domingo, 4 de novembro de 2012

A LUTA DOS ÍNDIOS GUARANI KAIOVÁ


A LUTA DOS GUARANIS KAIOWÁS



Há séculos que esta e outras tribus de índios da região amazónica lutam pela manutenção das suas terras e culturas, face à ganância e prepotência do homem branco.
Tenho acompanhado, quer pelos jornais, quer pelo FACEBOOK e por outras redes sociais a luta de uma pequena comunidade de índios GUARANI-KAIOVÁS pela posse do território em que vivem, onde viveram e morreram seus antepassados e onde eles querem ter o legítimo direito de viverem e morrerem.

Tentam, há tempos, ser recebidos pela Presidente DILMA ROUSSEF e pelo chefe do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Estão, agora, em Brasília, com esse intuito. Corre o rumor de que se querem suicidar, em massa, para chamar a atenção dos brasileiros e de todo o mundo para todos os dramas inerentes à ocupação das suas terras.
Se os portugueses bem se lembram, começou com a conquista do Brasil o problema de tantas tribus que encontrámos e , aos poucos fomos desalojando , para que o imenso e rico território fosse dando provas de que tinha valido a pena o esforço das naus de Pedro Álvares Cabral.
Mais de um século depois da descoberta, pregava Pe Vieira a favor dos índios e contra os colonos portugueses que os exploravam e escravizavam, com a desculpa de os cristianizarem.
Hoje, no jornal “Público” vem, na página 20, um artigo sobre a justa luta dos Guaranis.
Afirmam que não se querem suicidar; mas tão-somente que os pistoleiros dos ricos fazendeiros das redondezas deixem de os matar e cercar para lhes roubarem as terras. Muitos dos líderes dos seus movimentos, foram e continuam a ser assassinados.
Para além dos fazendeiros, há as ameaças constantes dos madeireiros, que estão a devastar a AMAZÓNIA em nome da extracção de madeiras ricas e únicas, facto que vai dando cabo do maior e mais significativo “pulmão da Terra”. Devastação da Natureza, doenças de todos os géneros  que se não viam entre os índios, diminuição do espaço para as suas culturas, abusos sexuais sobre as mulheres índias, transmissão de doenças venéreas, suicídios, álcool, homicídios…um nunca mais acabar de males que nos afectam a todos, seres ditos humanos…
Esperemos que a  fundação Nacional do Índio (FUNAI) consiga a paz que é negada a estas gentes, pela corrupção das mentalidades que imperam contra os pobres. A morte de um povo ou de uma espécie é também a morte de uma parte do Universo!


Maria Elisa Ribeiro- 27 de Outubro de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário