quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pensamentos…tormentos…


(Foto pessoal)

Decido sentar-me. Olho em redor o meu mundo … o exterior e o interior.
Apetece-me falar comigo… meu verdadeiro abrigo. Sinto necessidade de sufocar-me… comigo… dentro de mim…
A vida que fui vivendo soa, hoje, a uma toada de legenda… Foi tudo épico na minha pequena grande- história… Lutei, concretizei sonhos tornados realidade em horas em que o mundo dormia, preparando um novo dia… Pedregulhos de grandeza tamanha, assustadora, atravessaram-se na estrada que me conduzia à vida. Venci promontórios, que não subi…
Mas não me considero uma “alpinista” falhada!
Errei no amor. Deixei-me iludir de sedução que o não era…entregando o meu melhor. Aflorei a Felicidade… Mas nada era verdade… Só os filhos que produzi, poderão falar de mim…bem como os alunos que ‘inda hoje me reverenciam… Outros filhos… de outro amor…
Velhos amantes, eu e a vida, não nos desprendemos uma da outra… toca-nos seguir, a par e passo, apoiadas na férrea vontade da Verdade, o coro de alegrias e amarguras que ‘inda temos de vencer, até ao INFINITO de nós…
Juntas, espantámo-nos com o “11 de Setembro”, o “11 de Março em ATOJA”, a invasão do Kuwait por SADDAM HUSSEIN, a louca guerra dos loucos BUSH e BLAIR, com “uma mãozinha de alguém que é, hoje, personagem da Europa… (cujo nome não pronuncio)
O meu “PISCO” dorme, placidamente instalado na borda de um sofá, o seu sofá… Dançam, meio adormecidos, os peixitos, no aquário, enquanto as minhas doces plantas, pedaços da NATUREZA que esta me consente possuir, esperam pela minha voz desejando “boa noite”...
Olho as Mãos com que escrevo VIDA…tratadas, mas exaustas de tanto as usar, passeando-me pela face palavras que amo, de que abuso, porque urgem: JUSTIÇA, PAZ, LIBERDADE, HUMANISMO…
Sinto-me, neste momento, GAUDI da minha catedral, este meu mundo que venero sem o conspurcar com manias de grandeza balofa.
Sou leoa no reino dos meus mistérios…
Passou o tempo de assombrações, lendas, contos misteriosos, narradas no seio do calor da lareira da velha casa da aldeia…tempos em que não se tinha três e quatro televisores…NEM um, sequer…
Tudo isto constitui a tela de fundo da Vida que fui ANDANDO…na procura do meu ALÉM, do meu ALI…do meu horizonte do “TALVEZ”…Sabe-me a boca a VIDA…
Ao abrir o computador, para uma última visita a este “HOJE” que já é “amanhã”, uma frase me beija a alma:”MARIA ELISA, beijos em tua alma!” Há lá coisa mais linda!
Sei que não estou concluída, que sou a PEDRA BRUTA por burilar, acredito na permanente evolução do SER…ainda não acabaram as guerras que geram guerras que geram outras guerras…
Há ainda sonhos a cumprir, apesar de HITLER, POL POT, Serra Leoa, Birmânia…
Os meus olhos começam a chamar-me…
Com alegria particular, fecho os olhos e adormeço nos teus braços, amiga de todos os infinitos minutos de MIM…VIDA MINHA!

Maria Elisa, 19 de AGOSTO de 2010

19 comentários:

  1. Ah, Maria Elisa! Quantas vezes somos abrigo de nós mesmos... procurando nos salvar das nossas dúvidas e procuras...
    A foto é absolutamente magnífica e Era, Angel, que vontade de ficar ouvindo o tempo todo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. MALU,minha querida, que grande verdade me saíu!
    Fica o tempo que quiseres...
    Vou começar a ir aos meus amigos do blog, porque com a Susana e a Sónia em casa, tenho pouco tempo livre e tenho que saber dividi-lo entre o Face e o blog...
    Beijos, minha querida!

    ResponderEliminar
  3. MARIA ELISA, MUITAS VEZES TAMBÉM FALO COM MEU AMIGO, EU.
    TAMBÉM SINTO A GRANDEZA DO TEU SER, QUE ATRAVÉS DE PALAVRAS, DIALOGA COM O MUNDO.
    PENSO QUE SE ELES LESSEM, SERÁ QUE TERIAM CAPACIDADE PARA ENTENDER ALMA MAIS GENEROSA?
    QUERO ENTENDER-TE MARIA, ESTOU APRENDENDO CONTIGO.
    UM BEIJO EM TEU CORAÇÃO, UM AFETUOSO ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  4. Maria
    B R A V O !
    Que bom ter esse tempo para entrar aqui, ler e compartilhar desse texto FORTE como a própria VIDA que aí referes.
    Humanas, ah, quanto é bom viver e ser humana e poder dizer "MINHA VIDA", meu abrigo e minha sina.
    Beijos, que estejas sempre bem.
    Salete

    ResponderEliminar
  5. SALETE QUERIDA:Já não recordava o teu blog!Perdoa, minha boa amiga...
    Obrigada por tuas doces palavras!
    VOU AGORA VISITAR-TE!
    Beijinhos
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  6. Vozes da minha alma:sou muito fácil de entender, meu caro senhor!não há nada mais limpo que a VERDADE!
    Agradeço a gentileza das suas palavras!
    Lusibero

    ResponderEliminar
  7. Olá Lusibero,

    Só quem vive - mas vive de verdade - sente, ama, luta, vai mais longe, ultrapassa barreiras, gera filhos, ama, ilude-se, desilude-se, só assim, se atinge essa capacidade de amar, de desejar/sonhar com essa "JUSTIÇA, PAZ, LIBERDADE, HUMANISMO", que tão arredios andam das sociedades contemporâneas.
    Abraço, bom fim-de-semana.
    P. S. Ah, e Gaudi, sempre! O Homem do sonho, do sonho pelo sonho. Único!

    ResponderEliminar
  8. Um bem-haja, caríssima Maria.
    Se nós tivéssemos a possibilidade de questionarmos a nossa verdadeira essência sobra aquilo que ela queria ser, penso que ela iria responder o seguinte – Quero Ser.
    Assim, qualquer homem no mundo quer simplesmente Ser.
    Há algo que nos dificulta trazer o Ser ao mundo e esse algo somos nós mesmos.
    Ninguém jamais algum dia vai encontrar A Vontade, o Amor ou a Inteligência, porque na verdade essa é a nossa essência. A Resposta não está no como encontrar ou como alcançar a Resposta está porque é que em mim não se manifesta. Não se manifesta porque não possuímos a consciência de quão mal cuidamos da nossa vida, da qual a vida física é somente uma sétima parte.
    Não limpamos nós a sujidade que cai sobre a nossa pele? Para tal reconhecemos a pele e a sujidade. Qual é a pele e a sujidade das nossas emoções, das nossas ideias, sentimentos …..?
    Este é o inicio do caminho, este é o inicio de querer Ser.

    Abraços Fraternos

    ResponderEliminar
  9. Teresa Santos: estou tão feliz com a sua visita!
    Obrigada por ser MULHER, por entender assim, as minhas palavras, que são o mais genuíno reflexo do que penso e do que sou!
    Beijo, minha amiga.
    Tenha um bom fim de semana.
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  10. Meu querido AZOTH:como viu, meu amigo, partilhamos a mesma opinião...EU SOU...a caminho de QUERER SER...Por isso mesmo,nunca SEREI...
    Reconheço ,de tal modo, essa verdade do SER- HOMEM, que passei ao papel a MENSAGEM do que é a minha VERDADE!
    Obrigada pelas palavras que lhe mereci!
    UM beijo de
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  11. Aí está um "abrigo" bem acolhedor, amiga! Obra inacabada, a "VIDA" com as pinceladas TODAS, TODOS os retoques e, claro, do início ao fim, TODOS os "gestos" falhados!
    Que bom terá sido adormecer nos seus braços "com particular alegria", tão bem "abrigada"!
    Que sentir-te em tão revigorante abrigo neste meu regresso.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Olá Maria: Lindo texto e bem forte, mas há coisas que nós não conseguimos compreender qual será a vontade do amor?
    beijinhos
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
  13. Nunca chegamos aos pensamentos. São eles que vêm ...
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. SANTA CRUZ: eu acho que o AMOR não tem vontades...tem vivências e é omnipresente...
    Bjs
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  15. Joaquim: lindas palavras...Aceito-as, com todo o carinho...OBRIGADA!

    ResponderEliminar
  16. Maria,
    a vida nada mais é do que um amaranhado de gestos, palavras e ações. Muitas trazem felicidades outras trazem magoas. Mas quando nos conscientizamos que também somos personagens dessa luta, vemos que saimos vencedoras e procuramos a paz de noso eu, num momento de reflexão assim como você o fez. BRAVO!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  17. DORONI,QUERIDA; é assim que penso...Somos NÓS as personagens da luta!
    BEIJOS Mª ELISA

    ResponderEliminar
  18. Lindo texto, princesa das palavras que incendeiam o coração...ai, desculpe, Maria Elisa, estava distraído. Eu seja ceguinho...Maria Elisa...

    ResponderEliminar
  19. LUís!Que bom vê-lo por cá!Palavras lindas, seu lisonjeador!Mas alguém se queixou? OH, Luís...pobre de mim...
    BEIJO de Mª ELISA

    ResponderEliminar