terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Rússia VERSUS Ucrânia



Através de "Café Central"








Moscovo acusa Kiev de atacar constantemente cidades ucranianas

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, disse hoje ao secretário de Estado norte-americano John Kerry que o governo de Kiev ataca "constantemente" as cidades com artilharia pesada.
Os disparos de artilharia registados no sábado contra a cidade ucraniana de Mariupol fizeram 35 mortos e pelo menos 95 feridos, entre a população civil.
"Sergei Lavrov disse que a escalada da situação é resultado das violações dos acordos de Minsk pelas tropas ucranianas que usam artilharia constantemente contra zonas habitadas", refere um comunicado difundido hoje pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia sobre a conversa telefónica entre Lavrov e John Kerry.
"Lavrov sublinhou que a Rússia está disposta a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para incentivar as partes a encontrarem uma solução pacífica" para o conflito agravado pelos ataques que atingiram a população civil em Mariupol e Donetsk, nos últimos dias.
Mesmo assim, o chefe da diplomacia de Moscovo refere que "resultados reais" só podem ser alcançados através do diálogo direto entre os separatistas de Donetsk e Lugansk acusando Kiev de ter optado "claramente" por usar a força militar no sudeste da Ucrânia.
Lavrov, no contacto com Kerry, voltou a pedir aos Estados Unidos para exercer influência sobre as autoridades da Ucrânia no sentido de "abandonarem" a solução militar para o conflito.


Fonte: Rtp

Sem comentários:

Enviar um comentário