terça-feira, 29 de setembro de 2015

Há água em MARTE!


Há água salgada em Marte. Só falta saber de onde vem


por Ana Bela FerreiraHoje1 comentário


Fotografia © NASA


A NASA revelou o mistério das estrias escuras descobertas em 2011. O planeta vermelho tem água em estado líquido, uma descoberta que pode ajudar a perceber se existe vida.


"Não é o planeta seco e árido que imaginávamos no passado." Pelo contrário, existe água em estado líquido a correr nas crateras e vales de Marte, pelo menos nos meses de verão. Este era o grande anúncio que a NASA tinha guardado para ontem e que aumenta a possibilidade de existir vida no planeta vermelho.
 
Porém, a seguir aos festejos da nova descoberta, os cientistas da NASA estão já focados em ultrapassar o próximo obstáculo: perceber a origem desta água em estado líquido. Uma informação "interessante" que permitiria aos cientistas concentrar a procura de algum tipo de vida em Marte nos locais onde essa água existe, explica Mário Monteiro, investigador na área da origem e evolução de estrelas e planetas.
Na conferência de imprensa realizada ontem à tarde, a NASA revelou finalmente o mistério da origem das estrias escuras fotografadas em 2011. Através da análise destas linhas com infravermelhos encontraram sais dissolvidos em água nas paredes dos vales - sais que não estavam presentes antes do aparecimento destas linhas. A descoberta comprova a presença de água corrente salgada nos meses quentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário