sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

POEMA: MEMÓRIA


MEMÓRIAS

Dentro de mim canta um melro
que voejava feliz na infância
e se sentava depois, na ameixieira do quintal.

Fez ninho na minha memória…

Ouço-o sempre que quero esquecer
a “Árvore” monumental e desligar-me dos sons
dessa época crucial…
No seu bico guarda os momentos dos instantes
que não volto a viver.
O pensamento persiste em chamar ao presente
uma aguarela impressionista-sonora que teima
em ver o Outrora-do-mundo-das-verdades-oníricas!
Mas a vida esqueceu-se de brincar dentro das realidades do
mundo da criança que quer esquecer…
Sem pejo, pegou em mim e levou-me do mundo querido
permitindo que o meu vestidito branco fosse poluído.

Passei, depois, por crepúsculos embrulhados no celofane
do toque- do-sino -da-tenra idade…

E morreu o velho quintal…
Perdeu-se a árvore do canto do melro…
Estava só e desamparada, jorrando lágrimas que vinham
do coração do orvalho…Não dei por nada…
Mas sei que morreram com ela as horas da catequese…
…dos “Pai-Nosso” e das “Avé-Maria”…
Hoje, rezo amiúde , o “Acto de Contrição”, com a alma
recheada de raízes da árvore do velho-ido quintal
da velha ameixieira-enxame-de-odores-da-inocência-floral!

Dentro de mim, há rumores de um melro
que cantava na infância-Outra-era…
Dentro de mim, guardadas estão as lágrimas do meu Então
e cheiro o sol noutros matizes…nos ares que respiro-suspirando-por-ti…
…nas flores que sorriem ao abrirem-se, sensuais, à sede das abelhas…
…nos regatos que deslizam, a cantar…
… nas montanhas que se oferecem ao luar…

Memórias…Vida sem a qual não Somos…


R-C13N-19-Fev/012 (vds)
Marilisa Ribeiro

2 comentários:

  1. Passei para te ler como sempre o faço e desejar-te um bom fim de semana.

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Manuel! Beijinhos de bom fim de semana para ti e para os teus.
    Mª Elisa

    ResponderEliminar