sábado, 22 de outubro de 2016

É arte!


Faro nunca poderia vender escultura sem autorização do ministro da Cultura


ISABEL SALEMA

22/10/2016 - 10:21


Especialistas dizem que os bens dos museus são inalienáveis e condenam Faro por ter equacionado a venda de uma escultura angolana.






A cabeça da escultura nkisi nkondi
MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA






1 / 3



Showing image 1 of 3




2







TÓPICOS

Algarve
Escultura
Artes
Faro
Museus

MAIS
Os 50 nkisi portugueses
“Nunca nos passou pela cabeça libertar esta peça”
Opinião: Os que olham para a Cultura além de Costa
Chama-se Nkisi e tanto atrai os maus espíritos como ofertas milionárias. Mas Faro não vende


O Museu Municipal de Faro não pode vender qualquer das suas peças, disse ao PÚBLICO o gabinete do ministro da Cultura. A escultura africana que faz parte da colecção do museu e que recebeu este ano uma proposta de compra por dois milhões de euros de uma galeria britânica não pode ser negociada e vendida, em qualquer circunstância, sem autorização do ministro da Cultura, acrescentou Teresa Bizarro, assessora de imprensa de Luís Filipe Castro Mendes.

De acordo com a Lei-Quadro dos Museus Portugueses, de 2004, “os bens culturais incorporados em museus municipais integram o domínio público municipal” e “não podem ser vendidos”, respondeu o gabinete, depois de interrogado pelo PÚBLICO sobre a possibilidade de um museu municipal vender peças do seu acervo. “Nos termos da mesma lei, a desafectação do domínio público de bens incorporados em museus carece de autorização do ministro da Cultura, ouvido o Conselho Nacional de Cultura. Só depois dessa desafectação é que os bens poderão ser vendidos.” O Ministério da Cultura não recebeu qualquer pedido de Faro.

Sem comentários:

Enviar um comentário