domingo, 5 de fevereiro de 2012

DE TUDO, UM POUCO...O (DES)ACORDO ORTOGRÁFICO...(HOJE E SEMPRE...)

Foto google



DE TUDO , UM POUCO…


O (DES) ACORDO ORTOGRÁFICO… (ainda e sempre…)

É incontornável este tema, depois dos recentes acontecimentos, provocados pela decisão do Dr. Vasco Graça Moura (VGM), de “arredar do pé”do Centro Cultural de Belém (CCB), o incómodo “vírus” que é o denominado “Acordo Ortográfico” (AO). Sabido é, através de “NOTA” nos textos que escrevo no Jornal da Mealhada, que sou contra tal aberração de prostrar a Língua Materna às línguas dos países por onde passámos e que formam a CPLP (comunidade dos países de língua portuguesa). Sou contra, como mais de dois terços da nossa população, que aprendeu Português, há dezenas de anos, com esforço e algumas reguadas… (E não considero isto um radicalismo, na medida em que se pode considerar radical, também, quem é a favor!)
Apesar disso, por força dos livros escolares da minha neta e talvez por descuido visual, lá tenho cometido, de vez em quando, o pecado de não pôr um C ou tirar um P…E garanto que, mentalmente, a confusão é tal, que sou obrigada a recorrer ao dicionário com uma frequência imprevista! Nasci depois de 1945,depois do acordo sobre as normas da Língua e sua actualização no contexto sócio-literário; aprendi, por conseguinte, o Português que ensinei, como docente dessa matéria, ao longo de mais de três dezenas de anos.
Conhecedora da oposição frontal de VGM a este “aborto linguístico” que é tal “acordo”, confesso que sempre confiei que, num qualquer oportuno momento, ele dessas notícias de si e da sua posição. Quando surgiu a sua nomeação para Presidente do CCB, disse para mim própria:” Aí está!”mas, como o senhor é simpatizante ou militante (não sei bem) do maior partido do governo, disse novamente com “os meus botões”.”nã, ele AGORA já esqueceu!” .
Esqueci-me de que há HOMENS e homens…E este, fez e faz! jus, à sua craveira intelectual e á sua palavra! Numa atitude de coerência com as normas de honra, o VGM, declarou ontem, ao governo e ao pessoal do Centro que o tal “aborto ortográfico” não se aplicava ali, que retirassem os conversores e que se avançasse com a LÍNGUA PORTUGUESA consignada no próprio texto da CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA! Mesmo que alguns tenham vindo logo “lembrar” que o acordo, verdadeiramente só entra em vigor em 2014…Ou seja: VGM pode ter o seu lugar seguro até esse ano…Depois…quem sabe?
No entanto, a sua decisão já deu para abalar consciências e outros senhores do PSD já vieram perguntar se não seria melhor rever essa situação do acordo, dado que há tantos portugueses contra…
A nossa Língua é esta, a que cultivaram vultos como CAMÕES, FERNANDO PESSOA, JORGE DE SENA, JOSÉ RÉGIO, ANTERO DE QUENTAL, EÇA DE QUEIRÓS, MIGUEL TORGA, SOPHIA e EUGÉNIO de ANDRADE!
Era preciso dar “um murro no estômago” dessa aberração, que mancha a nossa identidade quase tanto, como entregar o nosso património a chineses e árabes de OMÃ!
A nossa Língua é esta que nasceu do Latim Vulgar e se foi aperfeiçoando no território GALAICO-PORTUGUÊS, até que D. Dinis, rei trovador, a declarou Língua oficial, tantos séculos atrás! A nossa Língua é a que BERNARDO SOARES, semi-heterónimo de Pessoa, declarou ser a “sua PÁTRIA”!(“ A minha pátria é a língua portuguesa.”)
• PORTUGUÊS é a língua que os nossos navegadores levaram de continente em continente para formar o tal “Quinto Império” de que falavam Pe VIEIRA e PESSOA…um império de cultura ligado pela Língua para que, como afirmava “O INFANTE”,” o mar unisse, já não separasse…”
• Quererá alguém subentender que sou contra os países que falam uma “variedade” do Português? Não, nem por sombras! O que entendo é que a Língua Materna deve permanecer intocável e devemos aceitar, como legítimas, todas as variedades da nossa Língua, que foram surgindo, ao longo dos séculos, por necessidades oportunas, como a cultura, a situação geográfica, os usos e costumes desses países da CPLP!
• Sabemos que, se há uma comunidade de falantes de Língua inglesa, sem que o “INGLÊS” se vergue ao falar da África do Sul, da Austrália, dos Estados Unidos, por que não fica o PORTUGUÊS como é, aceitando as riquezas fónicas e lexemáticas da sua comunidade de falantes? De notar que os americanos já adoptaram “glamor” em vez de “glamour”, “color” em vez de “colour”…
Ora, as línguas têm precisamente uma propriedade que se chama “Variação” (Variedade) que lhes permite diferenciarem-se em função da geografia, da sociedade e do tempo. Não sei nem me importa saber quem foram os cérebros desta aberração a que chamam Acordo ortográfico: Deles tenho a memória de políticos e intelectuais subordinados a uma grande falta de raízes espirituais, sem cultura da vida das Línguas e das Ciências Linguísticas, sem conhecimentos ( por muito intelectuais que os considerem!)da formação da vivência dorida de uma qualquer Língua! Muitos, com ou sem Licenciaturas, sem saberem falar ou escrever, refugiaram-se nas incongruências dum “acordo”, para suprir as suas próprias deficiências, como falantes e escreventes…
Senão, repare-se nas variedades linguísticas de Angola e Moçambique: a variedade africana do Português falada em Luanda sofreu, com o tempo, imensas influências do contacto com o KIMBUNDU, a língua do povo bantu. Sintacticamente, não há concordância explícita entre sujeito e predicado, por exemplo. E no português de Moçambique, recordando, apenas, o nível sintáctico ( e também por influência da língua bantu), os verbos tendem a ser transitivos e as frases subordinadas são apresentadas com conjunções diferentes das da gramática do português europeu. E deixa de ser assim , por causa de um AO?E se formos para um ou outro país deixamos de falar português? e não temos nas nossas escolas , há dezenas de anos, crianças dos dois países?
Bom seria que os especialistas da Língua se debruçassem, isso sim! sobre a monstruosidade
da língua, falada e escrita, que se usa na nossa TELEVISÃO, verdadeiro “cemitério” das normas linguísticas! Dou só alguns exemplos, ditos e escritos, na TV do Estado… (nas outras, nem vale a pena, senão não saio daqui…)
EX: “runião” (reunião!)-“xelente”(excelente!)-“interviu” (interveio!)- “hádem” (hão-de!) –“xitado” (excitrado!) – “tevisão” (televisão!)-etc, etc, etc…
O pior de tudo ainda -e não só!-está no contínuo ajavardamento da pronúncia de comentadores, catedráticos, desportistas, políticos “cultos”, jornalistas, loiras, morenas, caneças, bobones, vinho tinto, vinho rasca…EM HORÁRIO NOBRE! E com uma celeridade notória, sem que um pobre Professor de Português lhe possa valer, a nossa Língua torna-se ininteligível, estúpida, descaracterizada, de modo que precisamos de um AO para lhe salvar a pele! E para “valer”à incultura linguística dos “senhores doutores”…

Bem…sem a Língua, que é um património entranhado nas nossas raízes culturais, com uma estrutura morfossintáctica única, o que é Portugal que cede a tudo por uns tostões mais para os da TROIKA? Se a REN , a PT, a EDP, a Língua ,se estão a passar por vontades ocultas, para outros reinos…será que conseguimos segurar o “MOSTEIRO DE ALCOBAÇA”…os JERÓNIMOS…o MOSTEIRO DA BATALHA…o vira do Minho…o vinho do PORTO…o santuário de Fátima…a Ponte sobre o Tejo?
Mealhada, 2012-02-05
Maria Elisa R. Ribeiro
maria.elisa.ribeiro@iol.pt
http: //lusibero.blogspot.com

1 comentário:

  1. Depois da Língua que é a nossa identidade...não me admira nada que tudo vá atrás!! Fado?? Ou chegaram os vendilhões do templo???Beijo
    Graça

    ResponderEliminar