terça-feira, 29 de novembro de 2016





DAVID DINIS
EDITORIAL
O mal que o Governo fez à Caixa


O Governo que tudo deu a Domingues terá agora de impor tudo ao seu sucessor: que aceite e siga os planos definidos. Mas que aplique o mais difícil com muitos cuidados.
29 de Novembro de 2016, 6:31
Partilhar notícia
0PARTILHAS
Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter

Partilhar no LinkedIn
Partilhar no Google+
Enviar por email
Guardar


PUB



1. António Domingues passou mais tempo a negociar a entrada na Caixa do que como presidente da Caixa. Quando foi convidado, em Março passado, o Governo estendeu-lhe uma passadeira vermelha, anuindo a todas as condições: salários iguais ao sector privado; um plano de reestruturação com fechos e rescisões; um plano de recapitalização fortíssimo; carta branca para imparizar créditos; uma mudança do modelo de gestão, dispensando o chairman; e até a dispensa de entrega de declarações de rendimento no TC, para conseguir chamar quem quisesse.
PUB


Reduza encargos mensais
Ao juntar os seus créditos num só. Crédito consolidado Cofidis. TAEG desde 13.5%.

Simule aqui

A tudo o que Domingues pediu, o Governo disse sim. De tal modo que o gestor passou umas semanas a ir a Bruxelas e Frankfurt, com o secretário de Estado das Finanças, a apresentar a sua lista de requisitos. Uma vez aceites, Domingues entrou ao serviço. Mas nem três meses durou no cargo.

2. Domingues tinha, em larga medida, razão no que pedia. Que a Caixa devia deixar de ser gerida como um banco público, apresentar contas sólidas, mostrar solidez. E apresentar-se ao accionista sem qualquer ligação de dependência (a não ser a do normal relacionamento entre gestores e accionistas). Se era para ter uma gestão profissional, essas eram as condições.

Domingues não errou nos pedidos. Quem errou foi o Governo, que aceitou e lhe prometeu o que não podia cumprir.

3. Sim, o plano perfeito falhou num detalhe: a política. Porque a Caixa é um banco público. Porque quem apoia este Governo é o PCP e o Bloco. E porque o sistema financeiro não foi incluído no célebre documento para um entendimento da legislatura, com que António Costa chegou ao poder.

O melhor do Público no email

Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público.Subscrever×

No que respeita à banca, esta maioria só tem um ponto em comum: a CGD deve ser 100% pública. De resto, nada: nem salários, nem gestão independente, tão-pouco rescisões, fechos de balcões, dependências externas. Se tudo isto já era difícil de digerir, imaginem a dispensa da transparência.

O erro de António Domingues foi, portanto, este: credulidade no poder de Costa, na palavra do Governo, na resistência do PS. Se foi ingenuidade, durou pouco: a demissão de Domingues é uma manifestação de perda de confiança no accionista, percebendo que este não manda. Não é só uma derrota do gestor, é uma derrota da Caixa.

4. Ironia suprema: o Governo que tudo deu a Domingues terá agora de impor tudo ao seu sucessor: que siga os planos de recapitalização. E que vá fazendo o resto com o menos barulho possível: imparização, rescisões, fechos. Por tudo isto, o caminho mais fácil para Costa e Centeno será escolher, agora, um político e não um gestor bancário. Bastará isso para que todos fiquem aliviados. A política seguirá dentro de minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário