sábado, 7 de janeiro de 2012

De TUDO UM POUCO...O CASO "JERÓNIMO MARTINS"...

FOTO GOOGLE

DE TUDO UM POUCO…

O caso” Jerónimo Martins”

DIZ O TALMUDE: “Um som que não se interpreta é como uma carta que não se lê.”

Confesso que não consigo compreender, até hoje, o porquê de tanta histeria, em Portugal, sobre a decisão do Grupo Jerónimo Martins em transferir a sede social das suas empresas para a Holanda!
É claro que o patrono das mesmas seguiu à risca os recentes pedidos de alguns governantes e decidiu “emigrar”…O que me custa a compreender, no meio disto tudo, é a EUROPA em que estamos inseridos e o facto de haver leis tão diferentes, entre os vários estados. Podemos dizer que, neste caso, a Europa funciona para uns, não funciona para outros e que o patrão do Grupo seguiu as regras desta frase do TALMUDE! Ele soube “ouvir e interpretar”, tanto o” som como a carta”…E, à semelhança de outras empresas portuguesas como a GALP, a PT e outras, tratou da saúde a quem nos continua a retirar das contas o dinheiro que já quase não temos.
Há dias vi e li que o grupo LEYA planeia alguns despedimentos, em Portugal, para ir investir no Brasil! Onde está a novidade? Quem aguenta o ritmo de autênticos roubos, com que somos brindados, todos os dias, para que o Governo cumpra com o acordado com a TROYKA?
Ora bem: o grupo mudou-se mas continua a pagar os seus impostos em Portugal? O grupo continua a empregar 29000 trabalhadores? O governo está a estudar ou estudou as implicações desta mudança de país, das empresas do segundo homem mais rico de Portugal?
Sem brincadeiras, agora: não é oportunista, num momento em que o país precisa de solidariedade dos seus homens ricos, “fugir” para pagar menos impostos, noutro país da EUROPA? NÃO é uma questão a ser posta com a ironia de Vasco Pulido Valente, hoje, no “Público”…E cito “Se a Jerónimo Martins falisse, haveria com certeza uma enorme choradeira. Como não faliu, serve por aí de bode expiatório.”A questão, penso, não é tão simplista.
A questão é muito mais profunda e tem a ver, como diz a ESQUERDA, com o desemprego, num país em que a fasquia já ultrapassou os 13%! É aí que me preocupo e pugno por leis que possam impedir a falta de solidariedade nacional do capital, pois todos sabemos que este não tem alma…quer lucros!
Mas é claro que é uma atitude tola apelar ao boicote aos “Pingo Doce”…!
A miséria é tanta e tão cada vez maior, que o pobre consumidor tenderá a procurar tudo quanto seja mais barato! Se é barato comprar nesta “cadeia” de Hipermercados? Não sei, nunca lá fui, mas garanto que, se for, eu vou lá!
A propósito: a TV acaba de anunciar mais um doloroso e escandaloso aumento na gasolina.
Depois da confusão que vai nos centros de saúde, com esse novelo do pagamento de mais taxas moderadoras, do aumento em condições escandalosas de muitas rendas de casa e de todos os outros aumentos com que este governo nos brinda todos os dias…HÁ GASOLINA MAIS BARATA nos “PINGO DOCE”? Então, eu vou lá…
Não parece que estes homens, os do capital, tenham a obrigação de se substituírem a um estado em que os abonos de família desapareceram, porque são ricas as famílias com 500 e poucos euros… um estado que não paga ajudas a famílias em vergonhosa miséria…um estado que vê à lupa, constantemente, o que mais pode levar aos pobres e incautos…sem nos dar qualquer tipo de satisfação, na mais acabada atitude ditatorial!
Hoje de manhã, ao ver o telejornal das 9, encontrei idosos com pensões de 245 Euros (49 contos de antes) às portas dos centros de pagamento das pensões a verem-se confrontados com um corte de 50 Euros (10 contos, de antes!)! Que país é este, que se não via no tempo de Salazar, nem na história de Portugal, de há mais de 140 anos? sem um aviso…sem uma carta a explicar os motivos do corte…Como lhes responderam as funcionárias ,“o que é que você quer? É assim e pronto!”
Todos sabemos a herança que Sócrates (de má memória!) deixou. Aliás, como o “estudante de filosofia” , em França, afirmou em POITIERS, as dívidas dos países não são para se pagar…Hoje já percebemos o tipo de licenciatura que o homem conseguiu tirar ao Domingo…
Então, por que é que este governo não faz como fizeram os islandeses e põe na cadeia os antigos corruptos e os julga, como aquele país fez? por que “eles” andam todos por aí…
E porque não se vai, seja lá como for ou quando for, às contas dos paraísos fiscais, buscar os dinheiros que desbancaram o país?
Portugal está perigoso! Não há estabilidade, não se vê o governo preparar o avanço da economia…há dúvidas quanto à evolução do espaço EURO…os portugueses emigram ,aos milhares…há um clima de dúvida…de incapacidade… o Presidente da República está “muito” preocupado com a “equidade”…Mas nada mais se diz no “reino” de Portugal…Por que é que o grupo “Pingo Doce” não havia de fugir? Pudesse eu…
Será pobrezinho, o mais alto Senhor da Nação? Pelo que dizem as notícias…bem se pode dar ao luxo de se preocupar com as “equidades”…e ficar-se por aí…pois, por enquanto, (dês)governa-nos o seu partido, ajudado “pelos danos colaterais da vida política de Portugal”…

