segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

HISTÓRIA: O NASCIMENTO DE PORTUGAL...





Origem, Formação e Consolidação da Indepência
(meados do século XI a 1385)
Castelo de Guimarães
Portugal tem oito séculos de história como país independente. O seu nome provém da antiga povoação PORTUCALE situada na foz do rio Douro, e da qual já havia notícia no século VII.
O Condado Portucalense. O Reino de Portugal
Início do século XI, tempo de Cruzadas. A Península Ibérica era um mosaico de reinos onde cristãos e muçulmanos se combatiam.
A estratégia defensiva cristã do rei de Leão e Castela deu origem à formação do Condado Portucalense, território compreendido entre os rios Minho e Tejo.
Foi seu primeiro governante, com título hereditário e dever de vassalagem, o conde D. Henrique, um nobre francês que veio à Península em missão de cruzada e aqui se fixou casando com D. Teresa, uma das filhas do rei de Leão e Castela.
D. Afonso Henriques
Circunstâncias várias forjaram no Condado tendências autonómicas a que D. Afonso Henriques, filho do primeiro conde portucalense, deu expressão prática. Chefiou em 1128 a revolta contra o Governo de sua mãe, já viúva, influenciada por um nobre galego, e venceu. Prosseguiu a guerra para expulsar os muçulmanos da Península, alargou os limites do Condado, lutou contra Castela para se libertar da vassalagem.
Em 1140 proclamou-se rei. Foi o primeiro rei de Portugal. O título foi-lhe reconhecido, poucos anos depois, pelo rei de Leão e Castela e pela Santa Sé em 1179.

4 comentários:

  1. O campo de S.Mamede é aqui tão perto, o castelo de Lanhoso é tambem ele aqui ao lado...
    "Sempre fui um Português urgulhoso, mas... nesta altura começo a perguntar-me se valeu a pena...

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria
    Muito bom conhecer um pouco da história desse grande país.
    Bjux

    ResponderEliminar
  3. Campista...:vale sempre a pena termos orgulho nacional! Quanto mais não for, para lutar contra esta "tralha" que nos rouba.
    "contra os canhões, marchar, marchar!
    Beijinho
    Maria Elisa

    ResponderEliminar
  4. Wanderley: estamos a viver momentos dramáticos sob este governo de uma direita, furiosamente, anti nacional. Por isso me lembrei de, através do Blog e da minha página no Facebook( Maria Elisa Ribeiro-MEALHADA) recordar aos portugueses momentos da nossa história , que nos encoragem na luta!
    Beijinho
    Maria Elisa

    ResponderEliminar