terça-feira, 2 de março de 2010

POEMA: "Alucinação imprevista..."

Foto google



“Alucinação imprevista…”


Sussurros do Mar…
Prelúdios de Amor!

Cantam as águas do oceano
Engrandecido, cobertas de penas
De aves brancas, exóticas,
Entontecidas…

O Sol bate, ardente, nas areias
Cravejadas de brilhantes…

Corpo quente de mulher
Estendido no areal,
Reflecte o calor potente
Do astro- rei, a escaldar…

Batem as águas nas ondas elegantes
De encontro às paredes da rocha potente…

E ela, mulher dormente,
Espreguiça seu corpo dolente
Sob os raios de luz
Estonteante…

Meus pés caminham serenos
Enterrados nas frescas espumas
Que querem chegar às dunas…

Levanta-se o Mistério
Daquele areal,
Com ar sensual…
Dengoso,
Calmo,
Magestoso,
O corpo desnudo
Penetra o mar profundo…

É vela desfraldada
De pureza imaculada!

Foge da falta de sonho
E ambições…
Procura a janela da ilha
A sorrir, onde Portugal há-de chegar…

Mulher-comigo…
Meu presente anelante!
Meu mar claro!
Meu lindo Futuro!

E passo as mãos
Pelo corpo suado,
De tanto lutar contra o Mar!
E ele aceita o suave veludo
Que se desprende…
Que volta ao areal doirado
Despejando mistérios
De olhos molhados…

Quadro impressionista!
Alucinação imprevista…
Que sonho surrealista!

C7G- (OI)-46/52/MRÇ/010

34 comentários:

  1. sonho, do instinto e do desejo...Lindo.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Sonhos s.ao surrealisatas, este é sensual e com certeza intrigante, mas não angustiante.
    beijos

    ResponderEliminar
  3. Querida Maria Elisa,
    Este poema, que fala do mar (sempre essa fixação) levou-me com nostalgia até ao Verão, encontrei-me numa praia solitária, com um sol a queimar-me a pele e de repente a corrida para a água, o mergulho, sentindo aquela frescura e o sabor do sal nos lábios...roubei uma parte do seu sonho, mas neste Inverno tão agreste...pensar nisto foi consolador!...
    Gosto dos seus poemas, a poesia é intimista, dá a conhecer a sensibilidade de uma pessoa,
    Beijinhos,
    Manuela

    ResponderEliminar
  4. MANUELA FREITAS: O mar não é uma fixação, em mim!é motivo poético, é paixão, é tema de divagação poética... É "leit-motiv"! Está nos nossos genes... Que dizer de todos os grandes poetas que dele falam constantemente?
    E eu, pobre de mim!nem sequer tenho obra editada..
    Venha sempre , MANUELA, e obrigada pela gentileza das suas apreciações.
    BEIJO de
    LUsibero

    ResponderEliminar
  5. Angala, não quero que os meus poemas sejam angustiantes... quero que eles vos dêem um pouco da minha alma, que é o que está à vista...
    Beijinhos de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  6. Manuel Marques:é vida...
    BEIJO DE MªELISA

    ResponderEliminar
  7. Maria, teu poema trouxe-me certa nostalgia.
    Escrevi uma poesia, ao escutar uma música chamada "Marooned" do Pink Floyd.
    Ei-la:

    Ondas da Solidão

    Sozinho na praia estou a pensar
    Escrevo na areia... (Espera em vão?)
    Ouvindo distante o barulho do mar
    Amada sublime do meu coração...

    Sozinho na praia estou a pensar
    Quem sabe um dia o amor reviver
    Sublime amor, que espero amar
    Amada sublime, do meu bem querer

    Ouço o som de gaivotas, o mar e o vento
    Uma canção, um rock lendário
    De novo o amor de saudoso momento...

    Ondas açoitam imponentes rochedos
    Assédio incansável, diário e teimoso
    Assim eu estou num teimoso tormento...

    ResponderEliminar
  8. É Vida e é Força; é esperança; é Calor; é Sonho; é Sangue, Amor e Vida.

    Um beijo carregado de sol dentro

    ResponderEliminar
  9. O mar é tema recorrente também para mim, Maria.

    Gostei de a ler, há nas suas palavras muito sentimento.

    Tomara continue e connosco vá partilhando essa marítima alma lusa :)

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  10. Antônio Lídio Gomes: como vês, os temas são universais! Diverge a forma/estrutura dos poemas, mas a temática é essa! Gostei do teu poema, porque ,por outras palavras, vais "ter comigo"...
    Não cultivo o Soneto; adapto-me mais ao modernismo ,embora reconheça que há grandes nomes da Poesia de agora que continuam a cultivar essa forma versificatória.
    BEIJOS DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  11. ANA PAULA SENA: obrigada pela sua visita.
    acho que o mar é um elemento recorrente para quem faz poesia. Bem ou mal, o mar marcou-nos...
    BEIJOS DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  12. Terra de encanto: pus esse teu beijo cá no fundo... não o quero perder... NUNCA!
    BEIJOS DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  13. Mas por que não, o feminino, a mulher, a enfrentar o mar, la mer?
    Por que não a grandiosidade da mulher, que é deusa , estrela, mãe, que sabe do amor, a vercer , a embevecer o mar, la mer?
    Por que não a dengosidade do corpo, a lassidão da pele, a entrega do corpo de onde saem os corpos, a mulher lunar, o regaço quente, os seios como proas, o corpo de encantamento que encanta os barco, a mulher, sim, que seja ela a penetrar o mar, la mer...
    -----
    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Continue despejando mistérios de olhos molhados ...

    Gostei muito do seu poema.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. EDUARDO ALEIXO: obrigada por ter compreendido o poema ,desse modo...Sim...e por que não?
    BEIJOS DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  16. PARTILHA DE SILÊNCIOS:beijinhos e um "obrigada" pela sua atenção...
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  17. Olá...

    Visitando aqui o seu espaço mais uma vez e deixando meus votos de muito sucesso para para você e para esse blog tão bem elaborado. Parabéns pelo trabalho.
    Fica um convite para que aprecie o primeiro Conto Poético de minha autoria, que você pode ler lá na Academia da Poesia: http://academiadapoesia.blogspot.com
    A sua visita e a sua opinião serão muito importantes para mim.
    Deixo o meu abraço* e esteja com Deus.

    Renato Baptista

    ResponderEliminar
  18. Mistérios do mar, mistérios do amor, paraíso de sonhos... paixões, quais velas ao vento!
    Beijo

    ResponderEliminar
  19. convite para seguir a história de Alice, lá no
    --- continuando assim... ---

    ainda vai no início...:)

    bj
    teresa

    ResponderEliminar
  20. Foi bom passar por aqui...
    um beijo


    AMOR E PAIXÃO


    Amor e paixão...
    Duas palavras lindas...
    Que se completam...
    Que dão as mãos...
    Que se irmanam...

    E as duas juntas unem-se...
    E são felizes...
    Mas nem sempre...
    As duas estão unidas...

    E de costas voltadas...
    São algo que magoa...
    E que nos faz doer!...

    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  21. Venho deixar um mimo...
    deixar tambem daqui de Cacia um beijinho...


    AMOR E PAIXÃO


    Amor e paixão...
    Duas palavras lindas...
    Que se completam...
    Que dão as mãos...
    Que se irmanam...

    E as duas juntas unem-se...
    E são felizes...
    Mas nem sempre...
    As duas estão unidas...

    E de costas voltadas...
    São algo que magoa...
    E que nos faz doer!...

    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  22. LILI: de Cacia! Estamos tão pertinho, amiga!
    Adorei o teu poema!O amor faz bem e faz mal, LILI...Quando é o caso de voltar as costas... já não é AMOR, já não vale a pena...
    BEIJITO DE
    LUSIBERO


    NOTA: posso não aparecer por alguns dias, porque ando adoentada, LILI, um pouco deprimida e angustiada. Mas virei ,de vez em quando, amiga.
    BEIJOS

    ResponderEliminar
  23. TERESA: irei vendo a continuação...
    Estou um pouco adoentada, pelo que não espero estar tão activa por um tempo, mas não deixarei de vos visitar e fazer um comentário, de vez em quando.
    BEIJITOS AMIGOS DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  24. RENATO BATISTA: Peço perdão ,meu amigo, por estar tão calada, há uns dias; mas estou mesmo deprimida, sem vontade de participar, como era costume. Por isso, ainda não voltei à casa da POESIA...Mas sim, irei ler seu conto, com todo o prazer, para o poder comentar.
    Espere por mim, com um pouco de paciência...
    BEIJO AMIGO DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  25. Quicas: o amor e a paixão são a vida, meu amigo!
    Estou um pouco em baixo, quicas; um pouco deprimida e já a fazer tratamento; tenho feito menos visitas aos amigos ,por esse motivo.
    BEijo amigo de
    lusibero

    ResponderEliminar
  26. Mais do que para comentar o poema, belo como tudo o que escreves, estou aqui para te desejar rápida recuperação.
    Nada de estar em baixo.
    Força, Amiga.
    Um beijo daqui

    ResponderEliminar
  27. Elisa, espero que esteja tudo bem. Adoro o mar e tudo o que se relacione com ele, por isso gostei muito do poema.
    Bom domingo e boa semana, de preferência com muito baton....LOOOOL

    Beijito

    Norberto

    ResponderEliminar
  28. Maria:

    Leio teus poemas e aqui me deleito;
    Ao ler teus versos, leio como preces.
    No amargor da vida uma trama teces
    Em teus mistérios em teu sincero jeito

    Inspirações escondidas em teu coração
    Vão aflorando em discreta beleza.
    Suspiro, absorto, com cabal certeza.
    Vagueando, aportam em minha direção.

    Um abraço e bom domingo.

    ResponderEliminar
  29. Maria,
    O mar é força, música, magia,... É poesia.
    Lindo, o seu poema! Espero continuar a lê-la.
    Fique bem.
    Que Nossa Senhora a proteja!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  30. Carlos Albuquerque: obrigada, amigo...
    Vamos lá a ver se "arrebito", porque me sinto mesmo angustiada.
    BEIJOS DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  31. MA LÚCIA:verdadeiramente, sinto-me tão mal que peço a Nª Senhora que me ajude...
    BEIJOS Mª LÚCIA

    ResponderEliminar
  32. Antônio Lídio: é isso, são como preces, esses poemas! Obrigada por teu carinho ,amigo. Preciso tanto de reaver o meu sorriso...
    BEIJOS DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  33. NORBERTO AMIGO: batom ainda não ponho...Mas quero que os Domingos passem a ser melhores, com a ajuda do médico, porque me fui "abaixo", psicologicamente...
    Boa semana de trabalho, para ti, também, amigo.
    BEIJO DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  34. Então amiga ????.... agora fiquei triste com a noticia :( ... vamos lá a ficar boa, senão vamo-nos chatear, ou será que me vai obrigar a ir à Mealhada, LOOOOOL...tem aqui todos os amigos a torcer por si, e a quererem que se ponha boa rapidamente... vá lá Elisa, faça um pequeno esforço, sabe o quanto gostamos de si e o quanto ficaría-mos felizes com a sua total recuperação... Quero que me prometa aqui, perante todos os seus amigos que se vai esforçar e que vai ter em conta todo o carinho que temos por si :)...Combinado ????
    Eu vou passando para saber noticias :)... mas só quero ouvir noticias boas :)
    Desejo-lhe um feliz dia da mulher.

    Beijinho Grande :)

    Norberto

    ResponderEliminar