terça-feira, 14 de março de 2023

O Pensamento de Mircea Eliade :Excerto de um texto, na Internet

 

O pensamento de Mircea Eliade( in Internet):
O pensamento de Mircea foi igualmente marcado pela mesma face mística que move o Fascismo, principalmente a evocada pela obra do filósofo e poeta italiano Julius Evola, que imprimiu ao século XX uma vertente neopagã. O romeno tinha uma particular atração pelo esoterismo, em especial pelo ritual denominado Zalmoxin e seu pretenso monoteísmo.
Este interesse comum entre o filósofo e o movimento fascista aproximou a ambos mais do que qualquer outro fator político, embora pareça estranho que alguém com a mentalidade de Eliade, criado em uma família cristã ortodoxa, tenha flertado com o fascismo. No final da década de 30 ele atuava como assessor de Ionescu, que em 1938 foi preso por ser um pretenso integrante da Guarda de Ferro, organização fascista acusada de anti-semitismo. O próprio Mircea permaneceria em um campo de concentração por algum tempo.
Poucos anos antes, em 1936, ele fora expulso da Universidade por prática pornográfica, após o lançamento de seu livro Domnisoara Christina, no qual discorre sobre questões como a morte humana e o sentido do erotismo na existência; a protagonista desta publicação é uma vampira, e ele se inspira em histórias folclóricas da Romênia.
A concepção deste pensador se baseia acima de tudo no universalismo do elemento religioso. Daí ser possível encontrar em sua obra o apoio necessário para a necessidade contemporânea de uma relação interreligiosa. Através de seus escritos o Homem tem condições de entender melhor o campo religioso, pois neles se revelam as atitudes do ser diante da morte e sua forma de enfrentar a impermanência humana.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Partilhar

Sem comentários:

Enviar um comentário