Uma "saída limpa" na versão dos porcos !
"Actividade económica afunda para o valor mais baixo desde o Verão de 2013 (1)
Indicadores de conjuntura do Banco de Portugal continuam a degradar-se.
A actividade económica continua a deteriorar-se. De acordo com os dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal, o indicador coincidente recuou 1,2% em Novembro, a pior queda desde o Verão da crise política, em 2013.
São já quatro meses seguidos com quebras na actividade económica. O indicador entrou no vermelho em Agosto e tem-se deteriorado mais e mais desde então.
Já o indicador coincidente do consumo privado mantém-se em terreno positivo, mas também está a desacelerar desde Agosto. O índice teve uma variação homóloga de 1,6% em Novembro, menos duas décimas do que no mês anterior."
http://economico.sapo.pt/…/actividade-economica-afunda-para…
(1) Onde está a primeira avaliação pós-programa da troika a Portugal?
Relatório já devia ter sido publicado, mas ainda não viu a luz do dia. Versão inicial continha duras críticas ao Governo.
O relatório da troika sobre a primeira avaliação pós-programa a Portugal está atrasado. O documento já devia ter sido publicado, mas tal não aconteceu e, de entre as várias fontes nacionais e internacionais consultadas pelo Económico, ninguém conseguiu avançar uma data para a sua divulgação.
A publicação do documento é prática habitual após as visitas da troika, mesmo as pós-programa. Na Irlanda, os relatórios têm sido publicados cerca de um mês após as visitas decorrerem. Ora, em Portugal a primeira avaliação do pós-troika decorreu entre fim de Outubro e os primeiros dias de Novembro e ainda não há documento.
Tecnicamente, até existem dois relatórios diferentes, um da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu (BCE), e outro do Fundo Monetário Internacional (FMI). Já há pelo menos um "draft" do relatório da Comissão, a que o Económico teve acesso no final de Novembro, que tece duras críticas ao Governo por ter perdido o ímpeto reformista desde o fim do programa. Nesse documento os técnicos de Bruxelas até criticam a forma como as reuniões da avaliação foram preparadas pelo Executivo.
No início de Novembro, após a reunião dos ministros das Finanças da zona euro, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, criticou o facto de a troika publicar uma declaração sobre a avaliação a Portugal, com considerações negativas, sem a fazer acompanhar de um relatório técnico que suportasse as críticas. O Económico sabe que, também por isso, era suposto o relatório final de Bruxelas ter sido publicado a tempo do Eurogrupo da semana passada, mas tal acabou por não acontecer. Fonte comunitária disse ao Económico não saber o que está a atrasar a divulgação do documento."
- 2014-12-19
http://economico.sapo.pt/…/onde-esta-a-primeira-avaliacao-p…

Actividade económica afunda para o valor mais baixo desde o Verão de 2013
Indicadores de conjuntura do Banco de Portugal continuam a degradar-se.
ECONOMICO.SAPO.PT|DE IBT INTERNET BUSINESS TECHNOLOGIES, SA
Sem comentários:
Enviar um comentário