sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER/013





DIA INTERNACIONAL DA MULHER/013


Escrevi um textinho para todas nós. Mas dedico-o também aos homens da nossa vida que nos amam e respeitam e aos amigos do Facebook que me têm recebido, Sempre, com muito carinho e respeito.

Este ano, resolvi dedicar um poema à menina- mulher ANNE FRANK, que podeis comentar, se assim o entenderdes. Não farei notificações, como entendo ser a atitude mais correcta na passagem deste dia em que tantas de nós , por todo o mundo. estamos unidas .

"“DIA INTERNACIONAL DA MULHER”- (2013)


“Os homens distinguem-se pelo que fazem, as mulheres pelo que levam os homens a fazer.”

Carlos Drummond de Andrade



Comemora-se, hoje, o “Dia Internacional da Mulher”.
Sou um pouco ave
ssa a comemorar “dias especiais”, pois entendo que todos os dias da vida do mundo deveriam ser dias para pensar na Arte, na Música, nas Mulheres, nos Homens, nos Poetas, nas Crianças Especiais…nas flores, nos mares, nas árvores, etc.

Integrada, no entanto, no sistema social, entendo que não me posso alhear de realidades que o Mundo destaca e, por conseguinte, aqui estou para dar uma palavrinha aos seres que, como Mulheres, são hoje lembrados, mais particularmente.

A intenção que subjaz à criação institucionalizada destes dias especiais é, a meu ver, a de dar”um murro no estômago” das sociedades e forçá-las, ao menos num certo dia do ano, a pensar naquilo que muitos se abstêm de enfrentar, nas coisas especiais e importantes e que o ego social tem tendência a esquecer.
Todos sabemos que as sociedades são um mundo “a preto e branco”, um mundo onde o Bem coabita com o Mal…Mas é sobre esses mosaicos de cores opostas que pomos os pés, diariamente, pisando uns e outros a bel-prazer de cada um de nós.
Sendo o mundo habitado por seres racionais e irracionais, reconhecemos que a Criação nos juntou para que nos víssemos todos, uns aos outros, nas nossas especificidades, qualidades e defeitos.
E …não somos nada perfeitos … temos virtudes e defeitos…nós, mulheres e homens…que não existimos uns sem os outros!
…e as flores são lindas! as árvores , os rios, os mares, as neves , são lindas! os pássaros, as montanhas, os bebés…são lindos!
Feio , é o HOMEM-SER! O Homem que domina, que corrompe, que destrói tudo em que toca com a “inteligência” que o deveria tornar humano! E como lhe faltam “CAUSAS”…criaram-se os dias disto e daquilo!
Tomo a liberdade de, como Mulher e junto de todas as Mulheres, comemorar este dia deste ano de 2013, com uma humilde e sentida homenagem a ANNE FRANK, a tal menina do “Diário de ANNE FRANK”, livro mais lido e traduzido do Mundo e considerado património da HUMANIDADE. Faço-o em termos poéticos também, num poema que me atrevo a amar, pois esta Menina-que-foi-sendo-Mulher não o pôde ser integralmente por vontade do SATANAZ- HITLER, que a matou no campo de Concentração de BERGEN-BELSEN, dois meses antes de os Aliados terem libertado a HOLANDA do jugo nazi.
Neste livro, que descreve o sofrimento e o horror desta época sob HITLER, escrito de modo fascinantemente maduro desde 14 de Junho de 1942 a 1 de Agosto de 1944, a menina que há em todas nós, mulheres, debateu-se “num feixe de contradições”, como afirma no último dia em que teve a oportunidade de “fugir” para junto da “amiga” Kitty e registar o pouco que registou, desse fatídico 1 de Agosto…Menina-Mulher…Lua incompletamente perfeita, pois nunca chegou ao QUARTO – CRESCENTE do desabrochar para a vida…
Queria ser escritora. E se o Mundo imperfeito da ditadura o tivesse permitido, sinto que o teria sido de um modo grandioso, pelo registo de Emoções - em-crescendo que a foram tornando mulher ao observar a angústia e o sofrimento que a levaram, a ela própria, a ver a morte, para além da morte. Aquele “RESTO” de página-em-branco, no último dia, mostra-nos o modo horrível como morreu… Sentimo-lo, olhando sempre outra vez para o que foi crescendo nela, nos dias anteriores de medo, angústia, ansiedade e prenúncio triste…
Diz ela a 20 de Junho de 1942:
…”Por tudo isto é que escrevo um diário. E para evocar, na minha fantasia, a ideia da amiga há tanto tempo desejada, não como uma pessoa qualquer e não só para descrever factos. Este diário é que vai ser “a minha amiga2 e vou pôr-lhe um nome. Essa amiga chama-se KITTY.”..
Nunca esqueçamos, mulheres-minhas -irmãs- de -sexo, que continuam a existir “campos de concentração” à nossa volta e que há mulheres que são impedidas de aceder aos mais básicos direitos da dignidade humana! Encontraremos “burkas” por todo o lado configuradas em todo o tipo de violências, das quais a violência doméstica é, no nosso país , a causa de dezenas de assassinatos por ano, que ficam impunes a maior parte das vezes…
Ponhamo-nos, por isso, em frente de um “Mapa-Mundi”, uma espécie de “espelho” imaginário onde possamos ver as barbaridades contra as mulheres, nomeadamente fora do território europeu… mas nele, também!

Saibamos reconhecer o Amor e a Ternura de quem nos está mais próximo como Maridos, pais, noivos, amigos…Esses representam a “parte branca” do mosaico-mundo, ao darem força à luz que dimana duma “seara-trigo”, de seu nome MULHER!
( É claro que o joio existe em qualquer seara…simplesmente para ser banido das “sociedades-trigais”…)
E recordemos o que dizia Júlio Diniz:
“Um amor bem verdadeiro, uma vida bem íntima com uma mulher, a quem se queira como amante, que se estime como irmã, que se venere com mãe, que se proteja como filha, é evidentemente o destino mais natural ao homem, o complemento da sua missão na terra.
Júlio Dinis
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

Mealhada, 8 de Março de 2013
Maria Elisa R. Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário