quarta-feira, 12 de setembro de 2012

PORTUGAL "EM CHOQUE"! ESTAMOS A SER "COLONIZADOS" PELO GOVERNO DE DIREITA





Vive-se um clima de trauma, de medo, depois que passos coelho, no passado dia 7, antes de ir para o concerto dos 50 anos de actividade artística, ter , cruelmente, anunciado ao país, medidas novas de austeridade, que incluem a catástrofe de novo desemprego, novos cortes nas pensões e reformas, novos impostos e mais medidas de apoio aos grandes grupos económicos.

Ontem, dia 11 de Setembro, o ministro das finanças deu uma conferência de imprensa de mais de duas horas, onde explicou tudo o que pensa que tem que se fazer para pôr os pobres em joelhos, à espera de qualquer pequena esmola para poder sobreviver.

O país está em choque!

Não tendo acertado nas políticas implantadas, desde que foram para o governo, o remédio para a nossa miséria está em mais miséria, conforme o governo paranoicamente decide, sem conhecer a realidade da pobreza mais que pobre que grassa no país!

O povo está a reagir como nunca se viu, mobilizando-se contra tão cruéis medidas que denotam a incapacidade de governar, de reorganizar a economia e de levar a bom cabo uma política de progresso. A Igreja , pela voz de figuras conceituadas como o Sr. Bispo de Viseu, o Bispo D. Januário Torgal e o Bispo do Porto veio a terreno condenar a insensibilidade e crueldade de tais mnedidas sobre os pobres que já tão pouco têm.

Os partidos, inclusivamente gente da cor do governo estão, declaradamente, contra o que nem eles esperavam e declararam-no, alto e bom som. O líder da Juventude Social Democratra manifestou-se indignado!Vozes sonantes da nossa política pedem a demissão do Governo e já se fala numa colonização do país pelo próprio governo de Portugal.
Siza Vieira, conhecido vulto da Arquitectura portuguesa mundialmente premiado, diz hoje que os portugueses sentem que estão a viver numa nova estranha Ditadura!

Os Centros de caridade não têm ajuda já, para tantos pobres de mão estendida, muitos deles doutores, professores, engenheiros... gente que dantes era da "classe média"e hoje anda nos caixotes do lixo a procurar restos úteis!AS pessoas já não se escondem com vergonha...

NÃO PENSEM QUE ESTOU A DRAMATIZAR! ESTOU A DIZER-VOS AS VERDADES PURAS E SIMPLES!

Sábado, dia 15, haverá manifestações por todo o país e no Brasil, os portugueses e muitos brasileiros , já declararam que irão fazer o mesmo no Brasil, em solidariedade com os "irmãos" de PORTUGAL.

Não vemos o governo tocar nas brutais fortunas que muitos fizeram à custa dos baixos salários no nosso país.Não vemos os resultados das pesquisas nas PPP(parcerias público-privadas) onde ,como diz o sociólogo António Barreto, há segredos tremendos entre os particulares e figuras dos últimos governos, que ele conhece mas de que não é ele que tem que o dizer aos portugueses...Penso que estamos a pensar, passe a repetição- de corrupção...

O ministro das finanças esteve , hoje à tarde no Parlamento, sob "fogo cruzado".O ambiente político e social está de tal modo inflamado que surgem notícias de mal -estar entre os dois partidos da direita, na coligação. Nas ruas, sobem de tom os protestos e todos, associações sindicais e partidos, pediram encontros com carácter de urgência, ao Sr. Presidente da República.

O tempo da miséria do princípio do século passado, voltou.


Voltarei a dar-vos notícias dentro de dias.


Setembro, 12 , 2012

Maria Elisa Ribeiro

2 comentários:

  1. Pertinente, actual e lúcido.

    Se algo de bom a crise trouxe às nossas gentes, foi a necessidade de falarmos de política, de analisarmos a política e de a deixar de encarar como um tema estranho.
    Afinal ser social e racional é também ser político.

    ResponderEliminar
  2. Rogério Paulo:tem razão...Era hora de acabar esse tremendo "divórcio" da sociedade...Era hora de ouvir o despertador... Fui ao seu blog mas ainda não vi como comentar, porque, de um dia para o outro fiquei com o novo aspecto do BLOGGER e "ainda estou a nadar nele"...
    Beijo amigo
    Mª ELISA

    ResponderEliminar