"As minhas palavras têm memórias ____________das palavras com que me penso, e é sempre tenso _________o momento do mistério inquietante de me escrever"
sábado, 20 de outubro de 2012
Muitos dos visitantes do meu Blog LUSIBERO, pelo que posso ver através do contador NEOCOUNTER, são amigos que vivem no estrangeiro e muitos, com toda a certeza são emigrantes portugueses.
Lembrei-me ,hoje, de vos falar um pouco destes dois concelhos do centro de PORTUGAL:no de ANADIA nasci, nas TERMAS da CURIA. A vida de estudo e de trabalho afastou-me um pouco, mas como ainda lá tenho as tias e primos, vou lá muitas vezes, até porque vivo no concelho limítrofe de MEALHADA, onde fui colocada no liceu, como Profª de Português,e onde fiquei até me aposentar , com 37 anos de trabalho.
São dois concelhos do Distrito de Aveiro e com características comuns, na sua vivência: ambos são turísticos, ambos são termais , ambos têm riquezas gastronómicas comuns, como o célebre LEITÃO DA BAIRRADA e a "CHANFANA". No concelho de ANADIA, no lugar da CURIA temos as TERMAS da CURIA e no de MEALHADA, estão as conceituadas TERMAS DO LUSO. Creio que há poucas diferenças , quanto às mazelas orgânicas para que são benéficas as águas; no entanto, a Câmara da MEALHADA tem sido mais pródiga no reconhecimento do valor do Luso e tem cuidado mais as riquezas naturais desta região. Inserida na região do LUSO, está a conhecida SERRA do BUÇACO(ou o contrário, como quiserem...) onde se encontram belezas e riquezas como o GRANDE HOTEL DO BUÇACO, património nacional, e a MATA, célebre pelas espécies raras de plantas e flores. Ambos os concelhos são também rurais e é célebre o nosso vinho da Bairrada, conhecido e vendido em todo o mundo.
A CURIA mereceu, desde o ano passado, honras de aperfeiçoamento das vias, por parte da CÂMARA DE ANADIA.
O PARQUE, no entanto, no qual se situa um lago que já foi o maior LAGO NATURAL DA PENÍNSULA, está tremendamente abandonado e mal tratado, com o lago assoreado por lamas , que já quase não deixam passar "AS GAIVOTAS".
Vou continuar a falar da nossa região bairradina, em próximos artigos, para não vos cansar.
Publico, igualmente, algumas imagens desta nossa terra, para vos ajudar a matar as SAUDADES.
Maria Elisa Ribeiro
Mealhada, 20 de Outubro de 2012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário