quinta-feira, 1 de março de 2012

FAROL...


FAROL…

Torre de menagem das margens escuras do mar, o farol é uma casa muito só.
Erguida como sentinela de luz no meio de rochas negras, duras e resistentes aos bramidos do mar tempestuoso, ela é o ponto luminoso que serve de guia aos pescadores e navegantes, nos momentos de tormenta.
A força da sua verdade reside na luz potente e no ronco forte, que rompem a noite dos escuros nevoeiros, ominosos e traiçoeiros, prontos a ceifar a vida dos pescadores-marinheiros , nas horas de lida. Essa luz forte, qual mão de deus, dá abrigo à ansiedade e ao pânico interiores do Homem ,que se debate com montanhas de água do oceano furioso. Possante e altaneiro no seu posto-sentinela, o farol é vida que protege, na falta de rota, barcas ou viajantes perdidos num Norte que se perdeu , em noites de breu; símbolo de vida, luz e esperança, não há, no nosso país, terra à beira mar que não tenha um farol, por pequeno que seja, para oferecer aos mais comuns dos mortais , que o vêem rodeado de albatrozes, gaivotas e mergulhões, guardiões da pedra –luz que reluz ,nas noites de solidão de quem apanha o pão ,nas redes.

O farol é o porto de abrigo de quem está no mar, em perigo.
Há noites em que a lua não ajuda o homem do leme, que geme, que geme. Em cima das rochas banhadas pelas ondas traiçoeiras, ele, farol, é a salvação do pescador-marinheiro que “fareja” a sua aura salvadora. Ele, farol, é um bem que do seu posto não se move, até que um ser aflito deixe as ondas da maresia furiosa, brumosa do orvalho-nevoeiro das noites de tempestade. O mar é um grande aquário…o seu fundo é negro, ominoso, cheio de fantasmas gulosos e insaciáveis de almas-pescadoras.O farol, na sua brancura de cal, é a vida a renascer aos olhos do aflito e angustiado viajante, quando, nas ondas a subir e a descer, lá ao longe, o consegue ver. Ao mesmo tempo que embeleza a paisagem circundante, dá vida às rochas musgosas, escurecidas pelas águas teimosas do mar,que as não deixam em paz.
E é o faroleiro, pastor dum rebanho de frágeis barcas, de grandes navios, de traineiras –pescadoras ou aves madrugadoras, que o vive, em dias e noites de profunda solidão-no-amor.
Pastor atento, forte como velhos lobos-do-mar, enfrenta o mar, que zurra como animal violento.
Faroleiro é homem do mar, como quem anda a pescar…
É guia a labutar a solidão de salvar almas doridas na dura vida das ondas.
AMO OS FARÓIS DO MEU PAÍS DE NAVEGANTES! AMO OS FAROLEIROS DOS FARÓIS DO MEU PAÍS!

Maria Elisa Ribeiro
FEV/012

4 comentários:

  1. Quantas veses admirei tais estroturas, tantas veses pensei, eis algo de muito importanta num país de marinheiros...
    (excelente refleção, aliás como sempre.)

    ResponderEliminar
  2. Campista: é verdade! Eles têm um fascínio especial...são como a "mão de deus" que nos guia!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Adorei. Bela descrição.
    Bom fim de semana.
    fique com Deus
    ate

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, amiga!
    Estás no facebook, Viviane?
    Procura Mª Elisa Ribeiro-MEALHADA-PORTUGAL
    Beijinhos

    ResponderEliminar