terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Francisco van Zeller...

Ao ler o "Público"de hoje, 17/02/09, fui agradavelmente surpreendida pelas palavras do Senhor van Zeller ao dizer que "despedir trabalhadores em época de crise, quando se tem lucros é, no mínimo, vergonhoso". É que todos sabemos que muitas empresas se escudam por trás da crise, precisamente para se livrarem já dos "estorvos" que, com sangue, suor e lágrimas, contribuíram para o seu enriquecimento...
Tenho tido, em vários momentos da vida empresarial do nosso país, uma ideia diferente da personalidade deste senhor, enquanto " patrão dos patrões" de Portugal; tive sempre a sensação de que ele estava, constantemente, contra tudo o que significasse melhoria das condições de vida do operariado, indispensável, em qualquer sociedade, para o enriquecimento humanista da mesma.
Queixam-se alguns ministros-e até Sua Exc.a , o Sr. Presidente da República- de que em Portugal não se produz... E por que será? São menos capazes, os portugueses? São malandros?Pois é...e aí tenho algumas considerações a fazer, até com a ajuda que me dá o facto de conhecer vários países, europeus e não só...
Se os patrões pagarem um salário justo, os operários têm gosto em ver o seu trabalho recompensado e não estarão ansiosos pelo toque de saída, para irem lavrar as hortas, tratar do porco, das galinhas, dos coelhitos ,etc.
Outra pergunta: não são os trabalhadores portugueses considerados dos melhores, em termos de rendimento, em todos os países para onde a tristeza da diáspora os fez partir? Nunca ouvi um líder mundial dizer o contrário, um sequer!
Qual o motivo desta miséria atávica? Não ponham os trabalhadores em cheque...a não ser aqueles que preferem andar a sugar o suor de quem paga impostos, do que ir trabalhar...porque, ao fim do mês, ali está o cheque da "reinserção social"... E por onde andam as, tão propaladas, inspecções destes casos? Como pode haver mais produtividade, com tantos milhares de desempregados que não pagam impostos, porque estão a receber da Segurança Social?
Amigos, digo-vos, receio o dia em que eu tenha medo dos meus próprios vizinhos...
E eis como algumas mentes "iluminadas" do ministério da educação, por exemplo, descobriram a "fórmula da pólvora"!. Vão mandar-se para as escolas os Professores aposentados para fazer limpezas, para tomar conta dos "bebés"-DE GRAÇA!- HOMESSA...Mas os tais cérebros, primeiro, obrigam -nos a pagar as bengalas... Conhecem aquela estatueta do..."queres fiado"?Bem fez o Bastonário da Ordem dos Médicos, sobre a mesma saída da ministra da saúde..."queres fiado"?
Fico-me por aqui ,que a "raiva" é tanta que ainda não fui almoçar!

1 comentário: