terça-feira, 18 de maio de 2010

"DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS"


FOTOS GOOGLE




Nos dias que correm , raro é o dia que não seja dedicado a qualquer coisa, pessoa ou assunto.E esta minha afirmação nada tem de utópico ou depreciativo; bem pelo contrário!Há coisas, assuntos, obras no mundo em que vivemos, que é necessário ter bem presentes, mesmo que só de vez em quando, como é o caso dos "Dias internacionais",para não esquecermos a condição humana, que é feita de actos sobre actos e de eras sobre eras. Por esse motivo, museu é sinónimo de CULTURA!
Sophia de Mello Breyner disse :"É A CULTURA QUE ENSINA O HOMEM A ESCOLHER, A CRIAR E A CONSTRUIR A PRÓPRIA VIDA, EM VEZ DE A SUPORTAR".

Numa sociedade como aquela em que vivemos, onde "vale ter olho vivo e pé ligeiro", onde o materialismo impera sobre todos os outros valores éticos e vence a ideia do"ganhar o mais que se possa", numa total ideia de inversão dos valores que nos foram incutidos, a nós! os mais idosos!não conseguimos encontrar respostas para o caos , a não ser que o mundo se vire "de pernas para o ar"!

Os Museus são ,para uns, um amontoado de antiguidades-melhor dizendo-velharias;felizmente que ,para outros, são autênticas provas de vida, porque são relíquias acumuladas do PASSADO e sem PASSADO, não há vida, não há memórias, não há POVO que possa ser digno de o ser!
Uns mais vistosos que outros, uns mais recheados que outros, eles são ,acima de tudo, PROVAS DE VIDA!Vida que se viveu, em alguma parte ou época deste mundo, nalgum recõndito lugar, em termos de usos, costumes, tradições, artefactos de toda a ordem...VIDA, sobretudo!de quem os manuseou, os pensou, lhes deu forma os pensou e os criou.Não há nada nos museus que não seja fruto do Pensamento e das Emoções de um qualquer ser humano.

Nesse aspecto , ao entrar num Museu ,em qualquer parte do mundo, faço-o por gosto e por respeito, pois estou num espaço cheio de VIDA!
Ali está uma PINTURA célebre e junto a ela a aura de quem a legou para a posteridade...E, juntinho àquele carro velho, àquela estátua, àquele livro... "está" a projecção misteriosa do ser que os criou...Neste sentido: não existiriam nem "OS JERÓNIMOS" , nem o "TAJ MAHAL", nem a CaTEDRAL DE MILÃO, sem que alguém os pensasse, os projectasse e ,depois, sem a vida das mãos de quem os construiu!
Como se vê, o PASSADO fez o PRESENTE, que há-de continuar no FUTURO!

Bom seria que fosse mais acessível, em todos os termos,a visita a qualquer museu, pois teríamos gente mais culta ,mais activa ,intelectualmente falando e mais sensível aos problemas de conservação dessas riquezas todas.

Poderia dizer muito mais, pois não me cansaria de escrever sobre o tema.
Fico-me por aqui, por lembrar o dia que ,hoje, se comemora, esperando que muitos amigos tenham o dia livre ,para visitar o "refúgio de VIDA" da vossa Terra!

4 comentários:

  1. Maria, o tema é oportuno, bem vindo e necessário.
    Parabéns!
    Faz quinze dias atrás, estive no museu de língua portuguesa em São Paulo, e na Pinacoteca do Estado, onde viajei neste vasto mundo de preciosos tesouros: Nossas marcas, registradas por mãos cuidadosas dos museus.
    Um abraço, beijos.

    ResponderEliminar
  2. Bela homenagem a esses espaços agraciados com as cores e as tradições, a arte e o pensamento daqueles que a seu tempo foram grandes e contribuíram para o desenvolvimento de seus países e de todo o mundo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Maria Teresa: os museus são a prova ,documentada, da vida dos POVOS!
    Beijinho e obrigada por ter passado.
    Lusibero

    ResponderEliminar
  4. VOZES DA MINHA ALMA: obrigada por ter passado por cá. É como você diz: é a história documentada!
    Abraço de
    lusibero

    ResponderEliminar