domingo, 8 de agosto de 2010

FRANZ KAFKA: “Na luta entre ti e o Mundo, segundo está o Mundo!”

FOTOS GOOGLE






Filósofo da corrente Existencialista, nasceu em PRAGA, em1883 e faleceu, em 1924, em KLOSTERNEUBURG.É considerado um dos maiores escritores de Língua Alemã do século XX.
Livros como “A Metamorfose” e o”O Processo”mostraram, depois da sua morte, que FK foi um vulto incontornável das Literatura e Novelística checa, em língua alemã.
Sendo autênticos retratos do seu interior e do seu pensamento, reflectem as dúvidas de cada um de nós, quando não nos contentamos em saber que “somos simplesmente, a união de um espermatozóide com um óvulo”. Assim o explica a CIÊNCIA; mas… de onde vimos, qual é o nosso papel neste mundo, o que é o mundo, de onde veio, de onde viemos e para onde caminhamos…?Isso é já do domínio dos pensadores e dos que tentam resolver teorias místicas…que nunca resolverão! Afinal, em termos de RAZÃO, “o que é DEUS? Onde está? como se “ SABE” que existe? O termo “KAFKIANO” entrou, rapidamente, no vocabulário comum, como querendo explicar um assunto que não tem explicação: “Isso é Kafkiano!”
Tanta da sua obra …foi publicada, a título póstumo!
Filho de uma família da classe média judaica, teve sempre uma péssima relação com o pai, motivo pelo qual, desde menino, se dedicou a questionar-se.Duas das suas irmãs morreram nos campos de concentração de HITLER, tendo passado do tristemente famoso Campo de Theresianstadt para o, igualmente, horroroso, AUSCHEWITZ.
Anarquista, por conseguinte, -ou, socialista libertário, como costumava auto caracterizar-se, os seus profundos e revoltados pensamentos sobre a VIDA e a triste condição humana, aliadas à negação da existência de DEUS, transformaram-no, digamos assim, num filósofo.
Ressaltam, da sua difícil de ler obra, uma escrita alemã complicada, sob o ponto de vista gramatical, por opção própria, para “forçar” o leitor a pensar…Consequentemente, são as Metáforas que o leitor tem de interpretar, para entrar no seu pensamento.
Muitos críticos, dos ramos filosófico e literário, pretenderam tipificar a sua obra escrita como pertencendo ao Modernismo.
Pessoalmente, estou em parte de acordo, se pensarmos que o fim da 1ª GRANDE GUERRA trouxe ao de cimo “carradas “de ideias para mudar o mundo, das quais partilharam FERNANDO PESSOA, MÁRIO De SÁ- CARNEIRO, ALMADA NEGREIROS e tantos outros, nacionais ou não.Poderia, talvez! ser um realismo mágico… Mas, continuando a ler “AS Metamorfoses” verificamos, sem sombra de dúvidas que FK tinha “entrado” sem se aperceber disso, na TEORIA do EXISTENCIALISMO!
SARTRE só deu visão às teorias existencialistas, lá para meados do século XX…Mas o movimento das ideias, a questão da existência de DEUS, as nossas origens, o livre arbítrio, a morte…já Kafka as tratava nos seus livros…
O escritor THOMAS MANN é desta opinião! Mas, MILAN KUNDERA acha-o de humor Surrealista, precursor de homens como GABRIEL GARCIA MARQUEZ, CARLOS FUENTES, SALMON RUSHDIE ou o produtor italiano FEDERICO FELLINI…Com FELLINI E GARCIA MARQUEZ, concordo… pelo que vim a ler quando estava na FACULDADE…
É de recordar que a sua obra, vasta obra! - tem sido objecto de interesse por parte de produtores cinematográficos, músicos, dramaturgos…
A verdade é que considero que ela é fruto de um INTERIOR que se assemelha a uma ilha, dentro de outra ilha e de outra…
Por isso, -pelas memórias! por tudo o que o rodeava, o HOMEM revelou-se um profundo PENSADOR, escrevendo ,continuamente, para registar memórias e não enlouquecer…
Temas importantes por ele inseridos, como Metáforas, são o incontornável caso HITLER, a subversão das leis do seu APPARAT, para poder dominar, eternamente, o mundo e os homens…
Trava-se hoje, (neste tempo!) uma tremenda batalha jurídica pela posse de seus bens literários, principalmente (in jornal “Público”, de há dias) restos literários do grande pensador, um tanto misteriosos, muitos dos quais se crê que a GESTAPO tenha roubado…
Muitas frases lhe são atribuídas, Do meu caderno dos tempos de FILOSOFIA, retirei as seguintes, das folhas amareladas da Minha “SEBENTA”:
1- “Há ESPERANÇA! mas não para nós…”
EXISTENCIALISMO OU NÃO? Eu direi que sim, pois a nossa mais certa certeza é a morte…
2-“Há sereias, agora,com uma arma mais mortal do que as suas canções…É o seu silêncio!
Pode haver quem tenha escapado ao seu canto… Mas, do seu silêncio…NUNCA, NINGUÉM!”

Maria Elisa

9 comentários:

  1. Adorei seus comentários, dão muito o que pensar e um homem com os poros tão abertos ao mundo que o rodeava deve ter absorvido muitas coisas que vagavam por ali e com seu gênio as transformou em palavras e conseguiu não enlouquecer, porém não viveu muito.
    As frases finais que escolheu são lindas e intensas.
    Minha ignorância adora suas explanações. Sempre aprendo aqui.
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Maria, posso dar uma palhinha do que penso sobre a questão Deus, anjos, ou demônios?
    Como gostei do teu post, até pensei em publicar o que exponho, porém quero tua opinião. Pode ser?

    DESAPARIÇÕES

    Com é possível que o Antigo Testamento e outras literaturas sagradas, estejam repletos de aparições?
    Dois anjos aparecerem a Abrão, depois a Ló, antes da destruição de Sodoma e Gomorra.
    Jacó, o segundo filho de Esaú, teve de lutar com um anjo no monte Jaboc.
    Moisés foi testemunha de muitas aparições.
    Principalmente a do Monte Sinai, onde ele fala face a face com Deus.
    Os israelitas seguiram durante 40 anos uma coluna de fogo a noite, e de dia uma nuvem os guiava pelo deserto.
    O Rei Nabucodonosor, mau exemplo e nenhum modelo de virtude, fora surpreendido por uma mão que escrevia frases misteriosas.
    No livro apócrifo de Tobias, aparece-lhe o arcanjo Rafael.
    No islamismo, temos o relato das aparições do Anjo Gabriel ao jovem Mohamed em uma caverna.
    Nos Estados Unidos, século 19, aparece ao jovem Joseph Smith, o anjo Moroni,
    Em Portugal, as aparições de Fátima, e na França a mesma entidade denominada de Lourdes.
    São inúmeros os relatos de aparições no mundo inteiro, desde a antiguidade até aos dias de hoje, portanto a lista aqui seria infindável.
    Mas o que fico a meditar é o real motivo de essas aparições se darem de uma forma tão misteriosa e só para alguns eleitos.
    Cada qual tecendo uma visão doutrinária, para mais tarde desembocar numa crença, numa religião, ou num credo.
    Agora pergunto, onde estavam todas essas entidades quando do massacre de muitos inocentes...
    Onde estavam todos quando do holocausto, milhares de crianças foram exterminadas, juntamente com idosos, e separados de seus pais feito animais, NOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO E FORNOS CREMATÓRIOS?
    Não! Por mais que tentem me convencer de que tudo isso seria para purificações, santificações, martírios, virtudes, exemplo de abnegação, nada justifica o silêncio dos deuses...
    O ser humano é monstro, é predador, é anjo, é santo, é messias, é profeta, dependendo de seus interesses e objetivos.
    Como é tola a humanidade, que feito crianças desamparadas vaga pela estrada da vida com tanta insegurança, tendo que se apoiar na religiosidade e no medo do fogo do inferno, na esperança de sua suposta bondade, conquistar o paraíso, e meia dúzia de virgens!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Vozes da minha alma: acho teu texto muito completo e assertivo: ajuda as pessoas a pensarem e ,eventualmente, concordarem ...ou não!Está muito bem escrito e estruturado, com ideias variadas, que vão conduzir o leitor ao PENSAMENTO!
    BJ

    ResponderEliminar
  4. Angela querida: fico feliz por te ajudar a "ver" mais para ALÉM...
    TEnta começar a ver os meus poemas...nestas perspectivas. Sabes? O que leio, faz-me pensar!
    Beijinhos muito amigos
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga, ainda acho que há esperanças, é só o ser humano, (ser humano), e tratar o seu próximo como a si mesmo..Tenha uma linda semana...Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Maria Elisa belo post. Me chamo Raisa e faço parte do elenco do espetáculo teatral LABIRINTO KAFKA. Não sei se tu é de São Paulo, mas aproveito a passagem pelo teu blog para deixar o convite. O nosso grupo, a Confraria dos Ritos montou o Labirinto com base nas obras "O Processo" e "A Metamorfose". O site do grupo e do espetáculo www.confrariadosritos.com . Estamos no Teatro João Caetano até 12 de setembro. Obrigada, Raisa

    ResponderEliminar
  7. Raisa QUERIDA: eu estou em PORTUGAL, amiga!
    Sou portuguesa(http://lusibero.blogspot.com);teria todo o prazer em estar aí ,convosco até porque , apesar de Professora Licenciada em ESTUDOS PORTUGUESES E INGLESES, amo A FILOSOFIA.
    BEIJOS, querida e se quiseres, diz mais alguma coisa.
    Beijo de Mª ELISA

    ResponderEliminar
  8. Vejo Kafka acima de tudo como um visionário, conseguindo, através de mundos imaginados e metafóricos, transcrever aspectos da sociedade e comportamento humanos que são aplicáveis em todos os contextos, passados, presentes e futuros. Após ler Kafka, K passa a ser o nosso melhor amigo nos momentos mais difíceis de interacção com (ou esmagamento por) a autoridade, o único que nos compreende e cujos conselhos são baseados na mais dura experiência.

    ResponderEliminar
  9. LAGO MUDO: é isso que dizes...O conjunto de Metáforas redunda em ALEGORIA...Daí em diante, o pensamento de KAFKA "VIVE" em nós...
    BEIJO de
    Mª ELISA

    ResponderEliminar