sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Alentejo: chorando..a cantar!

FOTO GOOGLE



Era após era, soam, pelos ares, sons magoados

do ALENTEJO, na pessoa dos COROS de trabalhadores

suados!

Quantas lágrimas vertidas ao som desse canto,

dourado pelo trigo das searas, anafadas!



Emociona e causa arrepios de estranho prazer

esse canto misterioso, que cheira a Árabes e cruzados...

Canto misterioso, próprio e único

do qual mal se conhece "O NASCER"!



FiCO FELIZ POR OUVIR, QUANDO APANHO O SOM NO AR...



"CANTO-CHORO", melopeia de sangue nas bocas das

mãos do Semeador...

Que recorda lutas silenciosas, obstinadas!

contra injustiças de antigos- tristes-ditadores...



cada melodia, em CORO,é hino triunfante de homens e mulheres

da planície em choro, em horas de horror...



Voa ,pelos ares, a voz de FLORBELA!

Canto com ela, ao ouvir vossas dores!



No silêncio da Noite, pela planície,

soam homenagens sentidas

ao suor,à miséria, ao sacrifício...



E eu,- sem vos ver!-fixo-me nos rostos e mãos

calejadas, tisnadas do Sol ardente, queimadas...



ALENTEJO SEDENTO... que choras, a Cantar,

tantos gritos de abafar!

Darás vida ao mais belo dos ritos...

...o semear dos campos de trigo loiro...

...tesoiro falado no cantar chorado...

...das pobres ceifeiras alquebradas...

...de choros amordaçadas...

...CANTO sacrificado de corpos curvados...

...a apanhar VIDA, para secar nas eiras!



"Alentejo da minh'alma"...

de longe te estou amando!





C4D-58- (out- Set/08)

10 comentários:

  1. Minha querida amiga, o Alentejo é um lugar lindo que me trás tristes recordações, minha irmã viveu lá por muitos anos, sendo empregada de um tio, que mais era um carrasco que uma pessoa da família. Para mim realmente o Alentejo chora...Beijocas

    ResponderEliminar
  2. MARilu:perdoa por te lembrar coisas tristes, querida. Mas acredita que há gente como o teu tio do Alentejona minha propria família...
    BEIJOS, amiga linda.

    ResponderEliminar
  3. Minha querida amiga
    Lindo o teu poema sobre o meu Alentejo.
    Choraste as dores...cantaste as mágoas desse povo sofrido.

    Beijinhos com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  4. Passei para deixar um beijinho e desejar bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. MAnUEL MARQUES: beijinho para ti, também...
    Bom fim de semana...
    Saudades até à próxima...
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  6. Passei também para deixar-te um beijinho e um abraço afetuoso, e teu poema lembra o cântico triste e lutuoso.
    Saudades...

    ResponderEliminar
  7. Poema canção...onde as dores se fazem pão...
    Cada dia...o corpo e a terra em harmonia...
    Queria abraçar-te...Alentejo...na tua história
    E amar os que partiram...na sua memória!!

    Beijo saudoso
    Graça

    ResponderEliminar
  8. GRACINHA! Oh minha querida! por onde te perdes, amiga?Que bom ouvir-te!
    BEIJINHOS de bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. Tem terras de muitas dores, de muitas injustiças em que a vida se acaba no trabalho árduo consumindo os sonhos e apesar de tudo é uma terra amada, entranhada.
    beijos

    ResponderEliminar