quinta-feira, 28 de março de 2013

VISITA ÀS NOSSAS ALDEIAS...





Chove em Portugal; chove muito e tão sistematicamente que os nossos lavradores vêem, com apreensão,este contínuo acumular de águas nos terrenos que vai levar ao apodrecimento das sementes.

Aproveitei a tarde para ir dar uma volta pelas aldeias do Concelho de ANADIA, a que pertenço. Passei pela CURIA, minha terra, que ficou mais "limpa" e atractiva depois das obras que a Câmara lá mandou realizar. Mas com tanta chuva nem dá para apreciar  e usufruir das mesmas.

Fui à MATA...continuei por Óis do Bairro, São Lourenço e Couvelha. Notei o envelhecimento e o abandono triste a que estes lugares estão votados, pelo envelhecimento das populações e pela nova onda de emigração a que os portugueses estão a ser obrigados, em consequência da catástrofe a que estamos condenados com as políticas deste governo de passos coelho.

Entrei na Igreja de TAMENGOS e na  de VILARINHO do BAIRRO.O período pascal faz-se sentir na costumada ornamentação das mesmas. O roxo impera, como é tradição num lugarejo católico. Mas sente-se igualmente o cheirinho dos "folares" da Páscoa, tradição desta região bairradina...caseirinhos, amassados com o suor da força das nossas mulheres que mantém viva a tradição do bolo da páscoa que se oferece aos afilhados ,no próximo Domingo.

Fui até SAMEL... Não vi muitas mudanças , em relação a tempos idos... Há tanto a fazer!

Resolvi fazer este passeio em vosso nome, amigos que sois, destas aldeias.

Notícias boas?

Senti-as em Vilarinho do Bairro onde, tendo família, pude sentir as saudades e a tristeza de ver fora do país, em longínquos horizontes, os nossos familiares. Senti também, não posso deixar de o dizer, a ideia determinada de jovens primos que afirmam que vão emigrar...

Uma Páscoa diferente, esta...pela muita chuva e pela angústia em que se vive...

FELIZ PÁSCOA, MEUS AMIGOS E CONTERRÂNEOS!


Maria Elisa- 28 de Março de 2013

1 comentário: