domingo, 15 de fevereiro de 2009

As crianças e a Escola...


Li ,com toda a atenção, o artigo do Dr.Daniel Sampaio, publicado , hoje, na revista "Pública".Não podia estar mais de acordo ... Enquanto Professora,muitas vezes com a responsabilidade do assento no CONSELHO PEDAGÓGICO, é de há anos que afirmo que as nossas escolas estão a transformar-se num autêntico triste "armazém",onde os pais se limitam a deixar os filhos, enquanto estão a trabalhar. Quem me conhece, sabe que não minto!
Tenho para mim que é na família que se apreendem os primeiros grandes valores, que ajudam na formação integral do ser-vivo, do indivíduo que há-de, um dia, contribuir para um mundo melhor.
É certo que dá um jeitão a muitos encarregados de educação haver um espaço, melhor ainda se for grátis, para deixar as suas crianças...Mas, creiam que o melhor para a sua formação humanista, de seres estruturados com quem o mundo pode contar, é a casa, com o seu toque natural, com o cheiro do pai e da mãe, que não se encontra no espaço-escola.
Vejo os meus netinhos chegarem a casa tão estoirados das inumeráveis horas que lá passam, que tenho pena de não terem tempo de brincar ou de abraçarem os pais...
A equipa ministerial,composta por gente que não sabe ver o brilho dos olhos das crianças, porque só vê a maneira de pôr os Senhores Professores a dormir na escola, não sabe apreciar a grandeza da responsabilidade de quem adora ter nas mãos o futuro dos nossos pequeninos...
Juro-vos,amigos...tenho saudades dos alunos que não voltarei a ter,por ter abandonado o "barco" mais cedo do que queria, para não ter que dar confiança à mediocridade daquele trio de "metralhas", que habita na" 5 de Outubro".Acreditem, pais, os vossos filhos não voltarão a ser pequeninos...

Sem comentários:

Enviar um comentário