quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Pela Grécia e pela Espanha...


Poderes económicos usam “armas de medo e chantagem para tentar deter o Syriza e o Podemos”

Os eurodeputados do Podemos Pablo Echenique e Lola Sánchez Caldentey estiveram este fim de semana em Atenas, transmitindo o seu apoio ao Syriza e a Alexis Tsipras, na expectativa de que o fracasso na eleição do presidente grego conduza a legislativas antecipadas. A primeira de três voltas das eleições presidenciais tem lugar esta quarta feira.
16 de Dezembro, 2014 - 23:42h



Foto do facebook do Podemos.


"É uma honra e um prazer estar aqui, em Atenas, na Grécia, onde gente decente, maltratada mas empoderada e com um brilho nos olhos, vai ganhar a sua primeira batalha na Europa. Vão ganhá-la. Os mafiosos que quiseram pôr-vos de joelhos sabem-no e vós também o sabeis", afirmou o eurodeputado do Podemos Pablo Echenique.

Durante um encontro sobre a situação política europeia e a “insustentável política austericida”, que contou também com a presença da eurodeputada do Podemos Lola Sánchez Caldentey e do eurodeputado do Die Linke Helmut Scholz, Echenique transmitiu a Alexis Tsipras a “esperança que todos os espanhóis têm na Grécia e na sua recuperação económica” quando o Syriza, que “tem uma grande responsabilidade" no sentido de demonstrar que “sim, se pode e que há alternativa”, assumir o governo.


"Tanto na Grécia como em Espanha existe a possibilidade de contar no futuro próximo com governos valentes, genuinamente democráticos, socialmente justos e responsáveis"

O eurodeputado frisou ainda que "tanto na Grécia como em Espanha existe a possibilidade de contar no futuro próximo com governos valentes, genuinamente democráticos, socialmente justos e responsáveis".

"Lamentavelmente, os grandes poderes económicos, na sua dinâmica de curto prazo e predadora, vivem melhor com governos covardes e tecnocratas que irresponsavelmente destroem os direitos sociais e a economia. Por isso, estão a mobilizar as suas armas de medo e chantagem para tentar deter o Syriza e o Podemos", referiu.

Para concluir, Echenique defendeu que “as soluções para este roubo a que eles chamam 'crise' têm de ser comuns e que os destinos dos povos grego e espanhol estão intimamente ligados".


“As soluções para este roubo a que eles chamam 'crise' têm de ser comuns e que os destinos dos povos grego e espanhol estão intimamente ligados"

Os eurodeputados do Podemos Pablo Echenique e Lola Sánchez Caldentey, bem como o eurodeputado do Die Linke, Helmut Scholz, estiveram ainda presentes na apresentação da proposta do Syriza para a resolução da crise da dívida soberana e o fim da austeridade.

Fracasso na eleição do presidente grego conduz a legislativas antecipadas

O primeiro-ministro da Grécia, Antonis Samaras, decidiu antecipar já para esta quarta feira, dia 17 de dezembro, a eleição do Presidente da República, no Parlamento, que deveria ocorrer apenas em fevereiro. O candidato apoiado por Antonis Samaras é Stavros Dimas, vice-presidente do seu próprio partido, a Nova Democracia.

De acordo com a Constituição da Grécia, para ser eleito, o candidato terá de ter 200 votos na primeira e segunda volta das eleições, que decorrerão esta quarta feira, dia 17, e no dia 23 de dezembro, e 180 na terceira volta, que decorrerá no dia 27 de dezembro.

Se o governo de Antonis Samaras não conseguir garantir os 180 votos, o Parlamento é automaticamente dissolvido e serão convocadas eleições antecipadas.

Pablo Echenique Robba, PODEMOS

Sem comentários:

Enviar um comentário