terça-feira, 23 de dezembro de 2014

BPN ROUBADO, CONTINUA A SER PAGO PELOS POBRES PORTUGUESES!!!


Pesadelo. BPN vai custar mais 2,5 mil milhões de euros ao Estado

Maria Luís Albuquerque
Mário Cruz/Lusa

20/12/2014 | 00:01 | Dinheiro Vivo


Os contribuintes perderam até à data 2206 milhões de euros com o Banco Português de Negócios (BPN), nacionalizado em 2008, mas o pesadelo financeiro está longe de terminar. O Tribunal de Contas (TdC) diz, explicitamente, que há encargos adicionais de 2485 milhões de euros "que terão de ser suportados pelo Estado no futuro".

É o que diz o parecer do TdC à Conta Geral do Estado do ano passado, que esta semana foi entregue na Assembleia da República.

Segundo o documento, "no final de 2013, o saldo acumulado das receitas e despesas orçamentais decorrentes da nacionalização e reprivatização do BPN e da constituição e funcionamento das sociedades-veículo Parups e Parvalorem ascendia a -2206 milhões de euros".

"Estas entidades e a Parparticipadas apresentavam capitais próprios negativos que totalizavam 2485 milhões de euros (excluindo 1543 milhões de empréstimos do Estado), encargos que terão de ser suportados pelo Estadono futuro".

Aterros financeiros

As entidades "par" são, na prática, depósitos para os quais foram vertidos alguns ativos passíveis de serem recuperados e a maior parte do lixo financeiro (com imparidades) do antigo BPN, imobiliário com e sem qualquer valor, empresas e fundos de investimento falidos, quadros de Joan Miró. Há de tudo.

Em 2012, a rede do banco (e alguns ativos interessantes) foi vendida ao Banco BIC por 40 milhões de euros.
LER O ARTIGO COMPLETO JÁ

ANTERIOR
|
1 de 5
|
SEGUINTE

BPN vai custar, pelo menos, o dobro do valor já reconhecido e cobrado. E ainda há garantias e empréstimos por saldar.

Sem comentários:

Enviar um comentário