domingo, 28 de agosto de 2016

Hoje: Sporting-Porto! (ler artigo in www.publico.pt)- ÚLTIMA HORA: Sporting 2-Porto 1

Jorge Jesus venceu sempre Espírito Santo, mas o Sporting só o conseguiu uma vez

Treinador dos “leões”, que perdeu João Mário a troco de 40 milhões de euros, garante que Slimani irá jogar. Portista Óliver Torres também está pronto.
Tal como no clássico da época passada, Slimani tem lugar garantido no "onze" do Sporting MIGUEL RIOPA/AFP
Duas décadas de vida separam os treinadores de Sporting e FC Porto. Jorge Jesus começou a sua carreira em 1989, no Amora, e teve de esperar 20 anos até chegar a um “grande” do futebol português, já com 55 anos. Bem mais precoce foi Nuno Espírito Santo: assumiu o cargo de técnico principal do Rio Ave em 2012 e demorou apenas quatro anos a chegar ao banco dos “dragões”, após uma passagem pelo Valência, de Espanha. Defrontam-se hoje pela primeira vez num clássico, mas a história dos confrontos entre ambos já teve alguns capítulos, sempre com vantagem para o mais veterano.
A história dos embates entre os dois treinadores começou a escrever-se a 11 de Novembro de 2012, em Vila do Conde. Em partida da 9.ª jornada do campeonato, o Benfica de Jorge Jesus impôs uma derrota, por 1-0, ao Rio Ave. Seguiram-se mais cinco duelos entre as duas equipas, com o actual técnico sportinguista a vencer todos. O resultado mais desnivelado ocorreu no Estádio da Luz, na temporada 2012-13, com os “encarnados” a golearem por 6-1. O mesmo palco, na época seguinte, foi cenário de uma nova goleada, agora por 4-0.
Mas os mais importantes encontros entre Jesus e Espírito Santo ocorreram nas duas derradeiras partidas que disputaram em bancos opostos. Duas finais, separadas apenas por 11 dias. A decisão da Taça da Liga, em Leiria, com o Benfica a triunfar por 2-0; depois a Taça de Portugal, com nova vitória dos lisboetas, por 1-0, no Estádio Nacional. Nuno tem esta noite a possibilidade de começar a inverter a estatística negativa, mas agora com armas idênticas às do seu adversário.
Curiosamente, frente aos “leões”, o palmarés do novo treinador do FC Porto é bem diferente. Em cinco encontros disputados (quatro para o campeonato e um para a Taça da Liga), Espírito Santo venceu três, empatou um e contabilizou apenas uma derrota. O maior sucesso do técnico, de 42 anos, surgiu na fase de grupos da Taça da Liga, com uma clara vitória por 3-0.
O Sporting é, portanto, um adversário que traz boas recordações ao dono do banco portista, que já avisou que acredita num bom resultado no Estádio de Alvalade. “Conhecemos perfeitamente o Sporting, conhecemos profundamente a sua equipa. Tentaremos potencializar as nossas qualidades e condicionar a equipa contrária”, salientou ontem, na antecipação do clássico.
Apesar de tudo, Nuno Espírito Santo reconhece que a equipa “leonina” poderá trazer novidades para esta partida. “Sei que o João Mário não vai jogar, mas não sei muito mais além disso”.
E para não dar brindes ao adversário, o treinador do FC Porto foi parco em palavras em relação ao “onze” titular que irá escalar, avançando apenas que Casillas estará entre os postes. Já em relação à possibilidade de vir a utilizar alguns dos mais recentes reforços em Alvalade, esclareceu apenas que o espanhol Óliver Torres é o único em condições de “incorporar-se na equipa” para esta importante partida.

Negócio João Mário é oficial

No caso dos “leões”, Jorge Jesus confirmou que Slimani vai alinhar no clássico, naquela que poderá ser a última partida do ponta-de-lança em Alvalade. O argelino estará com as malas prontas para viajar para o campeonato inglês, com Everton, Arsenal e Leicester a surgirem como os principais candidatos ao seu concurso.
De fora da contabilidade está definitivamente João Mário, que ontem se tornou oficialmente jogador do Inter Milão. Já noite dentro, o Sporting confirmou a transferência do médio português, que já tinha viajado para Itália, a troco de 40 milhões de euros, mais cinco milhões possíveis em função do cumprimento de objectivos não especificados.
“O Sporting não está acostumado a vender jogadores por estes preços. É o preço do sucesso. Os valores não são muito normais para o Sporting e para o futebol português”, afirmou Jesus, admitindo que outros elementos do plantel também são alvo de cobiça: “O Sporting é um clube vendedor, como todos os clubes portugueses. No ano passado, quando aqui cheguei, ninguém queria estes jogadores.”
Depois do triunfo sobre a Roma, na capital italiana (0-3), que colocou o FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões, Espírito Santo não deverá fazer grandes alterações na equipa titular que ultrapassou o play-off de acesso à competição milionária. O mesmo deverá suceder com o “onze” que Jorge Jesus escalou para a última jornada do campeonato, frente ao Paços de Ferreira (triunfo por 1-0), com Gelson a voltar a ocupar o lugar deixado vago por João Mário no meio-campo.
Com duas equipas ainda em busca de uma identidade neste arranque de temporada, este clássico é particularmente imprevisível. Mas não é sempre assim?

Sem comentários:

Enviar um comentário