sábado, 27 de dezembro de 2014

SOLIDARIEDADE!!!!!!!!!!!


Campanhas nas redes sociais pedem regresso de piloto jordano capturado pelo Estado Islâmico


por Patrícia Viegas, com 'Guardian'HojeComentar


Imagem de piloto jordano quando foi capturado por militantes do Estado IslâmicoFotografia © EPA


Onda de solidariedade para com Muadh al-Kasasbeh, de 27 anos, torna-se viral nas redes sociais, como o Twitter, onde foi criado o 'hashtag' #WeAreAllMuadh.


Muadh al-Kasasbeh ejetou-se de um caça F-16 antes de este se despenhar perto de Raqqa, na Síria, que o Estado Islâmico (EI) diz ser a sua capital. O incidente aconteceu na quarta-feira e os jihadistas congratularam-se pela captura do piloto da coligação internacional que combate o EI, divulgando fotografias do piloto, com sangue no rosto, a ser retirado da água.

Nos Estados Unidos, país que lidera essa coligação, o Pentágono desmentiu que o caça que Muadh pilotava tenha sido abatido por combatentes do EI. Nas suas fileiras, os jihadistas contam com vários militantes estrangeiros, entre os quais se contam alguns de origem portuguesa.

Algumas horas depois do incidente a onda de solidariedade alastrou-se pelas redes sociais, como o Facebook e o Twitter, com o 'hashtag' #WeAreAllMuadh. A Rainha Rania da Jordânia, escreveu o 'Guardian', foi uma das primeiras pessoas a juntar-se a esta onda de solidariedade colocando no Instagram uma imagem de um caça formada pelas primeiras letras do nome do piloto.

Do lado da família de Muadh al-Kasasbeh, o pai apelou aos jihadistas que trarem o seu filho como um convidado e permitam o seu regresso. "Dirijo esta mensagem aos generosos irmãos do Estado Islâmico na Síria: que recebam o meu filho, o piloto Muadh, com uma generosa hospitalidade. Peço a Deus que os seus corações se encham de amor e o devolvam à sua família, mulher e mãe", referiu o pai, sublinhando "somos todos muçulmanos"

Sem comentários:

Enviar um comentário