terça-feira, 27 de abril de 2010

POEMA "PALCOS"


POEMA: “PALCOS…”

Sinto-me, por vezes, uma estrela a cintilar…
Conjunto de estrelas lampejantes
é o que sou, no meu despertar.


Acontece, quando a vida se torna
uma bola colorida, no brilho do amanhecer.

Como aplauso contínuo
chamo-me ao palco da VIDA,
eufórica e destemida…

Acendem-se as luzes da ribalta…
Ilumina-se, então, o palco.
A magia toma conta da sala da VIDA:
olhos arregalados estremecem
com o barulho das estrelas,
iluminadas pelo som do Infinito.

E o ALÉM da PROCURA
levanta-se,
para a união de uma ovação estrondosa
à atitude corajosa,
do EU da minha ternura…

Estrelas inchadas de luz
prorrompente,
qual ventre de MÃE em parto iminente,
mostram-me o caminho… de mansinho…

Transpiro expectativas nas lufadas de vento…
atrevidas!
Saio do palco…
entro na vida com farrapos de tempo,
frágeis emoções,
únicas sensações
esvaídas, por entre espaços feridos.

Meus pés sentem, no chão,
o estremecer constante da poeira ofuscante…
Telurismo delirante!
Sigo adiante, na noite bela
e tenho cama feita, entre as estrelas!

De lá, vejo a NATUREZA
exuberante,
no seu germinar puro,
duro,
seguro do INSTANTE…

Uma estrada iluminada
conduz-me `a segura morada
do EU que sou…
É aqui que regresso a MIM!
Viagem paradoxal da felicidade na magia,
que se dilui num fio de luz…

Como um colo que se quer morno
num embalo de paz,
minha serenidade aqui jaz!
Borboleta buliçosa,
quedo-me ao pé de MIM…


CAD 7G- 43/43-(MST)-Fev./010

19 comentários:

  1. Tudo o que conhecemos de nós e da nossa vida, talvez seja como a memória deste maravilhoso poema, que nos convida a viajar no tempo e recordar bons momentos no palco da nossa VIDA.
    Saudações LUMINOSAS
    Jorge

    ResponderEliminar
  2. O mundo inteiro é um palco, onde todos os homens e mulheres são meros participantes: eles têm suas saídas e suas entradas; e cada um, por sua vez, desempenha muitos papéis.

    William Shakespeare.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. "Como aplauso contínuo
    chamo-me ao palco da VIDA,
    eufórica e destemida…
    (...)
    Como um colo que se quer morno
    num embalo de paz,
    minha serenidade aqui jaz!
    Borboleta buliçosa,
    quedo-me ao pé de MIM…"

    Um início que promete o reerguer da alma e o recomeço da travessia, sempre corajosa e determinada...e um final que resume e que poderia, por si só, ser um poema.
    Intenso, estranhamente enérgico e sereno, de uma forma quase paradoxal mas, na verdade...um relato de Vida.

    ResponderEliminar
  4. Entraste no palco corajosa...representaste o teu papel e no fim...reparaste que a artista principal...eras tu! Foi um encontro lindo contigo e depois...seguiste o caminho das estrelas...que é lá o teu lugar, onde tu brilhas todas as noites.
    Encontrei outra vez a Maria Elisa...e estou feliz!
    Beijo carinhoso
    Graça

    ResponderEliminar
  5. Lindo poema, sensivel e delicado como uma borboleta
    beijos

    ResponderEliminar
  6. Um aconchego em colo morno, existe algo melhor?

    ResponderEliminar
  7. Minha querida amiga,
    senti uma nostalgia tão grande ao passear teu poema, sim, porque ele é digno de um passeio onde vamos descobrindo sensações, desbravando caminhos de representações.
    Este poema é um lugar, onde tocamos cores e sabores dos dias que nos abarcam.
    Como bem diz, "uma estrada iluminada... Viagem paradoxal da felicidade na magia,"

    Amei!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Jorge: na verdade , a vida é o palco único de cada um de nós...
    Beijos amigos e obrigada por ter vindo!
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  9. Minha querida MALU: ainda bem que viste o poema desse modo!É lindo de "ouvir" o que me dizes! Adoro-te!
    BEijinhos de MªELISA

    ResponderEliminar
  10. MANUEL GOUVEIA: o colo da paz...do amor... da serenidade de espírito...
    Beijo amigo de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  11. ANGELA: obrigada, amiga. É o que quero começar a sentir-me, à medida que vou recuperando... uma borboleta de alma leve...
    Beijinho de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  12. LEEK: publiquei seu comentário , mas hoje tenho tido problemas com a NET ,na minha região e vejo que não foi publicado! LAMENTO! Volte a contactar, por favor!
    LUSIBERO(Mª ribeiro)

    ResponderEliminar
  13. MINHA GRACINHA QUERIDA: tenho que te conhecer! Adoro a paz que sai das tuas palavras e me chega ao coração...
    BEIJINHOS DE Mª ELISA

    ResponderEliminar
  14. MANUEL MARQUES: é verdade! Shakespeare estava certo! A VIDA é o verdadeiro palco das nossas actuações!
    Vou procurar uma música da MIETTA para te dedicar ,sob esse céu de BRUXELAS...
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  15. Poema delicado e sereno.

    Beijinho Maria

    ResponderEliminar
  16. Boa noite, Maria, foi com grande prazer que a acompanhei nesta viagem! No palco da vida, nos vários actos de que se compõe essa peça tão complexa, é sempre aliciante ver até que ponto o(a) artista se identifica com a personagem; e, quando, finalmente, os dois se fundem tão perfeitamente, todos os aplausos serão poucos!
    Beijo de parabéns por estes versos tão significativos.

    ResponderEliminar
  17. Terra de Encanto: se hoje já ando por aqui ,devo-o a ti, também, filha.
    É parodoxal, como dizes e como eu sinto! Mas somos humanos e ,por conseguinte, imperfeitos...
    Só tenho pena de te dar tantas preocupações...
    Adora-te a LUSIBERO

    ResponderEliminar
  18. Quicas, meu amigo: agradeço a gentileza das suas palavras e mais ainda: não há palavras para agradecer o ter estado "ao meu lado", mesmo conhecendo-me há tão pouco tempo.
    UM beijo amigo da Mª ELISA

    ResponderEliminar
  19. Minha amiga Luísa: obrigada pelas lindas palavras, de hoje e de sempre!
    Beijo amigo de MªELISA

    ResponderEliminar