Mealhada, 6 de Janeiro de 2012-01-06
Maria Elisa Ribeiro

6 comentários:

  1. Pois é...
    minha cara,ainda ontem escrevi, e repito pode ser em contrasenso com a quantidade de € que tenha nos bolsos, eu não compro mais nada a esses fidalgos sem escrupulos...

    ResponderEliminar
  2. Bom dia e bom Domingo
    Não passo por aqui já faz um tempo largo, mas nem sempre os temas aqui postados são fáceis de perceber e / ou comentar.

    Neste texto estou de acordo consigo e apenas posso dizer-lhe que assino tudo tal como afirma.

    Estes miúdos perderam o tino. Dizem tantos disparates que acabamos sem saber se eles vivem neste país ou nalgum outro de onde saiu essa da toika.

    Acredito que querem mesmo destruir o que nos sobra, oferecendo tudo a preços de saldo aos chineses e a outros países.
    Um dia, futuro próximo, acordamos todos com os olhos em bico....

    ...depois de tanta asneira em actos e palavras continuam sem vergonha alguma no poder...

    Porque não se demitem e emigram para longe de tanta barbaridade e injustiça...?
    Políticos destes não interessam. Não zelam pelo povo que os elegeu, nem do país que eles destroem.

    Quando é que todos os cargos públicos são regidos pelas mesmas leis do sector privado, iguais ao de todo o povo ?

    - Reforma aos 65, proibição de acumulação de cargos pagos no sector publico ou publico privado.

    Quando cada um deles sentir na pele e na carteira o que a vida custa talvez deixem de ser assim "democráticos" carregar no povo até rebentar com tudo......

    ResponderEliminar
  3. Interesses instalados existirão sempre....,seja
    qual for o ar angélico ou assustador que esteja
    com a liberdade de fazer o que lhe apetecer....,
    uma carinha mais ou menos 'inocente'....
    Bom 2012..????
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Campista: como se podem furtar as pessoas ,no nosso mísero país, a ir comprar onde for mais barato?
    Beijinho e obrigada por passares...
    Mª Elisa

    ResponderEliminar
  5. ANDRADARTE: a verdade é que todos eles põem o ar mais angelical do mundo, quando se trata de enganar os pobres, para irem para o poder...
    Beijinho, amigo!
    Mª Elisa

    ResponderEliminar
  6. Luís Coelho: que enorme prazer, ver-te por cá! Eu sei que os meus temas e poemas são, por vezes ,difíceis...Já mo disseram...Mas eu não posso fugir ao que sou...Sabes, depois que tive tantos problemas no blog, muitos afastaram-se de comentar, porque eu não podia ir comentar o deles...o blog não reconhecia o meu perfil e eu não queria fazer outro...
    Quanto ao resto, estou de acordo, como podes ver no artigo...
    Vou ao teu blog ,agora, a ver se o comentário entra...
    Beijinho da
    Mª Elisa

    ResponderEliminar