu, como estás, depois daquele poema tão lindo, que eu comentei, ontem?Força, MALU! Tu serás feliz, amiga! já se resolveu alguma coisa do teu problema de trabalho?
    BEIJITO AMIGO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  19. NORBERTO, até me esqueci de comentar as tuas palavras sobre o post. Mas é essa a verdade, os carrascos ,nunca é tarde para os castigar, sejam eles os de há 60 anos como os de épocas mais recentes...
    Beijito de lusibero

    ResponderEliminar
  20. Vivemos num país que não consegue levar a julgamento os seus poderosos, que vêm o "seu caso" resolvido na secretaria, somos um país que usou e abusou do napalm em África e não tem um criminoso de guerra condenado em tribunal. Somos inelegíveis para a indignação nestas matérias!

    ResponderEliminar
  21. MANUEL GOUVEIA: eu não sou essa espécie que faz parte da sociedade portuguesa: os juízes!
    Mas mantenho,por enquanto, o direito a dizer o que sinto, sobre este e qualquer outro tema que me indigne!Tive o meu EX-marido em NANBUANGONGO... sei de tudo e mais alguma coisa, mas somos um país de frouxos...
    ABRAÇO AMIGO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  22. Maria, apesar da ausência, passei por cá para me certificar que não tem nada de grave e deixar o meu sincero voto de melhoras rápidas!!

    ResponderEliminar
  23. Maria, ligou-me hoje o Norberto com a noticia do problema que a tem afectado. Por mim nao me apercebia seguramente, porque tenho estado ausente do meu blog e dos que habitualmente leio.
    Espero que se sinta melhor e se precisar de algo, estou por aqui. No ultimo post do meu blog pode encontrar o meu contacto telefonico. Disponha, se necessario. As melhoras para si e um beijo

    ResponderEliminar
  24. CIRRUS: obridada, amigo!Tudo se irá compondo com a medicação e a fisioterapia; parece que leva um tempito, mas estuo confiante e com uma grande força de vontade em ajudar o tratamento.
    BEIJITO E OBRIGADA PELA PREOCUPAÇÃO.
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  25. FRANCISCO: obrigada pela tua preocupação e amizade. Se precisar ,digo-te, dispondo da tua amizade, amigo!
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  26. MANUEL GOUVEIA: obrigada, amigo!
    BJINHOS para ti, também.
    LUSIBERO

    ResponderEliminar