sábado, 20 de outubro de 2012


Muitos dos visitantes do meu Blog LUSIBERO, pelo que posso ver através do contador NEOCOUNTER, são amigos que vivem no estrangeiro e muitos, com toda a certeza são emigrantes portugueses.

Lembrei-me ,hoje, de vos falar um pouco destes dois concelhos do centro de PORTUGAL:no de ANADIA nasci, nas TERMAS da CURIA. A vida de estudo e de trabalho afastou-me um pouco, mas como ainda lá tenho as tias e primos, vou lá muitas vezes, até porque vivo no concelho limítrofe de MEALHADA, onde fui colocada no liceu, como Profª de Português,e onde fiquei até me aposentar , com 37 anos de trabalho.
São dois concelhos do Distrito de Aveiro e com características comuns, na sua vivência: ambos são turísticos, ambos são termais , ambos têm riquezas gastronómicas comuns, como o célebre LEITÃO DA BAIRRADA e a "CHANFANA". No concelho de ANADIA, no lugar da CURIA temos as TERMAS da CURIA e no de MEALHADA, estão as conceituadas TERMAS DO LUSO. Creio que há poucas diferenças , quanto às mazelas orgânicas para que são benéficas as águas; no entanto, a Câmara da MEALHADA tem sido mais pródiga no reconhecimento do valor do Luso e tem cuidado mais as riquezas naturais desta região. Inserida na região do LUSO, está a conhecida SERRA do BUÇACO(ou o contrário, como quiserem...) onde se encontram belezas e riquezas como o GRANDE HOTEL DO BUÇACO, património nacional, e a MATA, célebre pelas espécies raras de plantas e flores. Ambos os concelhos são também rurais e é célebre o nosso vinho da Bairrada, conhecido e vendido em todo o mundo.
A CURIA mereceu, desde o ano passado, honras de aperfeiçoamento das vias, por parte da CÂMARA DE ANADIA.

O PARQUE, no entanto, no qual se situa um lago que já foi o maior LAGO NATURAL DA PENÍNSULA, está tremendamente abandonado e mal tratado, com o lago assoreado por lamas , que já quase não deixam passar "AS GAIVOTAS".

Vou continuar a falar da nossa região bairradina, em próximos artigos, para não vos cansar.

Publico, igualmente, algumas imagens desta nossa terra, para vos ajudar a matar as SAUDADES.


Maria Elisa Ribeiro
Mealhada, 20 de Outubro de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário