quarta-feira, 8 de março de 2023

À MULHER

 Texto de minha autoria

Dia Internacional da Mulher
Este não é um dia qualquer, mas é um dia de todos os dias.
Todos os dias o Mundo celebra, para o Bem e para o Mal, um dia dedicado à mulher. Somos pouco conscientes do nosso valor. Somos MÃES, somos filhas, somos trabalhadoras ,no duro, e somos, em milhares de situações, mais mal pagas que os homens. Sofremos as dores do parto e morremos tantas vezes, ao dar à luz.
Apesar do trabalho fora de casa,( que não se pode viver sem o seu trabalho,) somos vítimas dos homens que não são os bons companheiros como sempre sonhámos, desde o dia em que endossámos o vestido branco.
A violência doméstica e política colocam a Mulher em graus de inferioridade; e não obstante os políticos conhecerem esta triste verdade, esta violência cresce a olhos vistos e parece que ninguém se importa.
Vemos o IRÂO e outros países do Oriente descarregarem as espingardas sobre as suas vítimas indefesas, sem que os Órgãos políticos voltem atrás na sua loucura. Recentemente ,vimos as pobres mulheres darem à luz no meio dos escombros dos terramotos, e nas manifestações contra usos e costumes?- ditos morais e/ou tradicionais.
Lembro-me da guerra da Indonésia. O povo fugia, noite alta, pelas colinas rochosas e as pobres mulheres davam à luz no meio das rochas, no escuro, sem qualquer ajuda ou protecção que os seus gritos abafados.
Mas não é preciso ir tão longe...Em Portugal, quando as bestas se cansam da mãe dos seus filhos, a tal que lhes faz a comida e lhes trata dos filhos, das casas e das roupas, matam-nas a "sangue frio" e em muitos casos não há Justiça que os condene. Neste momento do mês de Março, temos notícias de mais de duas dezenas de mães mortas, assassinadas, mesmo em frente dos seus filhinhos!
Ó mulher, reage, pobre de Cristo! Lembra-te de que, no Afeganistão, os ditadores cometem os maiores pecados contra "um véu" mal posto na cara e nas cabeças, e assassinam sem dó nem piedade. Lembra-te que ,lá, as pobres meninas são perseguidas para não frequentarem as escolas e/ou Universidades.
Atreve-te a tirar o maior partido das tuas cor e luminosidade!
O Mundo tão calado está com as injustiças que sofres, que se tornou cobarde a reagir contra a falta de Justiça, Liberdade e Fraternidade!
Lembro Luís de Sttau Monteiro, na sua obra " FELIZMENTE, HÁ LUAR".
Lembro que os "grandes", como BERESFORD e O Principal Sousa (representante do mísero clero) eram contra a educação do POVO, pois quanto mais aprendiam, melhor se podiam defender.
Acabo por aqui, meus amigos! Teria muito a dizer. Acabo desejando a todas vós, mulheres, um dia especial e muito feliz!
Mealhada,8 de Março de 2023
Maria Elisa Rodrigues Ribeiro
Pode ser um desenho
Todas as reações:
Joaquim Sousa e Linda Maria Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário