segunda-feira, 10 de maio de 2010

Poema:Charneca misteriosa"...(on)


Fotos google




Estende-se a charneca quase até ao mar.
Sensual,espreguiça-se , para lá chegar.
O dia flameja e o regato, perto,
molha-lhe os pés para a consolar!

colinas crestadas pelo sol a queimar,
espalham gemidos, sofridos ais,
lamentos derramados no negro lago de areias
cinzentas, queimadas, sedentas.

Antiguidade...raças...fazendas...
desfazem-se lendas a soluçar, nesta charneca
ansiosa por chegar ao mar!

Povo de barcos! Povo de charcos
impregnados de mistérios loucos!

Povo da Terra! Povo do Mar!
Fogo na água do navegar!

Espírito perdido no sossego do vento sibilante...
Espírito de púrpura em era distante...

Volto à charneca, erótica ,sensual;
Alinho as árvores num esforço mental
e vejo rolas,abelhas,borboletas, aves,
vivendo da ficção do mundo natural.

Vestida de verde,verde tão real , a charneca
aparenta inocência, na perfeição,
esquecendo vidas de animais- vidas naturais!
Acomodou-se, como é normal!-
já não quer o mar...
Cinge-se, cúmplice, à terra ribatejana
da qual é raínha, senhora, dama...


C7G-(on)-39/105/Maio-o10

18 comentários:

  1. Minha querida Maria
    Espero que esteja melhor.
    Um poema maravilhoso, uma bela homenagem ao Ribatejo que é uma região muito linda.

    Deixo um beijinho com carinho

    Sonhadora

    ResponderEliminar
  2. Poema lindíssimo,simbiose perfeita.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Que mistérios terão as charnecas que as mulheres gostam de as cantar? Sensualidade, versos perdidos,perfumes de outras flores, recordações de outros espaços?? Não sei!
    Só sei que existe um rio de sol neste poema inspirado por essa terra alentejana, onde o fogo queima e é ao mesmo tempo um abrigo reconfortante para os frios da vida.
    Lindo!
    Beijo amigo
    Graça

    ResponderEliminar
  4. Bonito poema, muito bem concebido.
    A charneca aparenta inocência, mas por vezes...

    Charneca! Charneca!
    Charneca produtiva!
    Tu és levada da breca
    Pro agricultor que cultiva....

    ResponderEliminar
  5. A charneca, encantador bilhete postal do nosso querido Ribatejo, será sempre fonte inesgotável de inspiração para as pessoas sensíveis: a Maria (eu sei, eu sei, bem: Lusibero) é uma delas, como prova o poema com que aqui nos delicia. Parabéns!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria
    Obrigado pela visita e pelo amavel comentário. É uma querida amiga.
    Lindissimo este poema. Parabens
    Bjo grande e muita saude.

    ResponderEliminar
  7. Diogo: a visita que lhe faço, sempre que posso ,é um prazer ...
    Obrigada pelas suas amáveis considerações.
    Beijo amigo de
    Lusibero

    ResponderEliminar
  8. Minha querida amiga: é um poema simples, quese sempre os meus poemas são ditados pelas recordações. Aqui não quis falar de toiros ,campinos e cavalos porque quis dar relevo à charneca ,em si.
    BEIJOS de LUSIBERO

    ResponderEliminar
  9. Quicas: como eu disse à Sonhadora, é um poema muito simples, feito de recordações, sendo a charneca uma Metáfora de vida...
    BEIJINHOS AMIGOS DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  10. JORGE: obrigada por ter cá vindo; andava a pensar que estava zangado comigo... Leia.por favor, o que disse ao "quicas"... A charneca é uma metáfora de momentos que por lá passei, nos meus verdes anos...
    BEIJO amigo de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  11. ANGELA: é um poema muito simples...Obrigada por estar sempre ao "meu lado"...
    BEIJOS de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  12. OLha Gracinha, se fizeres o favor de ver o que eu disse à Sonhadora e ao "QUICAS", verás que puseste o dedo na "ferida", com as perguntas que me fazes...
    Nós, mulheres, temos uma sensibilidade especial para ver certas coisas, e isto sem desprimor para os nossos amigos homens!
    Charneca... feminino...mulher fértil... filhos...Por isso é que aqui não falei de touros, campinos e cavalos....
    Beijos ,minha querida
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  13. MAnuel Marques: gentis palavras! há ,realmente, uma simbiose perfeita ... entre a charneca( feminino) e a MULHER- MÂE- NATUREZA...
    Beijo de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  14. Já não tenho idade para me zangar. Tenho idade para agradecer a Deus a idade que... tenho.
    Sigo com muita atenção os seus textos, embora, por vezes, não me manifeste. Talvez por não estar à altura.
    O Quicas, é uma PESSOA, que muito me honra com as suas opniões, de que retiro muitos ensinamentos.
    A poesia é de interpretação muito subjectiva; depende do estado de alma, não só de quem a elabora, mas também de quem a lê ou ouve.
    Convenho que, a minha opinião, não foi consentânea com o espirito da mesma, apelo,por favor, à sua indulgência.
    Cordialmente, com toda a admiração,
    Jorge

    ResponderEliminar
  15. MEU QUERIDO AMIGO JORGE: eu não quis dizer que o quicas está mais bem preparado do que o Jorge! MAS POR DEUS, meu amigo! O que eu pretendia era responder-lhe com as mesmas palavras e isso tornava-se muito repetitivo...
    A poesia é realmente dos textos mais subjectivos que há. Isso não quer dizer que algum de nós, na comunidade blogger seja mais letrado que outro, Jorge! Oh, meu amigo! deixou-me triste por pensar como pensou... Cada um de nós ,aqui, dá um pouco do seu saber e todos nos enriquecemos ,uns com os outros! Espero que me perdoe por me ter expressado de maneira menos correcta, Jorge, mas juro-lhe por 3 netinhos que tenho que sou a menos convencida das pessoas que o amigo já por aqui encontrou! é claro que não tenho culpa de saber um pouquito mais... enquanto o meu ex- marido dormia, com os meus filhos, eu ia pela noite dentro a estudar, pois de dia trabalhava como Professora Primária e à tarde ia para a Universidade para tirar o meu Curso...
    Por favor ,jorge, avise-me quando ler este coment+ario, porque fiquei muito incomodada.
    Beijo amigo ,de gratidão, por merecer a honra dos seus comentários !
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  16. Minha Querida e Estimada Maria Ribeiro,
    Isto tudo não passa de um pequeno "quiproquo" que só tem a importância que lhe queiramos atribuir.
    Longe de mim, contribuir para qualquer incómodo seu. Isso preocupa-me, e, desde já, peço que me releve da demora à consulta do seu recadinho.
    Espero assim, que a ligeira turvação da água da charneca, se dissipe e a água fique novamente límpida.
    Continuarei com redobrado interesse e expectativa a seguir o prestigiado LUSIBERO.
    Cordialmente, com redobrada admiração e votos de boa saúde, aqui lhe deixo um beijinho amigo.
    Jorge

    ResponderEliminar
  17. Li os teus poemas da página inicial.
    Gosto da forma como abordas a poesia.
    Parabéns por tamanha qualidade literária.

    ResponderEliminar