segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Estamos, em Portugal, com mais de 40º, esperando-se para amanhã, chegar aos 46/47!(in www.publico.pt)


Militar morre após sofrer "golpe de calor" em exercício


LUSA e PÚBLICO

05/09/2016 - 07:26

(actualizado às 13:35)


Militar frequentava o curso de Comandos.
PÚBLICO/ARQUIVO




0







TÓPICOS

Exército


Um militar morreu no domingo à noite devido a um "golpe de calor" (insolação) depois de um treino do curso de Comandos, informou nesta segunda-feira o Exército, sem precisar o local.

De acordo com uma nota do Exército português, o militar, que frequentava o 127.º curso de Comandos, sentiu-se "indisposto durante uma prova de tiro (tiro reactivo)", tendo sido de imediato assistido pelo médico que acompanhava a instrução.

Foi- lhe diagnosticado "um golpe de calor". Por esse facto determinou a saída do militar da instrução e a sua transferência para a enfermaria de campanha, onde terá ficado em observação, segundo a mesma nota.

O golpe de calor ou insolação é uma situação resultante da exposição prolongada ao calor; num local fechado e sobreaquecido (por exemplo dentro de uma viatura fechada, ao sol) ou da exposição prolongada ao sol, segundo explica o Serviço Nacional de Saúde (SNS) na sua página da Internet. É uma situação grave que necessita transporte urgente para o Hospital.

Como após o jantar a situação clínica do militar piorou, o médico optou pela sua retirada para um hospital, mas acabou por morrer após uma paragem cardiorrespiratória antes de chegar a ser transferido.

Segundo o Exército, houve ainda um outro militar que se sentiu indisposto na instrução técnica de combate (progressão no terreno), ao qual também foi diagnosticado um "golpe de calor" e retirado, numa primeira fase para a enfermaria de campanha, e mais tarde, cerca das 23h40 para o hospital do Barreiro.

O general chefe do Estado-Maior do Exército ordenou já um inquérito para apurar as causas em que o "trágico acontecimento ocorreu", pode ler-se ainda na nota, que adianta também que a Polícia Judiciária militar já se encontra a tomar conta da ocorrência.

O ministro da Defesa Nacional, emitiu nesta segunda-feira um comunicado em, em seu nome pessoal e em nome do Governo, manifesta “profundo pesar pelo falecimento ocorrido na noite de ontem de um militar do curso de Comandos”.

“Foi com profunda consternação que o Ministro da Defesa Nacional recebeu ao final da noite de ontem [domingo] notícia do sucedido pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte”, diz a nota do ministério.

O comunicado revela ainda que Ministro da Defesa Nacional teve já esta manhã a possibilidade de falar com a família e transmitir-lhe a sua solidariedade pessoal e do Governo neste momento de dor e sofrimento.

“Os familiares e os camaradas do militar falecido estão a receber apoio psicológico disponibilizado pelo Exército. Foram também tomadas todas as diligências necessárias para se apurar as circunstâncias e causas desta morte trágica”, acrescenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário