terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Palavras de Esther Mucznik


Pensamento que originou Holocausto persiste na atualidade


por LusaHojeComentar




A investigadora Esther Mucznik identifica sinais do pensamento que originou o Holocausto em muitas das tragédias da atualidade.


Em declarações à agência Lusa, a propósito do Dia Mundial das Vítimas do Holocausto, que hoje se assinala, Esther Mucznik adiantou que esses sinais são visíveis por exemplo nos recentes atentados terroristas contra o semanário satírico francês Charlie Hebdo e contra um supermercado judaico, em Paris.

"Apesar do contexto histórico ser completamente diferente [...]a verdade é que há elementos comuns. Por exemplo, no facto de pessoas se arrogarem o direito de decidir quem deve partilhar o planeta em que todos vivemos seja em nome do nacionalismo, seja em nome de Deus, seja em nome da religião", disse a vice-presidente da comunidade judaica de Lisba.

"É um fenómeno que agora aconteceu em Paris, mas que tem acontecido ao longo das décadas e foi levado a um extremo no século XX com o Holocausto", acrescentou.

"Na verdade continuam a existir grupos humanos que consideram que tem o direito de tirar a vida a outros por diferentes razões", sublinhou a presidente da associação Memoshoa, que promove em Portugal o Dia de Memória do Holocausto.

O Dia de Memória do Holocausto assinala o dia da libertação, em 1945, do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polónia, e foi aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas há uma década.

Sem comentários:

Enviar um comentário