quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Do Grande Aquilino Ribeiro...



Porque ler faz bem...um texto de Aquilino Ribeiro da obra "Um escritor confessa-se":

"Refugiei-me na literatura como num convento do Monte Atos. Desde os primeiros anos do Colégio que tivera pronunciada tendência para a especulação literária. Por agora volvia à leitura (...). Entrava para a Biblioteca Nacional com o abrir do portão e era o último a largar. Nunca me aconteceu adormecer sobre os livros como convidava aquela sala em abóboda, firmada em aduelas de tijolo, verdadeira adega do espírito fradesco, com o salitre tomístico colado aos muros, no ar a boiar ainda a mofeta inextinta dos silogismos. Mas havia muitos que dormiam e ressonavam, sem escândalo para ninguém, louvados sejam os leitores da Morgadinha dos Canaviais. Tão encharcado andava eu de leituras que, involuntariamente, cheguei a falar como os heróis de Camilo, prestando-se o facto um dia a franca chuchadeira dos amigos. Curei-me do vernáculo nas relações com os meus patrícios sarcasticamente triviais, mas não deixei de prosseguir na formação autodidáctica".


In Um Escritor Confessa-se







NOTA:

Aquilino Ribeiro,tido como um escritor difícil, não o é, verdadeiramente. A sua obra ensina-nos a ler, a escrever, a conhecer a riqueza dos usos e tradições dos nossos povoados interiores, a sua linguagem, o popular, o calão e o familiar...Leiamos e aprendamos!

Sem comentários:

Enviar um comentário