segunda-feira, 8 de abril de 2013

O "CHUMBO" DE ÁREAS DO ORÇAMENTO, PELO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL.






O “CHUMBO” do TRIBUNAL CONSTITUCIONAL …


Como era esperado, o Tribunal Constitucional (TC) “chumbou” algumas das medidas de passos coelho, apresentadas no Orçamento de Estado, para o ano em curso.
Já no passado ano o tinha feito, perante o mesmo tipo de medidas gravosas da vida dos portugueses, tendo, no entanto, deixado passar prazos para que a acção governativa pudesse continuar: não deixou, apesar de tudo, de sublinhar que o povo estava a sofrer com tais medidas dando a entender que o (des)governo deveria implementar políticas  que não atingissem tão arduamente os mais pobres e desprotegidos.

Coelho, com o seu carácter medíocre, míope e prepotente, voltou a desafiar o TC com o mesmo tipo de Orçamento, em parte como causa das constantes e sistemáticas falhas de previsões do seu ministro das finanças, que continua a não acertar uma! Pôs-se, por conseguinte, a jeito de levar “mais uma tareia” dos juízes que zelam pelo cumprimento das regras constitucionais, mostrando não ser capaz de aprender as lições que lhe são ensinadas, diariamente, pelos portugueses que o não suportam, que não podem ver a sua cara, que o mandam ir-se embora e que mostram não querer desarmar perante os seus tiques ditatoriais.

Custa-lhe digerir a Democracia! Vai daí, ontem, rodeado de dezenas de fotógrafos, o “grande homem”, na sua pequenez de carácter, ditou para a imprensa um furibundo comunicado contra o TC, que mostrou o seu carácter de ditador que não aceita as regras e o seu ódio mais que evidente, contra os pobres, trabalhadores, reformados e pensionistas, desempregados, gente em tal difícil situação que não pode mais com estas “caras de pau”! O homem “espumou” ódios e ameaças num contentamento serôdio de quem não aprende nada, porque precisa de tratamento urgente!

Este seguidor das políticas restritivas de MERKEL para a EUROPA esfrangalhada, nem sequer aprendeu a lição que a mesma deu ao mundo europeu, há dias, ao afirmar que nunca lhe passaria pela cabeça contestar o tribunal constitucional do seu país! Falta-lhe a grandeza intelectual para ver que não é o TC que se deve subordinar ao seu governo, mas este que deve estar atento aos avisos e conselhos do TC.! Que democracia pode existir se todos os “passos coelhos” do mundo se esquecerem desta regra e quiserem “meter os TCs nas gavetas”?

Por seu lado, o Presidente da República que temos, abrigado no conforto dos muros do palácio de Belém, também não vê nada da miséria do povo, porque , com todas as suas pensões, não passa fome, não paga luz nem água nem gás, viaja em carros indignos da pobreza deste país, tal como os membros do seu governo, não visita a miséria “in loco”, não tem noção das famílias desagregadas que vêem os filhos e parentes fugirem de Portugal ,para verem se vivem!
Quem ontem e anteontem olhasse para as movimentações do governo ,pensaria que se estava a assistir a uma passagem de modelos de carros de alto luxo!
O homem coelho já não tem ideias! Não sabe salvar a face dos desastres em que tem mergulhado o país; alguns dos seus ministros, sabe-se agora, têm vontade de fugir e, cobardes como são, vão abandonar o “barco” quando menos esperarmos. O das finanças, como erra todas as previsões, quer ir-se embora; a da Justiça, quer dar “à sola”; relvas, o dr sem estudos nem “canudo” já se demitiu…Estejamos atentos que o “cortejo” vai continuar! ´

Pois o nosso grande primeiro-ministro, dizem os jornais e os habituais comentadores, já está a preparar mais cortes nos ordenados dos pobres, mais cortes nas reformas e pensões, atrás dos quais o precipício se vai alargando com mais desemprego, menos poder de compra e consequentes baixas da receita fiscal neste país quase todo fechado por conta dos (des) governantes!

Como refere o comentador Rui Tavares no seu “Consoante muda”, no jornal “PÚBLICO” de hoje, “ Debaixo da sua cuidada apresentação, pedro passos coelho esconde uma profundíssima incultura política, económica, jurídica e histórica. Há também ignorância que não só é atrevida, mas ousada mesmo.”É que além de mau e cínico, não aprende com os erros e condenou um país à miséria mais extrema que os leitores podem imaginar! Já não há possibilidades de ajudar quem tem fome! As instituições de caridade não conseguem dar vazão a tanto sofrimento! As nossas crianças passam fome e vão para a escola a desmaiar de fome! QUEM PODE PERDOAR ESTE ESTADO DE COISAS A ESTES TIPOS?OS NOVOS CORTES VÃO SER SOBRE A EDUCAÇÃO, A SAÚDE, O FUNCIONALISMO PÚBLICO, a SEGURANÇA SOCIAL QUE JÁ QUASE NÃO EXISTE, O DESPEDIMENTO DE PROFESSORES E DE FUNCIONÁRIOS…
QUEM SOBRA PARA PAGAR????????????????’
Voltarei , dentro de dias… vou ver o que isto vai dar, para além do afundamento em que nos encontramos.



Mealhada,8 de ABRIL de 2013-04-08
Maria Elisa R. Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário