domingo, 26 de julho de 2009

ESPARSA, de CAMÕES, ao desconcerto do mundo

Foto do google
VOLTEI,AMIGOS!




Camões, poeta do século XVI, do período renascentista português, tem uma obra vasta e rica de conteúdos, que é perfeitamente intemporal. Ao andar por esse Portugal fora, como nunca tinha feito, sempre com os jornais presentes ,no dia a dia, para me manter ligada a "estas nossas origens", dei comigo a pensar no povo maravilhoso de que somos feitos, através dos séculos, acabando por chegar a conclusões que nos engrandecem e que, pelo contrário, em relação aos políticos, os deitam completamente abaixo de todas as nossas grandiosidades.
Vou transcrever um pequeno poema de Camões, que serve para ilustrar as minhas palavras:
"Os bons vi sempre passar/No mundo graves tormentos;/E,pera mais me espantar, /Os maus vi sempre nadar/ Em mar de contentamentos./Cuidando alcançar assi/O bem tão mal ordenado,/Fui mau; mas fui castigado./Assi que, só pera mi,/Anda o mundo concertado./"
Pois é, meus amigos! É o velho ditado, se assim o quiserem encarar, de que, em Portugal, é melhor roubar milhões, muitos milhões, de preferência, porque assim fica-se em casa com pulseira electrónica...ou podemos ir passar a "lua-de-mel" a Miami ou andar por aí, mudando de mansão para mansão, de carro topo de gama para carro topo de gama, que, entretanto, lá está quem cultive as couves, batatas, tomates, alfaces, feijões, etc sem ter direito a mais nada que não seja a dignidade de SER HUMANO!

6 comentários:

  1. É isso Maria. Tem sido essa a minha luta. O Amor ao maravilhoso país que temos, às suas inúmeras capacidades, e a revolta contra a cambada de incompetentes que o têm governado, por várias gerações, e que continuam a privar-nos de uma vida digna.

    Um beijo
    Francisco

    ResponderEliminar
  2. Maria

    Bom regresso à blogoesfera.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá, linguista, ainda bem que por aqui navegas, dando energia...

    ResponderEliminar
  4. LUís,eu navego sempre por aqui, se bem te lembras, amigo...Só estive uns dias de férias...Vou ver, agora. se já publicaste outra coisa linda...
    Beijo de lusibero

    ResponderEliminar
  5. Olá, Maria!
    Inevitável passar pelo Infinito Pessoal e não ver tuas reflexões profundas e tão sensíveis.
    Ainda não consegui adicioná-la aos blogs que acompanho, mas assim que der o farei...
    De cá, onde estou, a internet é muito lenta e assim desenvolvo a paciência de esperar pelos avanços da tecnologia.
    Tuas páginas são lindas. Também gosto muito de conversar...
    Abraço, passarei mais vezes.

    ResponderEliminar
  6. MALU,minha querida amiga e colega, deste-me uma grande energia, com tuas palavras lindas e sentidas. Vem, sempre que puderes! Tenho imensos seguidores do Brasil, o que me torna muito feliz!Obrigada!
    Beijo de lusibero

    ResponderEliminar