segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

in "revista "Visão"





Os 12 Presidenciáveis a Belém
Falta pouco mais de um ano para Cavaco Silva deixar a Presidência da República, mas os candidatos à sua sucessão vão ser conhecidos já em 2015. A pré-campanha aquece no outono, após as eleições legislativas. Veja as FOTOS


Por: Sónia Sapage
6:55 Sábado, 10 de Janeiro de 2015 |
4 comentários

1210 10



ComentarImprimirEmail





É cedo para haver certezas sobre quem se defrontará na corrida à cadeira que Cavaco Silva vai deixar vaga em janeiro de 2016. Mas vários são os 'jogadores' em lugares de destaque. Na área política do PSD/CDS, Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Santana Lopes e Durão Barroso não são meros observadores. Mas provavelmente, só Rui Rio conseguirá o apoio do CDS, que ainda pode vir a ter candidato próprio numa primeira volta das eleições (Bagão Félix).

Se o PSD tem pré-candidatos de sobra, o PS não fica atrás. António Guterres é o mais desejado pelos socialistas, mas ninguém sabe o que lhe vai na alma (diz-se que quer suceder a Ban Ki-moon na ONU). E está claro que qualquer outro será uma segunda escolha, incluindo Carlos César (próximo de Costa) ou Jaime Gama (sugerido por Francisco Assis e Francisco Seixas da Costa). Mas ainda neste espetro político, as ambições presidenciais da ala esquerda que esteve no congresso da Aula Magna podem contribuir para o apoio a uma de duas outras individualidades: António Sampaio da Nóvoa ou Carvalho da Silva.Finalmente, duas notas para os mais pequenos. Uma para um grupo de autarcas independentes, com o sintrense Marco Almeida à cabeça, que encara a possibilidade de apoiar um candidato sem partido - desejavelmente António Capucho. E outra para Marinho e Pinto, que admite avançar. Com legislativas entre final de setembro e início de outubro, o aquecimento para a corrida a Belém só deverá começar depois disso. Espera-se um outono político escaldante.




Ler mais: http://visao.sapo.pt/os-12-presidenciaveis-a-belem=f806582#ixzz3OcIcapWU

Sem comentários:

Enviar um comentário