segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Através de www. facebooh.com/café-central



POLÍCIA ALEMÃ INVESTIGA MASSACRE NAZI DE 1944 EM FRANÇA

A polícia alemã realizou nesta sexta-feira buscas nas residências de três ex-SS da divisão Hitlerjugend acusados de ter cometido um massacre em 1944 em Ascq (norte de França), no qual 86 pessoas morreram, indicou uma fonte judicial.
"Trata-se de três pessoas, duas da Saxónia e uma da Baixa Saxónia", todas com "cerca de 90 anos", explicou à AFP Andreas Brendel, promotor de Dortmund responsável pelas investigações na Renânia do Norte-Westfalia sobre os crimes do nazismo.
O massacre em Ascq, um povoado de 3.500 habitantes perto da fronteira belga, ocorreu em Abril de 1944, quando 86 franceses foram fuzilados pelos nazis em represália pelo descarrilamento de um comboio alemão sabotado pela Resistência.
"Também revistamos os domicílios de outras pessoas e apreendemos documentos vinculados com a divisão Hitlerjugend, mas por enquanto essas pessoas são consideradas apenas testemunhas" e não suspeitas, afirmou Brendel.
"Os acusados negaram durante o interrogatório que foram membros da divisão e isentaram-se de qualquer participação no massacre", acrescentou.
"Vamos analisar os documentos e ver como podem nos ajudar", acrescentou.
Brendel também dirigiu as investigações sobre outro massacre em França, em Oradour sur Glane, também em 1944.
Em Dezembro de 2014, a justiça alemã desistiu de julgar, por falta de provas, um ex-soldado nazi acusado de envolvimento nesse massacre no oeste de França, onde, em Junho de 1944, 642 pessoas, incluindo 450 mulheres e crianças, foram mortas pela unidade SS à qual pertencia.
Werner C. afirmou que se limitou a vigiar os veículos da coluna e que chegou a "salvar a vida de duas mulheres", dizendo para que se "escondessem na floresta".


Fonte: Agence France-Presse

Sem comentários:

Enviar um comentário