terça-feira, 13 de março de 2012

DE TUDO UM POUCO...(Análise político/social)


DE TUDO UM POUCO…


“O melhor modo de vingar-se de um inimigo, é não se assemelhar a ele.”
MARCO AURÉLIO

UM “ESTADO DE RAIVA”QUE VAI PERDENDO O ESTADO DE GRAÇA…

…ou de como tem razão o célebre dito popular que diz: “Quem não te conhecer, que te compre…”!
Quem, como nós, tem idade para se lembrar do que tem sido o percurso de Cavaco Silva nas lides político/partidárias, sabe que Sua Exa nunca dá “ponto sem nó”…
Muitas vezes, caladinho e com o habitual angelical sorriso, sei que, no momento que mais lhe convém, ele dirá “de sua justiça”, mesmo que inapropriadamente, tendo em linha de conta que se tornou “ Presidente de todos os portugueses”. Aquando do governo de Sócrates, primeiro-ministro anterior, estranhava o silêncio de Sua Exa a factos que teriam merecido resposta imediata,- não digo em termos verbais- mas em acções concernentes à gravidade das situações, das quais o nosso povo se queixava, continuamente, que suscitavam dúvidas, e que. hoje, se verifica terem tido razão de existir.
Mas o SR. Presidente, a cumprir o seu “calmo” primeiro mandato pensando já na reeleição, lá foi vivendo, com o sorriso de aparente calma, o calmo mandato, preparando-se para novos angelicais sorrisos que lhe puseram na mão, como previa!o segundo mandato!
São perigosos os sorrisinhos de Sua Exa…
Ei-lo reeleito!
Avesso aos socialistas, à Esquerda em geral e a Sócrates, em particular, que teve, para além do mais, a coragem de não querer abandonar o Poder que tanto jeito dava ao seu narcisismo pretensioso, descarado, autoritário, tratou logo, de lhe fazer a cama com discursos arrasadores, que iriam culminar com a desejada demissão do desgoverno socrático!
Dizia, então, o Sr. Presidente, num discurso “ de fogo”( mais ou menos por estas palavras!): “ Há mais vida para além da austeridade e dos sacrifícios exigidos aos portugueses”. Foi um discurso de arrasar as, já frágeis, ” paredes da catedral “ socialista.
Ora acontece que , de há alguns dias a esta parte, o Secretário Geral do PS (Partido Socialista)tem vindo a afirmar que não é possível nenhum tipo de consenso com os partidos do governo, por não haver, no mesmo , nada que aproxime o PS do estado em que a governação “laranja” tem posto o país. Isto deve ter mexido com as expectativas de Sua Exa, que se vê, pela primeira vez na vida, dono e quase senhor das “terras de el-rei”…O homem que dizia que o povo estava primeiro que todos os sacrifícios, esqueceu-se dessas palavras e tem assinado, sem hesitações, tudo quanto a maioria de Passos Coelho lhe tem mandado para promulgação. De nada valem os queixumes e a miséria a que este nosso país tem sido condenado. Agora, Sua Exa só sabe que o acordo da TROIKA tem de ser cumprido, doa a quem doer, e nem o desemprego no número de 14% o incomoda! Fecham empresas como “tordos” que caem em tempos de caça…fecham negócios porque o povo não pode comprar…fecham restaurantes, cafés, lojas, de Norte a Sul e arredores… Os desempregados aumentam, assustadoramente…e já nenhum de nós tem nada seguro, pois a insegurança provocada pela miséria mete medo. Mas Sua Exa, que “está muuuuito preocupado” com esse estado de coisas, vem queixar-se dos seus rendimentos que “nem dão para as despesas”, recusa-se, mesmo na hora, a visitar uma escola onde os alunos queriam confrontá-lo com as faltas de condições para estudarem, fica furioso com as “vaias” porque se acha um deus, diz aos portugueses que é preciso unirem-se para pôr em movimento a economia e o progresso do país…

Se perguntar não ofende, então por que está Va Exa preocupado com um possível consenso dos Psds com a ala mais liberal do PS?
Chego à conclusão, infelizmente, que, se calhar, Sua Exa se vai esquecendo do que diz e, por vezes, dá o dito por não dito e “que caia o pára-quedas onde cair”, logo se verá…

Deu-lhe a vontade de publicar “AGORA”! o livro do seu primeiro ano do segundo mandato.
Pode publicar aquilo que quiser e quando quiser…Mas fazê-lo, AGORA, com um prefácio contra José Sócrates, chamando-lhe tudo e mais alguma coisa, sem o homem estar cá …não fica bem a um Presidente da República que não se queixou da dita falta de solidariedade institucional do ex-primeiro-ministro, quando o devia fazer e quando o povo cansado de Sócrates lhe pedia a demissão do seu governo!
Atitude feia, Exa…! Embora nós saibamos quem era Sócrates e como se ia “arranjando” com a governação que nos deixou de “tanga” na proporção, quase, dos ricos que se foram criando como “cogumelos”, no seu tempo…era então que Va Exa se devia ter queixado! Os seus desígnios e o está por detrás desta sua atitude, ainda vão dar que falar, pois estou convencida de que por aí há mais qualquer coisa que não está bem…

Num momento em que todos estamos a ajudar o governo que tudo nos rouba sem nos dar satisfações, num momento em que a calma do povo para suportar a “canga” ainda não deu mostras de que pode e sabe movimentar-se como os gregos, os espanhóis e os italianos, tinha Va Exa a obrigação de gostar de o ver assim, numa atitude de Presidente de todos os portugueses! Que gosto tirou Va Exa deste tal PREFÁCIO do tal livro, que como disse ontem, todos devíamos ler MUITO BEM? Já pensou que os portugueses não são gestores da EDP ou da REN…que não têm dinheiro para comer, quanto mais comprar o seu livro?!Decididamente, não vai, VA Exa, por bom caminho, ao atirar pedras às costas de quem (apesar de não ter defesa possível!) se não pode (nem quer!) responder-lhe!

A política, todos sabe, pode ser perversa; estou convencida de que não ajuda a engrandecer o espírito humano, se não for exercida em prol do bem-estar das comunidades sociais. Deixou de ser uma Ciência relacionada com o bem governar, por amor ao próximo, para se tornar numa espécie de arte para a conquista e conservação do Poder.
Va Exa foi inoportuno, obedecendo ao instinto primário de se vingar, sem ter de quê, pois se o ex-primeiro-ministro cometeu actos tão gravosos no confronto das suas dignidade pessoal e presidencial, deveria tê-lo demitido!

Termino, citando HENRY DAVID THOREAU (1817-1862, poeta, filósofo e escritor americano):
“Os homens aprenderam que a política não é Moral e se ocupa, apenas, do que é Oportuno.”


Mealhada, 11 de Março de 2012
Maria Elisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário