quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

REI D. Afonso IV


Dom Afonso IV o Bravo


Dom Afonso IV

Foi rei da Primeira Dinastia e o setimo Rei de Portugal, era filho de Dom Dinis, rei de Portugal e de Isabel de Aragão, rainha de Portugal, nasceu em Lisboa a 08 de Fevereiro de 1290 e morreu em Lisboa a 08 de Maio de 1357. Está sepultado em Lisboa, Igreja da Sé. E casou com Dona Beatriz com quem teve como descendentes legítimos:

Maria, Afonso, Dinis, Pedro, Isabel, João, Leonor.

Começou a governar em 1325 e terminou em 1357. Dom Afonso IV era o oposto do pai. Homem austero e sóbrio, dirigiu o reino com pulso de ferro. As leis que veio a fazer contrariaram costumes antigos e interferiram inclusivamente na vida privada das pessoas. Não foi um príncipe amado mas foi um rei respeitado.

Quando subiu ao trono tinha trinta e cinco anos e estava casado com Beatriz de Castela, que lhe deu sete filhos. O cognome de o Bravo deve-se sobretudo ao seu carácter colérico e violento. A sua primeira iniciativa – reunir cortes em Évora – teve como única finalidade obrigar os representantes do clero, da nobreza e do povo a declararem que o aceitavam como rei e a jurarem-lhe fidelidade. Isto não era habitual, mas se o rei o fez tinha as suas razões. Nos últimos anos de vida do pai o país fora sacudido por uma guerra civil muito violenta. De um lado lutava ele com os seus partidários e do outro os partidários de Dom Dinis. Isto porque se dizia que o rei preferia deixar o trono ao filho bastardo Afonso Sanches…

Durante três anos, Dom Afonso IV lutou com este seu irmão bastardo. Quem ajudou a pôr fim a esta guerra foi mais uma vez a Rainha Santa Isabel. Do convento onde se encontrava enviou súplicas ao filho e convenceu-o a negociar a paz. No reinado de Dom Afonso IV fizeram-se leis para melhor organizar a administração. Como havia notícia de que existiam ilhas no Oceano Atlântico, ao largo da costa de África, Dom Afonso IV decidiu mandar alguns navios para sul na ideia de averiguar “as condições daquelas terras”.

Os navegadores chegaram às Canárias, mas em 1344 o infante castelhano Luis de La Cerda conseguiu do papa o título de Senhor das Canárias. Dom Afonso IV protestou e o arquipélago tornou-se um pomo de discórdia entre os dois reinos e só muito mais tarde é que o assunto se resolveu, a favor da Espanha.

Uma das filhas de Dom Afonso IV, a infanta Dona Maria, casou com o rei de Castela, Dom Afonso XI. Mas o seu marido apaixonou-se por outra mulher e desprezou publicamente Dona Maria.

Dom Afonso IV não podia consentir em tamanha afronta e atacou Castela. A paz acabou por ser negociada à pressa porque os mouros se preparavam para invadir a Península Ibérica. Em 1340, portugueses e castelhanos defrontaram os mouros na Batalha do Salado. Os cristãos venceram. Não houve mais lutas entre Portugal e Castela. Dona Maria ficou viúva poucos anos depois porque o marido morreu de Peste Negra.

Sem comentários:

Enviar um comentário