sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

DOS ESTADOS UNIDOS...

MUNDO
20:14 04.12.2014

Procurador-geral diz que a polícia de Cleveland faz uso excessivo da força

© Aaron Josefczyk / Reuters



A polícia de Cleveland (Estados Unidos), onde recentemente um rapaz afro-americano de 12 anos foi morto por um agente, faz uso "irracional e desnecessário da força", indicou hoje o procurador-geral norte-americano, Eric Holder.



Imprimir
"Determinámos que existem motivos razoáveis para acreditar que a polícia de Cleveland [Ohio, norte] está envolvida num padrão ou na prática de uso excessivo da força -- em violação da quarta emenda da Constituição norte-americana -, em resultado de deficiências sistemáticas, incluindo uma responsabilização insuficiente, uma formação e equipamentos inadequados, políticas ineficazes e um compromisso inadequado com a comunidade", disse Holder.

O procurador-geral norte-americano indicou que esta conclusão é resultado de um inquérito federal (Departamento da Justiça) realizado durante um ano e meio em Cleveland.

Os resultados desta investigação federal são apresentados uma semana depois da divulgação de um vídeo captado por uma câmara de vigilância que mostra um agente da polícia de Cleveland a atingir mortalmente um rapaz de 12 anos que segurava uma pistola de ar comprimido, que é classificada nos Estados Unidos como um brinquedo.

A criança, de nome Tamir Rice, foi baleada em segundos. O incidente ocorreu a 22 de novembro.

Depois da morte do adolescente afro-americano Michael Brown, morto a tiro por um polícia branco em agosto passado em Ferguson (Missouri, centro), o caso de Tamir Rice voltou a agitar os problemas e as tensões raciais nos Estados Unidos.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário