sábado, 16 de março de 2013

PORTUGAL DEPOIS DA 7a AVALIAÇÃO DA "TROIKA"






PORTUGAL DEPOIS DA 7ª AVALIAÇÃO da “TROIKA”


De mal a pior!

Esteve ,por cá, durante quase três semanas, o trio falhado de observadores internacionais, que encontraram o país, apesar de toda a terrível austeridade a que temos sido submetidos, pior que nunca!

Digo “trio falhado” , porque ,agora, não querem reconhecer que as  decisões tomadas para Portugal, estavam erradas e  têm contribuído para a miséria em que nos encontramos .

Falhado, também, estre desgoverno cego que nos quer ver a todos de mão estendida e cujo ministro das finanças não acerta nenhuma das previsões que faz; não consegue pôr de pé políticas de desenvolvimento e  a única coisa que sabe fazer é cortar nas pensões,  roubar aos pobres e funcionários públicos,  ir decrescendo o que ganhamos, de tal modo que, dentro em pouco, teremos que pagar para ir trabalhar. Pessoalmente, vi-me roubada, este mês, em mais de 70 Euros, novamente! (mais 14 contos antigos!). Como eu, milhares de aposentados e pensionistas, que ganham muito menos que eu! No mês passado, levaram mais de 1000 Euros em impostos relativos a Janeiro e Fevereiro!

Estimam os entendidos que, no fim de 2013, o desemprego vá chegar aos 20%! Mas, outros que já fizeram as contas, dizem que já lá estamos e que o desgoverno está a apresentar as estimativas “POR BAIXO”!

As manifestações de desagrado aumentam e sucedem-se, agora já com idosos, jovens, crianças ao lado dos pais, militares, polícias, professores, empregados e desempregados, todos contra este estado de coisas e contra “as coisas” deste estado!

Não sabemos que fazer perante tantos impostos, tantos aumentos da luz, da água, do gás, bens essenciais sem os quais a sociedade moderna não pode já viver.Do mês passado para este, passei de um pagamento de 69 Euros de luz para 83 este mês! Como? Porquê? Ando pelos corredores encostada às paredes para, com o braço sentir a porta onde quero entrar!
O Imposto sobre a casa, subiu de 35 Euros do passado ano para 132, este ano, a pagar em Abril! Onde vamos roubar o dinheiro? Eu quero “assaltar” um “banco”!

Os reformados ultramilionários das chefias bancárias, liderados por filipe vinhal fizeram um movimento “DE REFORMADOS INDIGNADOS”!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!porque não querem que o governo lhes roube tanto dinheiro, nas reformas ultramilionárias! Ao que nós chegámos! Há desgraçados com reformas de DUZENTOS E POUCOS EUROS! Há milhares e milhares de desempregados sem receberem qualquer tipo de ajuda do desgoverno! POBRE POVO!

Muitas são as vozes, da Esquerda à Direita, a pedir a demissão destes tipos que não estavam nem estão preparados para liderar o país nesta Europa de crise, de guerras sociais, de uma miséria como nunca se viu, no velho continente!

Jean Claude Junker, da União europeia, alerta para os perigos de guerra, nesta europa destroçada por quem a tem saqueado. E reparem, amigos leitores, é a Alemanha, mais uma vez! a estar por detrás da nossa miséria…A Alemanha que viu 2/3 da dívida perdoada, depois da Guerra, para poder reconstruir o seu território e que hoje, século XXI, não tem vontade de se integrar nessa mesma europa ,que a ajudou.

Diz um conhecido provérbio popular; “ Nunca lembres a um rico que ele, se calhar, já foi pobre!”

A situação política/social do nosso país, porém, é de tal ordem que, seria hora de chamar Sua Exa, o Sr. Presidente da República, a mostrar que sabe destas histórias e a dizer-lhe que deve “dar um murro na mesa” desta Alemanha, lembrando-lhe estas situações e o dever de olhar para o continente em que se integra, e a viver repartindo a solidariedade. Mas em Belém mora um “espectro”do que deveria ser um Presidente da República! Dele só esperamos que se preocupe em acabar o mandato, para ter mais uma pensão de reforma! Então, não querem saber que o Senhor ontem declarou que não fazia ideia de que a “água estivesse tão cara”?!!!!!

Depois, quando uma vez por mês se digna sair à rua, fica “abananado” por ver que há manifestações de desagrado popular e diz que “é necessário ter em atenção o desagrado do povo”!

Prenuncia-se, cada vez com mais visibilidade, o desastre económico e social para que caminha, a passos cada vez mais largos , este pobre país.

O filósofo Edgar Morin pediu-nos para estarmos vigilantes quanto à imprevisibilidade dos tempos e das situações. Como pode estar um povo que tem certas as calças que veste tal como o copo de água que bebe ou o pão que come?



Mealhada,16 de Março de 2013

Maria Elisa R. Ribeiro


Sem comentários:

Enviar um comentário