terça-feira, 2 de março de 2010

PONTOS SOLTOS...

_ Passar os olhos pelos jornais, no dia a dia, torna-se um exercício cada vez mais penoso, tal o conjunto de notícias que nos amarguram o viver.
João jardim e sócrates, entenderam-se ,em nome da tragédia da Madeira, enterraram "o machado de guerra" e as finanças vão alargar as mãos para bem da Ilha. Pelo menos até João jardim o entender...
-Karadizc lá se resolveu a sentar-se na cadeira do advogado- não do réu!-para se defender do indefensável:como não sabe o que é a vergonha e o humanismo, tenta "tapar" os olhos à justiça, dizendo que as perseguições ,a morte e os assassínios, os milhares e milhares de vítimas que conhecia existirem, o foram numa atitude de auto-defesa!Recordemos que ,durante a guerra da Bósnia (1992-95)houve mais de 100.000 mortos, milhões de desalojados, milhões de traumatizados emocionais ,que ainda hoje não conseguem dormir...
TEM PERDÃO TAL SER?
-Os desempregados são cada vez em maior número ,no nosso país!Quem nos acode, se do governo não há um vislumbre de se estar a pensar em "pôr mãos à obra",para tornar o problema solúvel?
-Há dias ,dei ,aqui, no meu blog, a notícia do "genocídio" contra os livros, praticado pelo Grupo LEYA, que os mandou, com a maior ligeireza, para a guilhotina!
Só hoje, o Prof. Universitário Luís Fernandes, se refere a esse facto, na sua crónica ,na página 37, de "PÚBLICO"! Ainda foi a tempo...

8 comentários:

  1. Olá, professora poetisa!
    De volta ao teu canto lindo.
    Este post mantém a acutilância do teu olhar sobre o mundo de dentro, e de fora.
    Jardim/Sócrates - armistício a prazo? Não gosto nem dum nem doutro. Mas quero crer (sou homem de esperança, optimista...) que, em ambos, ainda há um resquício de virtude. Vamos ver...
    Jardim exultou. Tão contente ficou com o "senhor primeiro-ministro" (já não é o sr. Sousa!)que até disse, naquele jeito do seu falar, não ir por aí andar a distribuir "cheques", não vá aparecer um qualquer cavalheiro e metê-los no bolso...!
    Sócrates sossegou. O tsunami atlântico amainou, deixou de o fustigar.
    E vamos cantando e rindo...
    Karadizc. Pois! Os sérvios foram aliados contra os nazis, ao contrário dos croatas. O homem matou, matou, e agora diz que estava a defender-se. Fizémo-los. E agora?
    Desempregados. Na minha opinião o Governo que temos deixa muito a desejar. Reconheço, contudo, que tem posto mãos à obra. Só que a obra é , como noutros países, tarefa gigante. Somos pequenos, movemo-nos pelo carril da nossa dimensão. E, para ser franco, não sei se a grande massa de desempregados (infelizmente uma realidade que nos choca, e não podemos esconder)poderá ser reaproveitada...! Está a ser lenta a criação de emprego, pois está, é verdade. A minha dúvida é se conseguiremos alargar o passo (este ou outro Governo)à medida da necessidade urgente...
    "genocído" contra os livros. Inaceitável, intolerável, indigno. No teu, como noutros blogs,o assunto foi ventilado. Eu próprio assinei uma petição contra, já posta a correr na Net. O que mais me confrange é saber que a Imprensa Nacional se prepara para seguir o exemplo do grupo Leya. Para onde caminhamos!?
    É inexplicável (ou talvez não!) que o até há bem pouco tempo director do Público, defensor da ideia de que o Governo está contra a liberdade de expressão, não tenha ainda vindo a público pronunciar-se. E o mais estranho é que o próprio jornal publique a crónica do Prof. Luís Fernandes sem uma chamada de primeira página!
    Um beijo daqui

    ResponderEliminar
  2. Maria:
    Folhear os jornais daqui é também assustador! Quanto à morte dos livros, é triste saber o que houve por aí, mas, infelizmente, a leitura está cada vez menos valorizada neste mundo onde não há tempo e nem disposição para ler e refletir. Aliás, dia 28 de fevereiro, morreu, aos 95 anos, um dos maiores intelectuais brasileiros, José Mindlin: bibliófilo que se reconhecia como "guardião dos livros" e que doou para a Universidade de São Paulo um acervo riquíssimo, denominado BRASILIANA. Esperemos que haja disposição para reverter esse caos, para que novamente tenhamos prazer de folhear nosso jornal de cada dia.
    Bjos

    ResponderEliminar
  3. "No edifício do pensamento não encontrei nenhuma categoria na qual pousar a cabeça. Em contrapartida, que belo travesseiro é o Caos!"

    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. MANUEL MARQUES: honestamente... não me recordo quem o disse...
    Mas essa é a verdade deste país de "CASOS"...
    BEIJOS DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. Mª TERESA: sou honesta... não sei ,exactamente, a profundidade socio-cultural de Midlin... Mas tem razão: o mundo é um mapa de caos ,retalhado, que nos deixa amargurados.
    BEIJO DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  6. CARLOS ALBUQUERQUE: é como disse no teu blog! Deixas-me sem Fôlego, com um comentário tão vasto, tão abrangente, tão rico!
    DEpois, fico mais enriquecida com as tuas "Achegas", os teus preciosos conhecimentos sobre todos estes temas...
    Obrigada, amigo!
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  7. Maria Elisa,
    Todos os dias passo os olhos pelo jornal, é de facto um caos...quando encontro uma notícia mais agradável, recorto-a para depois escrever no blogue, mas é tão raro, o mais frequente é ter que me referir aos assuntos menos agradáveis, devido
    a intensidade, com que eles me afectam, às vezes é só uma abordagem superficial, mas é difícil ficar à margem de tudo que vai acontecendo.
    Beijinhos,
    Manuela

    ResponderEliminar
  8. Querida Manuela Freitas:infelizmente, isso acontece tantas vezes, que eu até já deixei de fazer análises políticas ,frequentes como fazia...
    BEIJOS DE Mª ELISA

    ResponderEliminar